Não é novidade para ninguém que a Literatura é uma grande porta para a imaginação, a criatividade e a fantasia das pessoas. Não é estranho pensar, também, que grande parte das pessoas, atualmente, estão deixando de consumir uma boa leitura. E, para isso, existem vários motivos: desde os motivos relacionados ao grande bombardeiro tecnológico a que somos submetidos, bem como, também, ao baixo interesse por obras muito clássicas, sendo que os romances “mais modernos” estão cada vez mais em alta entre as pessoas.
No Brasil, por exemplo, pode-se perceber que o grande movimento é, justamente, a grande procura por livros autobiográficos de artistas do momento, bem como, também, livros voltados para enaltecer personagens conhecidos da Internet. Um exemplo disso é o caso de uma série que é transmitida através do You Tube, chamada “Girls in The House”. A série, que sofreu um boom no final de 2016 e 2017 ganhou tanta repercussão na internet que a personagem principal da série, Duny, ganhou um livro biográfico escrito por seu criador, Raony Philips.
Embora os movimentos literários estejam em evolução, ainda há espaço para os escritores consagrados da língua portuguesa, como é o caso de Fernando Pessoa. Nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre a importância do autor para o movimento literário português, bem como, também, terá acesso a alguns poemas de sua autoria. Vamos lá?
O Autor Fernando Pessoa
Nascido em Lisboa, capital de Portugal, em 1888, Fernando António Nogueira Pessoa foi um escritor, poeta, filósofo, ensaísta, dramaturgo, tradutor, inventor, empresário, astrólogo, crítico literário e crítico político português. Sua importância para a literatura de Portugal é tamanha que ele é considerado como o autor maus universal da língua portuguesa que existe.
Vindo de uma família classe média alta, Fernando Pessoa passou grande parte de sua vida vivendo na África do Sul. Tamanho foi o tempo que o autor passou na região sul do país que ele quase se tornou um falante “nativo” do inglês. E, por conta de sua desenvoltura tanto no inglês como no português o autor atuou também como tradutor em várias oportunidades.
Por conta, também, de sua importância literária, Fernando Pessoa não é reverenciado somente em questões da língua portuguesa. Ele também é muito lembrado pela literatura inglesa, pois muitas obras de renome foram escritas por ele em inglês. Além de um grande autor, ele também tinha dons para poder disfarçar suas habilidades. Ele já escreveu sob vários pseudônimos, como o de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caiero.
A Infância
A infância de Fernando Pessoa foi muito conturbada. Quando ele tinha apenas 5 anos, em 1893, o pai do autor acabou falecendo por conta de uma tuberculose. No ano seguinte, o irmão mais velho de Pessoa também vem a falecer, fazendo com que a Mãe de Fernando entrasse em uma grande depressão. Soma-se isso ao fato do falecimento do pai, o que acomete também uma grande crise financeira na família. Isso fez com que a mãe de Pessoa leiloasse grande parte de sua mobília, para poder custear as despesas familiares.
E, convencidos que Lisboa não ofereceria condições para viver, mãe e filho, acompanhados de um tipo partem, em 1896, de Lisboa para a cidade sul africana de Durban. Sua vida em escola primária foi tão promissora que o garoto conseguiu fazer em apenas dois anos o que estava programado para quatro anos. Depois, em 1899, ingressou no Liceu de Durban, uma das melhores escolas da cidade.
Como esperado, Pessoa se destacou como sendo um dos primeiros alunos de sua turma, sempre muito dedicado e com boas notas. E, dois anos depois, passa em um exame que foi a porta de entrada para que ele pudesse ter a chance de escrever poemas em inglês e estes serem lidos por muitas pessoas. Ou seja, o primeiro contato literário de Fernando com a língua inglesa foi justamente com esses poemas. Infelizmente, as tragédias familiares não param de acontecer, com a morte de sua irmã, Madalena Henriqueta, com apenas dois anos de idade.
Férias
Depois dessa tragédia, a família opta pelo regresso à Portugal, planejando passar um ano por lá como “férias”. Nesse retorno, o corpo da irmã volta com eles para poder passar pelos rituais básicos fúnebres. Nesse meio tempo, o irmão por parte de mãe de Pessoa, João Maria, nasce, o que traz um certo conforto a todos os membros da família. Só que, nesse sentido, a preocupação de sua mãe e de seu padrasto se retornam basicamente para o filho mais novo, deixando que Fernando Pessoa ficasse um pouco de lado nesse sentido. O autor aproveitou, então, para poder fazer uma reflexão sobre a sua vida e sobre a sua carreira.
Regresso Definitivo
Os seus primeiros textos e poemas continuaram em inglês, por conta da educação britânica que recebeu durante sua infância em Durban. Terminada as longas férias da família, Pessoa é o único de sua família que permanece em Lisboa. Só que, meses mais tarde depois da partida de sua família, ele resolve voltar para a África a bordo de um trem à vapor. Depois de muitos anos de matrículas em universidades da cidade africana, Pessoa decide retornar para Lisboa de maneira definitiva.
Em 1907, uma outra tragédia pessoal abala sua família: sua avó Dionísia acaba falecendo e relega a Pessoa uma pequena herança. Com essa herança em mãos, Pessoa resolve abrir uma pequena tipografia, realizando um sonho antigo seu. A partir daí, sua vida como escritor, autor e tradutor começa a ganhar ventos mais profissionais, com vários textos publicados em português e em inglês, bem como, também, sua relevância em outros temas começa a ser colocado em prática também. Se destacou como um célebre e afiado comentarista político, que estava começando a ganhar a graça de várias pessoas que se propunham a ouvir os argumentos de pessoa.
No entanto, a partir da década de 1930, Pessoa começou a ter grandes problemas de saúde. Em 1935, ele foi internado em um hospital de Lisboa por conta de uma terrível cirrose, embora muitas pesquisas contestam esse laudo. Muitos acreditam que o autor pereceu, na verdade, por conta de uma Tuberculose.
Para conferir alguns poemas de Fernando Pessoa, acesse o link a seguir: