O esporte sempre fez parte da vida da população, não é verdade? Talvez, de longe, o futebol seja o mais citado quando o assunto é justamente esse. Mas não é de hoje que o esporte como um todo está implantado na vida da população não, viu?
Para se ter uma ideia, a palavra esporte nasceu na língua portuguesa durante o século XV, e tinha o significado de apenas “divertimento”. Quando, no século XIX a palavra “sport” começou a habitar o vocabulário inglês é que este começou a ter um significado maior.
Os esportes, na realidade, tiveram um início na antiguidade: segundo os historiadores, foi na Grécia, com os famosos jogos olímpicos que a população começou a ter um contato mais íntimo com esses eventos, passando a se interessar e, quem sabe, até a praticar tais esportes.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância do futebol na vida do brasileiro?
O Futebol
O futebol é o esporte mais conhecido e cultuado em todo o planeta. Quando se fala em futebol, as pessoas parecem nutrir uma paixão pelo time de consideração, passando a sofrer e a sorrir dependendo dos resultados apresentados pelo seu time do coração.
O futebol se caracteriza como sendo um esporte no qual dois times de onze jogadores cada se divide em um campo, tendo a missão de proteger a sua trave e impedir que o time adversário faça um gol. Apesar de parecer simples, jogar futebol tem toda uma técnica que precisa ser seguida. E, para que possa se tornar um jogador de qualidade, é necessário ter um físico impecável, como boas sacadas e uma coordenação motora bastante apurada. O preparo emocional e físico deve estar em dia, além do jogador também saber lidar com a pressão dos técnicos, bem como, da torcida.
O esporte chegou ao Brasil através dos ingleses, no qual se tornou, rapidamente, o queridinho do país. Em todos os quatro cantos brasileiros, as crianças, jovens e adultos desejavam jogar bola entre os amigos. Vale a pena destacar que, naquela época, somente os homens jogavam futebol. Às mulheres, não era reservado esse direito, o que prova que o machismo não tinha limites antes nem hoje, obviamente.
China
De acordo com a história, os primeiros sinais do futebol na humanidade se deram na China, entre os séculos III e II antes de Cristo. Esse esporte consistia em lançar com os pés em uma rede um artefato cilíndrico, parecido com uma bola. Com o passar dos tempos, o esporte foi ficando mais popular e evoluindo a ponto de chegar a ter dois times, cada um com a sua rede, com a proposta de proteção de cada um e a tentativa de acertar a rede do outro.
É válido destacar que isso não aconteceu somente na China, existindo episódios onde isso aconteceu de forma bastante simultânea no Japão, na Grécia, em Roma, enfim. Em civilizações já estratificadas.
Para você ter uma ideia, apesar do futebol estar presente na vida das pessoas, este só foi começar a ter eventos especiais a partir do século XIX: em 1872, o primeiro evento do mundo dedicado ao futebol aconteceu na Inglaterra. De lá para cá, diversos outros tipos de eventos em relação ao futebol só cresceram e cresceram. Praticamente, 70% dos eventos esportivos noticiados na grande mídia estão relacionados ao futebol.
A Copa do Mundo
Um dos eventos principais relacionados ao futebol é, sem dúvida, a Copa do Mundo. Organizada pela FIFA, a Copa do Mundo começou a ser realizada no século XX, com os primeiros engajamentos de vários times internacionais que desejavam realizar amistosos entre si. Com a vontade de construir um grande evento no qual pudesse angariar público e diversas nações, a FIFA lançou a primeira Copa do Mundo da história em 1930, no Uruguai, tendo consagrado o time anfitrião como o primeiro país campeão de uma Copa do Mundo. Nesse período, o Brasil não era considerado como uma potência do futebol, mas estava no caminho para que isso pudesse acontecer.
Os problemas que afetavam os países que se dispunham a participar da Copa do Mundo estava, justamente, na logística de transporte dos desportistas, bem como, também, das instabilidades que cercavam o planeta naquela época, como as Guerras: durante a Segunda Guerra Mundial, as copas de 19482 e 1946 foram canceladas, por conta das consequências desses conflitos, voltando apenas em 1950.
E onde é que essa Copa do retorno aconteceu? Isso mesmo, no Brasil! Depois de muitos e muitos anos com o Brasil participando desde a primeira copa de 1930, o país foi sede da Copa, contando também, pela primeira vez em alguns anos, com a presença da Inglaterra, que tinha se retirado da FIFA em 1920 por conta de algumas desavenças em relação à guerras entre nações.
Equipes
Em 1982, a Copa do Mundo era disputada por 24 equipes, tendo esse número aumentado para 32 em 1998, o que fez com que nações africanas e asiáticas tivessem mais chance de participarem. Isso ajudou com que muitas, além de participarem, alcançassem posições bastante chamativas, como quartas de final e até mesmo semifinalista. A FIFA estuda, atualmente, a inclusão de mais 16 times na competição, o que aumentaria para 48 seleções participantes. Algumas alas mais conservadoras da FIFA alegam que isso seria ruim para a imagem da instituição, além de aumentar os gastos e, consequentemente, a duração do campeonato. Já outros acreditam que essa é uma forma de fazer com que várias outras nações participem do campeonato, tirando um pouco do protagonismo das seleções que sempre vencem ou ficam em posições de destaque nas copas.
O Brasil é, atualmente, a seleção com o maior número de títulos em todo o mundo do futebol: cinco troféus da Copa. Está num hiato desde o ano de 2002, tendo vindo ensaiando um reerguimento desde então, para que o hexa possa, enfim, sair. É aguardar para ver!
Caso queira conferir Frases de Futebol Feminino, confira o link a seguir: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/25-frases-de-motivacao-de-grandes-esportistas.html