Poema Sobre A Guerra Fria

O nosso planeta já tem quase 5 bilhões de anos. Logicamente que muita história já rolou na superfície desse planeta. No entanto, muito pouco se fala sobre os tristes episódios envolvendo guerras sangrentas que acometem o ser humano desde que ele passou a entender o seu real propósito por aqui.

Quando os nossos ancestrais tinham acabado de se desenvolver, eles pensavam apenas em sobreviver, caçando alimentos disponíveis para alimentação e, também, sobreviver, dos animais que aqui moravam e, também, dos diversos malefícios dos fenômenos naturais. Basicamente, era essa a vida da população humana. Só que, com o passar do tempo, quando nós começamos a perceber a nossa importância no planeta, bem como nas possibilidades presentes, como a sedentarização, a propriedade privada e o poder de negociação, bem como o aprofundamento da religião entre as pessoas, o ser humano começou a se transformar.

E, a partir dessa transformação, várias coisas aconteceram: o ser humano evoluiu e passou a correr atrás de outros objetivos, bem como, também, melhorar as tecnologias existentes, bem como, também, ter uma maior noção de como ele era visto pelo restante dos seus iguais. Só que isso também gerou diversas disputas, como é o caso das guerras entre tribos inimigas ou civilizações que não se davam muito bem.

Estamos em pleno século XXI. E, ao que parece, as guerras só mudaram de época, mantendo a mesma essência de outrora: mostrar o poder de dominação de uma nação ou de um povo sobre outro, impondo valores morais e religiosos. Nós podemos mostrar um exemplo, em valores religiosos, como o caso do Cristianismo: a religião que por muito tempo fora perseguida, foi elevada a religião oficial do Império Romano, o que conferiu a ela poderes nunca antes imaginados. Dessa forma, a sua forte presença pelo planeta, até hoje, está entrelaçada com o poder que a Igreja foi tendo para si com o passar dos anos.

E, como estamos falando de guerras, não temos como deixar passar batido o último grande embate que a Terra presenciou no século XX: A Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial

Durante o século XX, o planeta passou por diversos problemas no que se pensava sobre tensões entre os países. Tamanha foi essa tensão que. Logo no início do século, uma guerra fora anunciada: a Primeira Guerra Mundial. Centrada na Europa, ela durou de 1914 até 1918. As causas principais dessa guerra se referem, principalmente, ao conflito imperialista de interesses que atormentou os governos dos países europeus. Depois de quatro longos anos, a Guerra, enfim, cessou e o mundo poderia respirar aliviado a partir de agora.

Em 1922, o mundo assistia o nascimento da União Soviética, uma potência econômica, militar e espacial que prometia bater de frente com a dominação Estadunidense no planeta, buscando levar ao mundo os seus ideais socialistas e comunistas. Já da pra pensar que, a partir daí, boa coisa já não iria vir, não é mesmo?

Até que, em 1930, a cartada mais certeira chegou: o partido nazista, liderado por Hitler, chegava ao poder na Alemanha, fazendo um governo totalmente autoritário e repreensivo contra pessoas que não fosse da etnia ariana. Ou seja, muitas mortes, perseguições e prisões políticas fora realizadas nesse período. Nem precisa dizer o quanto isso foi problemático para todos, não é mesmo?

Os comportamentos não humanos de Hitler começou a despertar a atenção do planeta. E fez com que potências com brigas históricas, como os EUA e a União Soviética se reunissem como aliadas para deter os que se alinhavam a Hitler, conhecidos como Eixo. Nesse cenário, em 1939, começava, aí, a Segunda Guerra Mundial.

A Europa Naquela Época

A Segunda Guerra Mundial também foi, assim como a primeira, centrada totalmente na Europa, com a participação de, praticamente, todas as nações do planeta. Nesse caso, ela foi o maior conflito humano que já existiu em toda a nossa história, chegando a mobilizar nada mais nada menos do que cem milhões de militares, de diversas partes do nosso planeta. O Brasil, inclusive, fez parte da Segunda Guerra, estando ao lado dos Aliados. Vários militares do nosso país, os chamados “pracinhas”, participaram das atividades de Guerra na base operacional que era localizada na Itália.

A Guerra começou, oficialmente, em primeiro de setembro do ano de 1939, quando a Alemanha de Hitler começou a invasão da Polônia. Dois dias depois dessa invasão, a França e o Reino Unido declararam, de forma unânime, que estavam em guerra contra a Alemanha nazista.

É válido mencionar que muitos historiadores não consideram o início da Guerra como sendo, realmente, na data de 1939. Isso porque, na Europa e também na Ásia vários conflitos desbocavam para uma Guerra geral. Nesse sentido, muitos preferem adicionar essas datas como possíveis para o início da Guerra, também.

Logo depois de França e Reino Unido declararem apoio contra Hitler, outras nações também passaram a adotar essa postura. A URSS juntamente com os EUA vieram a público condenar as ações alemãs na Polônia, anunciando uma força tarefa conjunta com França e Reino Unido para fazer frente ás investidas de Hitler. Inclusive, antes de 1939, os japoneses já tinham tentado invadir a União Soviética, sendo derrotados facilmente por conta do pequeno aparato de guerra se comparado ao dos soldados vermelhos.

Hitler e Mussolini

A relação amistosa entre Hitler e o ditador da Itália na época, Benito Mussolini, fez com que as atenções se voltassem a esses dois países. Nesse mesmo ano do início da Guerra, a Alemanha anexou a Áustria, fazendo uma série de exigências em nível europeu, como é o caso da concessão de uma parte do território de um país europeu para eles.

Depois de muito atender às demandas de Hitler e o mesmo não cumprir com os combinados, os aliados decidiram declarar guerra à Alemanha e aos demais países do denominado Eixo.

E, assim, a Guerra durou 6 anos, terminando com a derrota da Alemanha, a captura e execução de Mussolini e, também, com o suicídio de Hitler e também de sua esposa, Eva. E, a partir desse ano, 1945, a URSS e os EUA se declarariam rivais e manteriam uma nova guerra, mas dessa vez, a Guerra Fria, que se estendeu por 46 anos.

Poemas Sobre a Guerra Fria:

https://www.pensador.com/guerra_fria/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.