Frases de Fernando Pessoa Sobre A Vida

A literatura é uma peça chave para a nossa vida, não é verdade? Pois bem. Durante muito tempo, os seres humanos deixavam a sua marca no nosso planeta utilizando figuras e desenhos rupestres, o que fez com que pudéssemos conhecer um pouco mais sobre a vida dos primeiros povos que surgiram aqui em nosso planeta. No entanto, esse tipo de comunicação não se manteve por muito tempo. Ou melhor, se manteve sim, por um período de tempo bastante longo, mas não para sempre.

Ilustração Com Vários Livros de Literatura

Ilustração Com Vários Livros de Literatura

Quatro mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, os seres humanos conseguiram criar uma maneira de se comunicar de forma mais efetiva uns com os outros. Estamos falando da escrita! E, de lá para cá, ela foi se desenvolvendo e se desenvolvendo, até que existiu a criação de vários tipos de escritas para várias línguas existentes em nosso planeta. Talvez, a língua mais importante no mundo seja o Inglês: afinal, para qualquer canto que você ir, a chance de alguém saber falar o mínimo de inglês é bastante grande.

Em nossa opinião, a língua mais bonita que existe é o português. E isso não é por causa de ser a nossa língua oficial, não. É porque ela é uma das mais complexas do mundo, com variações que nem o inglês consegue captar. E, em se tratando da literatura de língua portuguesa, somos agraciados com vários autores de renome. Um deles é o escritor Fernando Pessoa. E, em nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a sua pessoa, bem como algumas informações bastante curiosas. Vamos lá?

O Autor Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Fernando Antônio Pessoa foi um poeta, autor, dramaturgo, comentarista político e empresário português, que nasceu no ano de 1888, que corroborou com o mesmo ano que a Princesa Isabel assinou a lei que acabava com a escravidão no Brasil. Pessoa era de uma família bastante tradicional e abastada de Lisboa, tendo plenas condições de se manter de uma maneira confortável.

Apesar de ter uma vida boa, Pessoa já viveu uma tragédia apenas poucos anos antes de completar cinco anos: seu pai morreu de tuberculose, tendo sido um grande baque para você e sua família. E, se não bastasse esse sofrimento, o irmão mais velo de Fernando também veio a falecer um ano depois da morte de seu pai, também com a tuberculose.

Os momentos a partir daí para a família de Pessoa ficaram muito ruins: com a morte do pai e sem uma fonte fixa de sustentação, a mãe de Pessoa resolve vender os seus móveis, que eram de muito luxo, para juntar dinheiro para sua sobrevivência. No entanto, não suportando a dor da perda dupla, ela resolve procurar um novo lugar para estabelecer e, assim, começar uma nova vida. E ela fica sabendo de uma cidade na África do Sul que reunia as condições necessárias para tal: Durban.

A Vida em Durban

Foto da Cidade de Durban nos Dias Atuais

Foto da Cidade de Durban nos Dias Atuais

Lá, ela teria as condições mais estáveis para cuidar de sua família. Junto com um novo companheiro, a mãe, juntamente com Pessoa, rumam para a cidade africana. Por lá, Pessoa é matriculado em uma das melhores escolas da cidade (e do país) e, como era de se esperar, se destaca como sendo um aluno excepcional, ficando sempre entre os melhores da instituição. A partir daí, também, é que Fernando passou a se interessar por literatura. Como a escola que ele estudava se tratava do inglês e também do português, as primeiras obras dele saíram em inglês (que posteriormente foram traduzidas por ele para o português) e, também, o contrário.

Enquanto tudo parecia que estava saindo como o planejado, Fernando começou a não se identificar mais com a cidade. Sentia que seu lugar era em Lisboa. Nesse meio tempo, ele trocou de escola, indo fazer o seu ensino médio em outra renomada instituição de Durban. No entanto, em uma determinada época, sua mãe resolveu tirar férias de um ano em Lisboa, como forma de lembrar dos velhos tempos. Ao ir junto com ela, Pessoa teve a certeza de que seu lugar era, realmente, lá, e não mais em Durban. E, ao final do ano das férias, quando sua mãe retornou (junto com uma filha com seu novo esposo), Pessoa decidiu ficar em Lisboa. A situação, no entanto, não durou por muito tempo, tendo Fernando retornado para Durban logo em seguida.

A Mudança Definitiva Para Lisboa

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal

Mas, ao perceber que sua mãe já estava ocupada com a sua irmã, ele decidiu, definitivamente, retornar para Lisboa. Ao chegar à capital portuguesa, recebe a notícia que sua vó havia falecido, mas que teria lhe outorgado uma generosa herança. Com o dinheiro em mãos, ele decidiu realizar um sonho antigo: abrir uma tipografia, podendo lançar seus trabalhos e o de terceiros, também. E assim começou a construir sua carreira e seu nome entre a comunidade literária portuguesa e inglesa.

E, durante muitos e muitos anos, Pessoa continuou sendo uma referência, em tudo o que ele fazia: desde a escrita à gerência de seu negócio, bem como, também, como comentarista político. Tudo o que ele fazia ou deixava de fazer era motivo de especulação entre as pessoas que acompanhavam o mundo da literatura. Nem precisamos dizer da enorme contribuição que o escritor deixou para o mundo da literatura, não é verdade? Pois bem.

A Vida de Pessoa

Ilustração de Pessoa Caminhando

Ilustração de Pessoa Caminhando

Só que, infelizmente, a sua vida foi muito breve. A partir de 1930, ele começou a ficar muito doente, tendo vindo a piorar e, em 1935, morreu, devido à tuberculose, a mesma doença que acometeu seus familiares diretos, ou seja, seu pai e seu irmão. Apesar de ter morrido tão precocemente, sua obra permaneceu atual e é, até hoje, motivo de orgulho para a comunidade de literatura portuguesa.

Como todos sabem, Pessoa era um autor que estava sempre de bem com a vida, sempre buscando inspirações no próprio cotidiano para descrever e usar em suas obras. Diferente do que muita gente dizia, ele não era uma pessoa de um convívio difícil, sempre buscando harmonia em suas palavras, apesar da feição séria que apresentava.

Caso queira conferir  algumas frases dele sobre a vida, acesse o link a seguir:

https://www.pensador.com/frases_de_fernando_pessoa_sobre_a_vida/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.