Textos De Amizade Fernando Pessoa

Você já pensou em como seria a nossa vida sem os famosos livros de histórias para nos prender atenção antes de uma bela noite de sono? Infelizmente esse é um hábito que tem se extinguido cada vez ao longo dos tempos. Os livros têm ficado na prateleira cada vez mais e trocados por versões online. Sabemos que além de não ser a mesma coisa, muita das vezes essa leitura nem ocorre. 

O uso contínuo de telas de celulares, computadores ou tablets são prejudiciais à saúde visual e consequentemente deixa a leitura menos prazerosa. Mas ainda sim não deixar de ler é algo muito importante por conta do conhecimento que trás ao longo do tempo.

Ler E Escrever

A escrita começou com apenas desenhos para representar alguns acontecimentos do cotidiano. A partir da evolução da humanidade a escrita evoluiu também. Já estudamos durante a escola algumas dessas histórias como os hieróglifos da cultura egípcia, ou os números romanos, que foram aos poucos se modificando até chegar na escrita como conhecemos nos dias de hoje. 

No começo somente os mais sábios sabiam ler e escrever, era extremamente raro que as pessoas mais simples tivessem acesso a esse tipo de informação. Até mesmo os nobres possuíam pessoas que trabalhavam diretamente nisso, pois consideravam trabalhoso e desnecessário.

Demorou um pouco para que qualquer pessoa pudesse ler e escrever, mas depois que isso realmente aconteceu, o mundo ganhou os mais belos autores. Pessoas que escreviam histórias verdadeiras outras que tinham uma excelente criatividade para que criar ficções.

O aprimoramento do papel também foi algo que revolucionou o mundo da literatura, facilitando jornais, livros e outros manuscritos a serem feitos com maior qualidade. Durante muito tempo ler se tornou um prazer e havia muitos autores que se dedicavam a produzir com métricas e outras regras necessárias. 

Cada período foi marcado por algumas características comuns como o barroco e as trevas que se assombravam na Idade Média, o bucolismo durante o arcadismo, falando sobre a vontade de voltar para o campo. Foram tantos momentos até chegar no que vivemos hoje que muitos detalhes se perderam apesar de ainda termos muito contato devido a disciplina obrigatória de literatura.

Foi durante a escola que muitos tiveram que ler livros propostos pelos professores e através deles tiveram contato com diversos autores famosos e buscaram ler mais títulos. Muitas pessoas se impressionam com a criatividade que o autor possui para escrever obras tão maravilhosas, paciência para escrever as grandes. 

Hoje em dia vivemos um ciclo modernista que começou nos anos 20 do século XX e que se estende com certas modificações até os dias atuais. Grandes nomes conhecidos são desse começo como Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa

Modernismo

É um dos períodos mais importantes para não só a literatura como para arte também, deixando um legado repleto de conhecimento e de nomes contemplados por anos. Naquela época muitos grupos se viam revoltados com a situação de maneira geral que o Brasil estava vivendo e isso refletia diretamente nas artes. 

A partir desse momento muitos artistas se reuniram para criar mudanças embasadas em manifestações artísticas, junto com a literatura. O modernismo tenta romper o laço com o passado em relação a regras impostas para trabalho, além de trazer um ar de que tudo é possível basta experimentar. 

Dentro da literatura, os principais focos era uma produção voltada mais para o Brasil, falando somente dos brasileiros, tentando sair um pouco do ambiente europeu que muitos outros autores anteriores ainda traziam para suas obras.

O grande marco para esse movimento foi a Semana de Arte Moderna de 1922 que aconteceu em São Paulo, reunindo diversos artistas mostrando o novo jeito de se fazer arte, sendo com certeza o divisor de água. Lembrando que antes desse evento já haviam pessoas começando a implementar devido algumas influências europeias vindas das vanguardas. 

Mas durante a Semana que realmente os grandes artistas e autores conseguiram se conhecer, aproximar e realmente discutir sobre as questões estéticas do movimento e conseguindo chamar atenção de muita gente pelo Brasil todo.

Os principais nomes foi Mário e Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e depois Manuel Bandeira para formar os principais autores da época. A primeira fase era conhecida como heróica por quebrar barreiras e encarar as mudanças da melhor forma. A segunda fase já era mais voltada para poesias e romances. E por último a fase que muitos já consideram como pós-modernismo, mas que ainda sim faz parte do movimento, acontecendo depois da segunda guerra mundial.

Nesse período destacaram nomes como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos.

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

Fernando Pessoa

Autor muito importante para o período modernista, porém que escreveu somente metade de suas obras em português o restante foi em inglês. Mas ainda sim, a maioria foi traduzida para dezenas de línguas ao longo do tempo.

Fernando nasceu em Lisboa no início do século XX, seu pai morreu quando ele ainda era criança e alguns anos depois sua mãe se casou novamente. Com esse casamento Fernando teve que mudar para a África do Sul, onde viveu muitos anos antes de voltar para Portugal. Ele trabalhou com diversas coisas durante a vida, mas a que realmente deu certo seria a escrita.

Usava heterônimos para dar vida a personagens com histórias totalmente criadas por ele. Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos foram os mais importantes entre vários. Todos os seus poemas tentavam trazer muito a realidade vivida por cada um dos personagens. 

Alguns eram bastante reflexivos, outros traziam casos vividos e por aí vai. Um tema comum em seus textos era sobre a amizade e a importância dela entre os desafios da vida:

“É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias.” Fernando Pessoa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.