“Respeitar a opinião dos outros é questão de maturidade; O que não significa que você nega seus princípios ou não defende seu ponto de vista sobre determinado assunto.” Alex Verly
Respeito é um sentimento positivo por alguma pessoa, uma entidade ou então por ações, são sentimentos de consideração por pensamentos mesmo que diferentes. É um dos valores morais fundamentais para se compartilhar com a sociedade. A intolerância é o contrário de respeito. O significado da palavra respeito vem da palavra respectus, do latim que significa olhar outra vez, remetendo a necessidade de sempre olhar duas vezes antes de julgar, buscar entender e não julgar.//mensagens.culturamix.com/frases/autores-famosos/respeite-os-idosos
O respeito é uma das coisas mais bonitas que o ser humano pode ter, mesmo com as diferenças, com ideias opostas, com falta de paciência se um povo possui respeito pelo seus demais a sociedade consegue se manter firme.
Porém sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Muitas pessoas não respeitam nem os próprios pais que são as pessoas que mais tentam ajudar, acolher e amar. Existe sim, pais que não ligam para seus filhos, porém esses são minorias.
O respeito deve ser vivido diariamente, seja por ser de uma religião diferente, ou então por política. A paz deve reinar a partir do momento que as diferenças não forem mais o problema e sim a solução.
Se no trabalho, diariamente você não respeita as ideias de quem está ao seu lado, dificilmente será promovido, trabalhar em equipe é como viver em sociedade, precisa ser feito com cuidado e com muito zelo. Lidar com vidas não é coisa fácil e por isso devemos sempre lembrar que somos diferentes em muitas maneiras.
Algumas das pessoas que com certeza merecem maior respeito são os idosos, ou qualquer pessoa que seja mais velha e experiente do que você. Seja no trabalho, seja na família, seja na feira, em qualquer lugar.
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.” Albert Schweitzer
Respeite Os Idosos
Desde os princípios da humanidade sempre respeitamos os mais velhos por conta de sua experiência e sabedoria adquirida durante a vida. Muito hoje em dia não percebem o quanto é importante ouvir uma história de um passado que eles viveram e que pode fazer a gente pensar sobre como vivemos e mudar em alguns aspectos os quais sabemos que está errado.
Com a correria do mundo atual sempre vemos as pessoas esquecendo os idosos, principalmente os que fazem parte da família, até mesmo pais e mães. Aqueles que um dia fizeram tudo para nossa vida são depois deixados sozinhos, ou então em asilos, sem receberem visitas, ou nem sequer notícias. Isso é completo descaso, não vale dizer que os dias são corridos para quem um dia deixou de viver sua vida para cuidar de você.
O tempo passado com os idosos são extremamente importante, te traz conforto, sabedoria, história e ainda muito carinho. A maioria deles são sempre muito carentes e adoram lembrar de seus passados e contar de como eram ativos e bem desenvolvidos, pois não gostam nada de como estão engessados agora com o corpo mais velho, sem mobilidade e sem poder fazer muita coisa.
Temos que ter consciência que as ideias deles não as mesmas que as nossas, as gerações avançam e por conta disso muita coisa muda, e por isso muitas vezes os idosos vão achar estranho as coisas novas. O maior exemplo disso é a tecnologia dos dias atuais em que eles se sentem totalmente perdidos e muitas vezes nem conseguem aprender a utilizar.
O celular mesmo é um aparelho que muitos idosos o utilizam apenas para o básico, que seria fazer um telefonema, e ainda sim às vezes ainda esquecem as mínimas funções de cada botão. Outros conseguem ter todas as redes sociais e aprender muito fácil a mexer em qualquer função isso vai de pessoa para pessoa.
“Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional.”
Muitos idosos tem mentalidade de jovens, que conservaram suas energias, que aproveitam a vida, viajando, se divertindo e tentando passar isso para os mais jovens. A maioria dos idosos tentam apenas se adaptar às novas realidades que eles vivem, tentando não dar trabalho até o último momento.
Eles se sentem muito triste quando começam a ter problemas de saúde que precisam de cuidados contínuos e que a liberdade que possuíam antes não existe mais.