“O novo líder é um facilitador e não um gritador de ordens” (John Naisbitt).
A antiga visão de líder, tendia mais para o que temos hoje em dia como definição de chefe. Atualmente, a função de liderança é muito mais do que delegar tarefas aos subordinados. Liderar é dar inspiração, servir de exemplo e estimular o trabalho em grupo e a iniciativa dos colaboradores. A maior função do líder nas organizações é direcionar o grupo de trabalho e ter a capacidade de possibilitar e facilitar o trabalho deles.
Na opinião de C. N. Parkinson, o líder deve exercer naturalmente influencia sobre os demais e ter a capacidade de ser ouvido e atendido: “O líder deve ser uma espécie de imã; uma figura central para a qual todos são atraídos naturalmente”.
Alcançar um modelo de liderança que inspire aqueles que te seguem e que te coloque numa posição de respeito é o que todo líder almeja. Há diversas formas de se portar como líder, nesse artigo iremos falar um pouco dos tipos de liderança, com um enfoque maior nos líderes atuais.
Liderança Antiga
Quando se notou que deveria haver um líder nas empresas e organizações, deram a ele o papel de “chefe”, alguém que mandava e deveria ser obedecido e respeitado. Pode-se dizer que a liderança tinha um aspecto paternal, aqueles eram liderados, recebiam “prêmios” pelas boas ações, e também punições por deixar de se fazer algo.
O que ocupava o cargo de líder era temido pelos demais, esse tipo de líder é denominado líder autocrático. Nesse modelo de liderança o poder fica todo centralizado na mão do líder, ele toma todas as decisões, os subordinados a ele não tem liberdade para escolher como se portar, seguindo as regras impostas por ele. Nesse modelo não há espaço para questionamentos, além de não haver abertura para a criatividade e sugestões. Esse líder tem certas características como: Ser dominador, ao emitir suas ordens esperar a obediência de todos a sua volta, ser alguém temido e não aclamado.
Esse modelo de líder ainda existe em algumas organizações, porém o que se nota com essa prática nos dias de hoje é que os subordinados ficam sob um alto nível de tensão e frustração, o que pode levar eles a terem rendimento ruim no trabalho, agressividade, insatisfação, não há um motivador e acabam desenvolvendo o trabalho com menos qualidade, além de uma propensão de gerar conflitos entre os colegas. Os liderados são pouco comprometidos com o que estão fazendo, simplesmente por não ter nenhuma ligação com o líder.
Por isso com o passar dos anos, e as novas ambições da empresa – além de focadas na produção em larga escala elas passaram a relacionar o o desempenho dos trabalhadores com as condições do trabalho, dessa forma notou-se que alguns pontos de liderança poderiam mudar para que os trabalhadores realizassem seus serviços de maneira mais eficiente e também que eles estivem confortáveis com o que estavam fazendo. Por isso surgiram novos modelos de liderança.
Os Modelos De Líder Atual
“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. ” – Joe Namath
Um líder precisa saber exatamente como deve caminhar e para onde está levando a sua organização. Para isso procure estabelecer metas, essas feitas em conjunto com os seus subordinados, conheça sua empresa e aqueles que trabalham para ela, e almeje coisas possíveis. Ao estabelecer as metas compartilhe elas, veja se tem algum problema no que você está dizendo, e incentive os seus seguidores a alcança-la.
“Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas consegue realizar.” – Sam Walton
Esse ponto já foi citado acima mas é importante lembra-lo, pois ele é um grande diferencial na liderança dos dias atuais, conheça os membros de sua equipe, cada pessoa tem seus dons, suas aptidões, ao saber no que aquele funcionário é bom, você irá procurar desenvolver nele ainda mais suas habilidades nesse ponto, e assim ele terá animo e vontade de exercer o seu trabalho. Ninguém gosta de ser forçado a fazer algo que não tem total conhecimento, entendimento ou apreço. Para isso os cursos de capacitações também são grandes aliados, ao ver que um funcionário denota mais aptidão para algo, invista nele, e ele certamente dará o seu melhor para sua empresa.
“Os líderes mais memoráveis se distinguem da multidão, porque te apoiam de uma maneira que os demais não conseguem”
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” Abraham Lincoln
Abraham Lincoln viveu a mais de duzentos anos mas sua frase ainda se aplica nos dias atuais. Pois os líderes atuais tem como parte do seu dever formar outros livres, formas membros ativos de uma corporação e não somente seguidores, o líder de verdade irá incentivar que todos tenham o espírito e a grandeza possível para que possa liderar.
“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.” – Harry Truman
Como dito acima, a pessoa não deve ser alheio a seu trabalho. Se você passa dias trabalhando em algo e você nem sabe o que é (como os trabalhadores das grandes fábricas da revolução industrial), em serviços monótomos e repetitivos, seu interesse por aquilo será minimo ou nulo. Por isso, coloque o funcionário a par do que está acontecendo na empresa, mostre números, mostre seus trabalhos prontos, insira a ideia de futuros projetos, deixe que eles deem sugestões, insira eles no ambiente de trabalho.
“Líderes só dizem que sabem quando realmente sabem.”
O líder provavelmente já passou por inúmeras experiências em sua vida, mas irá chegar um momento que lhe pediram um conselho sobre algo que você não tem conhecimento, não pense duas vezes em admitir isso, diga que não sabe, que irá buscar saber, que podem buscar juntos, mas nunca dê conselhos sobre algo que você não vivenciou, isso pode colocar as pessoas em risco e não é recomendável que você tente ensinar sem antes ter aprendido.
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell.
A liderança que fazia muita relação com os cargos e títulos é a antiga, no mundo atual esses não tem que ser a parte mais importante. Ao se tornar um líder deve-se ter consciência de como você estará influenciando inúmeras pessoas. Por isso se esforce ao máximo para influenciar de maneira positiva.
“Não encontre a falha, encontre um remédio” – Henry Ford.
Henry Ford foi um grande líder de sua época, e essa frase pode ainda ser usada nos dias de hoje, é simples conhecer a falha de um sistema, de um trabalho, um leigo pode reconhecer falhas, mas a função do líder é criar formas de remedia-la, de concertar os erros, de colocar as coisas no eixo, isso difere o líder de uma pessoa comum.
“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura” – Jim Rohn
A frase acima fala de características pessoais de um líder, e que essas ajudam ele a desenvolver mais o seu trabalho. Aproveitando, iremos agora falar um pouco mais sobre algumas características dos líderes atuais.
O líder Democrático
Esse é um dos estilos de liderança dos dias atuais, em particular, um que obtêm muito sucesso na gestão da maioria das organizações. O líder aqui tem a função de facilitador do processo, uma espécie de “encaminhador”, ele irá ajudar aqueles que são por ele liderado a realizar as tarefas de forma que o ambiente de trabalho seja um local agradável para todos. Esse líder não se preocupa somente com a execução do trabalho, mas com os indivíduos que estão ligados a ela. Algumas características desse líder são sempre ter uma ótima interação com sua equipe e com cada membro dela em particular, ao conhecer as pessoas com quem convive, ele irá encoraja-las a serem melhor, esse líder tem uma preocupação balanceada entre bem estar no trabalho e a qualidade desde, e o que estão produzindo. Aqueles que são submetidos a essa liderança tem desempenho melhor no trabalho, e sente-se bem com o que fazem, criando um ambiente de trabalho satisfatório.
O Líder Liberal
Esse é um modelo problemático de liderança, e muitas vezes faz os chamados líderes não serem reconhecidos como tal. Nesse modelo de liderança o líder dará total liberdade aqueles que ele lidera, e somente participa das decisões quando é solicitado. Essa liderança enfatiza o grupo, deixando os livres para exercer suas atividades. Não seria ruim certo, alguém que confia em você e te deixa fazer as coisas como quiser, a problemática aqui está em que nem todos tem a maturidade suficiente para desempenhar as suas tarefas de modo regrado se não há ao menos um meio de fiscalização, a probabilidade do subordinado começar a produzir de maneira mais desleixada é grande. Nesse tipo de liderança não há um espirito de equipe motivado por alguém, por isso muitas vezes prevalece o individualismo, o líder aqui e pouco respeitado e não tem um papel importante no grupo.
O Líder Coaching
Pode-se dizer que esse é o tipo de liderança dos dias atuais, nesse tipo de liderança a performance dos funcionários esta em foco, o líder se mostra interessados neles, nos trabalhos por eles realizados, acompanha a evolução do grupo e também de cada membro dele. Utiliza a ferramenta de feedback para manter a pessoa a par dos seus resultados e também motivada e alinhada em suas atividades. Nesse tipo de liderança o líder tem quase que como principal objetivo manter seus colaboradores motivados, além de tentar sempre promover um ambiente de trabalho agradável. Ele estabelece uma união entre o grupo, e cria laços de confiança, ele irá sempre impor uma visão o mais positiva possível para o futuro.
Não há como seguir somente um tipo de liderança, ela deve se adequar ao atividade que está sendo realizada, e ao pessoal que será liderado. Por isso conhecer o seu trabalho e os que irão trabalhar com você é muito importante para se adequar ao melhor tipo de liderança.
“A liderança efetiva é colocar em primeiro o que é mais importante. O gerenciamento efetivo é disciplina, realizando isso.” –