Frase que ficou eternizada pela sociedade, “Nas dificuldades residem oportunidades”, Albert Einstein nos mostra a importância dos problemas e dificuldades enfrentados por nós humanos para transformar tudo isso em oportunidades. Se formos espelhar tal frase para o cenário do nosso cotidiano, encontramos diversas situações onde encontramos soluções. No Brasil, temos a crise econômico e social que atrapalha todos nós cidadãos mas por outro lado cria oportunidades de crescimento para outros, bem como oportunidades de desenvolver projetos, criações e afins.
Albert Einstein, nascido em 14 de março de 1879 em Ulm, uma cidade da Alemanha no Estado de Baden-Württemberg, foi um físico teórico. Suas contribuições mais marcantes para a sociedade foi a Teoria da Relatividade Geral, um dos pilares da física moderna ao lado da Mecânica Quântica. O físico como cientistas que era, fazia estudos referentes a diversas situações da mecânica envolvendo os corpos. Quando encontrava dificuldade em resolver tal situação, encontrava nela, oportunidade de resolver o problema. Einstein, em suas grandes conquistas intelectuais, está a contribuição da fórmula de equivalência massa-energia: E=mc2. Tal fórmula é chamada de “Equação mais famosa do mundo”. Essa fórmula explicita bem o sentido da frase criada pelo físico: “Nas dificuldades residem oportunidades”. Einstein percebe que um corpo possui energia e essa energia se multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado gera uma energia. Tal energia reside em todos os corpos, portanto, portadores de massa. Se esse corpo se movimenta na velocidade da luz, então ele possui uma energia. Tal equação foi a oportunidade essencial para Einstein perceber a dificuldade de se entender uma energia de um corpo de forma matemática e assim o fez.
A frase emblemática de Albert Einstein, vem por sua vez, regida de um complemento. A frase completa é esta: “No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade”.
A frase se completa quando percebemos que os momentos da vida são necessários para algum aprendizado. Em uma confusão encontrar a simplicidade nos ajuda a resolver a situação confusa, algum desentendimento ou problema. Na discórdia encontrar a harmonia nos faz envolver todos os corpos para entrarem em uma mesma sintonia e se entenderem e por fim no meio da dificuldade, há uma oportunidade para transformar aquela dificuldade em facilidade e por fim resolver um problema.
Entender tal significado da frase, nos ajuda a se desenvolver como pessoa. A partir de uma dificuldade, ao invés de enxerga-la como problema (o que de fato é) somente, nos leva a pensar que não há saída nem escapatória, ou seja, em uma dificuldade o Ser Humano já gera estresse e pensa que não será possível avançar em seu caminho. Estão enganados. Segundo a frase dita por Albert Einstein, em uma dificuldade é que encontramos a saída para um problema ou situação difícil. Por exemplo, em uma dificuldade de realizar atividades ao escuro, é que Thomas Edison resolveu estudar e criar a lâmpada incandescente, juntamente de Joseph Wilson e Hiram Maxim. A dificuldade de vender jornais criados por simples oficinas fez no século XV Johann Gutemberg criar a primeira imprensa, um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial.
Portanto, entender que em cima de dificuldades temos oportunidades, reside no fato de que em um problema, temos a oportunidade de solucioná-lo e tirar proveito disso.