Busque Formas de Estimular a Criatividade

O mundo que estamos inseridos hoje, sem dúvida, é muito mais complexo que o mundo há 200, 100 ou 50 anos atrás. Isso porque o ser humano nunca viu tanta evolução tecnológica como a que houve nesse intervalo de tempo, sendo que, hoje, tudo o que temos foi graças as pesquisas e descoberta realizadas no século XIX e século XX, sendo que, o período da década de 1950 para a frente é considerada como a maior época do desenvolvimento humano de todos os tempos.

E, atualmente, não é tão fácil impressionar as pessoas, justamente por se ter a impressão de que absolutamente tudo que possa ser criado já foi – e que a tendência agora não é criar, mas sim, aperfeiçoar o que já existe – o que é um ledo engano das pessoas. O planeta, com o número de humanos só crescendo, irá demandar um jogo de cintura bastante grande, a fim de que as pessoas e os seres vivos que habitam a superfície terrestre possam ter condições dignas de sobrevivência.

Geralmente, as pessoas não se dão conta, mas o planeta está em um grande processo de mudança, tanto nos hábitos costumeiros, quanto no modo de pensar e agir. Há 20 anos atrás, por exemplo, não se ouvia falar tanto em movimentos sociais e a favor de minorias; temas como o feminismo e o machismo eram um verdadeiro tabu e, também, o reconhecimento da normalidade de pessoas que tinham orientação sexual e dúvidas sobre a sua própria identidade de gênero eram coisas bastante difíceis, para não dizer impossíveis. Hoje, com um trabalho cada vez mais reconhecido dos movimentos, com políticas públicas voltadas para a inclusão das minorias nos círculos de empregos e de convivência social, tais temas estão deixando de ser, aos poucos, tabus entre a sociedade brasileira, que ainda se identifica como sendo bastante conservadora.

Mas, como você acha que esses movimentos conseguem ter voz? Não é somente pela atuação do governo. Esses movimentos percebem que é necessário utilizar métodos de convencimento que possam mostrar às pessoas sobre o que significa sua luta. E, para que o assunto não fique entediante, é necessário que haja métodos que prendam a atenção das pessoas. E, por esses métodos, podemos destacar uma condição que está presente em todos nós: a criatividade. E, no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre essa importante ferramenta que está “embarcada” em nós, bem como dicas de como fazer a criatividade aflorar em nós. Confira a seguir:

A Criatividade: Definição

Existem diversas definições que podem explicar muito bem do que se trata a criatividade. Porém, elas podem ser condensadas e respondidas como sendo uma só: a criatividade nada mais é do que a possibilidade que o ser humano encontra de poder retratar uma situação, um acontecimento ou uma cena, de uma maneira que possa prender a atenção do público e que possa ser explicado um pouco mais sobre as suas intenções.

E, quando se fala nisso, muitas pessoas já pensam que as pessoas que mais utilizam da criatividade no planeta são aquelas que tiveram como formação superior o curso de publicidade e propaganda, já que, como todos sabemos, para agradar a um cliente ou a um grupo específico, é necessário abusar da criatividade para encontrar meios que façam surgir efeitos que possam “trancar” a atenção do espectador.

Mas você deve ter em mente que a criatividade não é voltada, somente, para esses fins econômicos. Ela pode ser utilizada, simplesmente, para a vida, já que ela tem ficado cada vez mais complicada de se desenvolver e, se não tivermos um jogo de cintura bem arquitetado, é capaz de ela nos engolir sem que possamos reagir.

Quando somos crianças, os estímulos para que nos tornemos sempre alertas e espertos vem aos montes. E, também, a criatividade é bastante estimulada, seja com a inserção de diversas disciplinas que tem por objetivo maior projetar-nos para a vida adulta, com uma pitada de coragem e criatividade.

O processo criativo é, muitas vezes, doloroso, mas, ao mesmo tempo, bastante reconfortante e rico, pois acabamos tendo uma verdadeira overdose de ideias enquanto precisávamos somente de uma, por exemplo, sendo aí, geralmente, quando surgem as boas ideias.

Mas, como posso fazer para ser mais criativo na minha vida ou com as pessoas que estão ao meu redor. Pois bem, como já dito anteriormente, desde os nossos primeiros anos de vida, somos estimulados a ser, cada vez mais, criativos e inteligentes. E, isso era feito com a inserção de coisas como livros, brinquedos, jogos, revistas para pintar e etc. Num primeiro momento, pode até soar engraçado que como um brinquedo pode estimular a capacidade de criar, não é mesmo? Entretanto, existem pesquisas que mostram que as crianças que brincam e tem curiosidade sobre as coisas são bem mais sucedidas no futuro e propensas a terem ideias criativas que podem resolver um problema da sociedade.

É válido dizer também que, quando ficamos mais velhos, é natural que não tenhamos sempre uma ideia fácil para ser encontrada. No entanto, como sabemos dessa dificuldade, nada mais justo do que procurarmos meios que possam nos orientar para que possamos ter um processo criativo. E esse processo se faz por meio da leitura de livros, de jogar jogos voltados para a sua idade, bem como sair e analisar o lugar onde você mora, pelos locais que você passa e frequenta, enfim. Fazer uma análise do cotidiano e dessa análise tirar elementos que você acredita que possa ser desenvolvido de uma maneira melhor. Com certeza, as ideias irão aparecer para você numa rapidez imensa.

Sempre se manter atualizado sobre as novidades que o mundo apresenta também é uma forma de treinar a nossa capacidade criativa, pois sempre há oportunidades em coisas que podem ser consideradas como “inimagináveis”. As redes sociais, por exemplo, estimulam cada vez mais nossa criatividade, muito por conta de um tipo de post que é uma verdadeira sensação: os memes. Eles são um exemplo perfeito de como a criatividade no século XXI chegou de tal forma que está sedimentando seu espaço na internet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.