Provérbio Chinês Efeito Borboleta 

Provérbio Chinês Efeito Borboleta

O “efeito borboleta” refere-se à noção de sensibilidade relacionada às condições iniciais no que se refere à teoria do caos. O nome é proveniente de um provérbio chinês antigo que diz: “o bater das asas de uma borboleta pode ser sentida em todo o mundo”. Esse efeito nos leva a crer que, considerando as condições iniciais de um certo sistema natural, uma pequena variação que acontecer pode fazer com que o sistema evolua de forma completamente diferente. Se isso acontecer, uma perturbação pequena inicial, em um processo de amplificação, acaba gerando um efeito muito grande. O surgimento da teoria do caos seria para compreender e responder dúvidas sobre as flutuações erráticas e também irregulares que acontecem na natureza.

Mensagens Teoria do Caos

  • No caso das borboletas, o bater de asas de uma delas em um determinado lugar do mundo pode gerar uma movimentação de ar que, intensificada, desencadearia a alteração do comportamento de toda a atmosfera terrestre, para sempre. Parece loucura, mas acontece todos os dias, e chamamos de acaso.”
  • “O bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre, pode provocar uma tormenta no outro extremo no espaço de tempo de semanas.” Edward Lorenz
  • “O caos e o medo do caos, atraem mais caos!”
  • “Uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis – caóticos, portanto todos na terra tem um propósito que só Deus sabe”.
  • “Hoje acordei com uma sensação de leveza, de plenitude e assim será, porque a teoria do caos nunca fez parte do meu ser.
    *Se você olha para o abismo, o abismo olha para você*.Portanto, para frente e para o alto!”
  • “Tentei explicar com a teoria do caos que o egoísmo e a vaidade humana são efeitos da sociedade catastrófica, mas logo vejo que a sociedade é composta por humanos.”

    Teoria do Caos

    Teoria do Caos

  • “E a vida talvez seja como a teoria do caos, onde grandes histórias iniciam de pequenos momentos, as vezes tão pequenos que chegam a ser insignificantes. E como um bater de asas de uma borboleta altera o curso da sua vida para a eternidade”.
  • “Na teoria do caos é exatamente isso que os matemáticos querem prever: o que as pessoas pensam que é acaso, mas, na realidade, é um fenômeno que pode ser representado por equações. Alguns pesquisadores já conseguiram chegar a algumas equações capazes de simular o resultado de sistemas como esses, ainda assim, a maior parte desses cálculos prevê um mínimo de constância dentro do sistema, o que normalmente não ocorre na natureza. Diz-se que até o bater de asas de uma borboleta – teoria de Edward Lorenz – podem mudar acontecimentos. Então qual o motivo de você achar que suas palavras e atitudes não tem consequência alguma?”
  • “Nossa vida é um processo estocástico, com inúmeras interações semelhantes ao movimento Browniano, fazendo com que o caos não seja apenas um conceito ou momento passageiro, mas sim uma realidade profunda de todas as horas.”
  • Na teoria do caos um simples sorriso pode mudar seu destino.”
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.