Frases Bushido

O que é Bushido?

 Em japonês significa caminho do guerreiro, o qual regiam padrões para o samurais, classe guerreia do período feudal do Japão, deveriam  viver e morrer com honra. Sendo assim uma norma de conduta e modo de vida para os Samurais, essas normas lembram muito ao significado de cavalheirismo

Como dito o bushido é muito antigo, e foi sendo desenvolvido ao longo do tempo,mas foi passado de geração em geração através de vários documentos que são considerados muito importante para o Japão, hoje em dia ainda é muito utilizado na literatura porem não tao mencionado, apenas os conceitos.

O buchido é originária dos seus códigos morais de fidelidade , artes marciais e honra, tendo como base a as lutas vividas por eles e a paz e tranquilidade das religiões do budismo e confucionismo. Houve uma formalizam dessas regras no direito feudal japonês, com o ditador Tokugawa Ieyasu apenas em 1603.

Como dito a cima era importante a paz e tranquilidade que as religiões passava os samurais, por isso há muito do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo nas normas bushidas. O budismo por exemplo remetia a vida a pós a morte, coisa que os samurais acreditavam muito e por isso davam sua vida sem medo pelo seu povo, podendo nascer de novo novamente como guerreiros. Outra técnica para buscar a tranquilidade e fugir do medos e perigos que eles enfrentavam era a mediação zen. Com esse tipo de meditação, os samurais tentavam manter a calma buscando harmonia com o eu interior e com o que acontecia ao seu redor.

Outra influência importante para o bushido é o Xintoísmo, que tem como mandamento a reverencia aos antepassados, a lealdade e o patriotismo. É facilmente mostrada em todas as histórias e filmes de samurai a lealdade que ele possui com seu imperador e o senhor feudal, chamado na cultura japonesa de daimyo. Também é observado como eles veneram o seu país, sendo totalmente patriótico.

Para o bushido a terra não é apenas a casa dos seres humanos, ela também habita os deuses que eles acreditam e os espíritos dos antepassados que eles reverenciavam faziam morada ainda na terra e por isso ela precisava ser preservada e cuidada para esses.

Outra crença importante para o bushido é o confucionismo , dessa crença é retirado muito os valores entre as relações humanas, sobre a fidelidade não só para com seu superior, mas também em casa com seus amigos e família: esposa, filhos e pais.

Através desses ensinamentos que os samurais seguiam é fácil perceber que eles pregavam boas virtudes como amor, honestidade, justiça, benevolência. Sendo a justiça a mais importante para suas escolhas durante, e o amor e a benevolência eram o forte para ser digno de fazer parte daquilo perante o imperador.

O Bushido Hoje

O bushido continua presente principalmente na cultura japonesa, mesmo após mais de dois séculos depois do fim dos samurais como uma classe social. É difícil simplesmente esquecer já que foram mais de nove séculos utilizando os valores e preceitos bushidas como uma forma de interagir com o mundo.

Pode se perceber que de todos os países afetados pela Segunda Guerra mundial, o Japão foi um dos mais atingidos pela bomba atômica que matou milhares de pessoas, porém mesmo assim o prejuízo foi recuperado em pouco tempo. Em menos de trinta anos o Japão saia de umas das maiores catástrofes mundiais para se tornar uma potência mundial. Muitos dizem que isso ocorreu devido as influências do Bushido e seus ensinamentos.

Com a globalização o mundo conheceu um pouco mais de como os japoneses eram e sobre toda essa filosofia de vida. Contudo, a alta tecnologia e desenvolvimento do próprio país, faz com que em muitos lugares do Japão essa cultura esteja desaparecendo.

Em sua forma original, são poucos os locais que conseguem manter e seguir as tradições samurais, alguns deles são os dojos de kobudo. Onde eles ainda carregam muito do modo de vida dos guerreiros daquela época em pleno século XXI. Com as principais virtudes que seriam honra, amor e justiça.

Frases

Yamamoto Tsunetomo nasceu em onze Junho de 1659 e morreu em trinta de Novembro 1719, o nome em japonês é 山本常朝. Foi um filósofo japonês, samurai e monge budista.  Escreveu muitos pensamentos que hoje se encontram todos juntos no Hagakure, que é um guia espiritual com muitos preceitos bushidas, sendo um dos principais conjuntos sobre o pensamento da época da antiguidade.

Algumas frases ditas e escritas por aqueles que viveram naquele período onde o bushido era extremamente vivenciado, trazem muito conhecimento e reflexão até para os dias de hoje. Algumas delas são :

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.”

“Um samurai deve antes de tudo ter sempre em mente, dia e noite, desde a manhã de ano novo, quando pega os palitos para comer e tomar café, até a noite do último dia do ano, quando paga suas faturas, o fato de que um dia irá morrer. Essa é a sua principal tarefa.”

“Seguir o bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial, honra e, acima de tudo, viver e morrer com dignidade”.

“A vida de alguém é limitada; a honra e o respeito duram para sempre”

“A coisa mais importante de sua vida é o objetivo que você persegue no presente momento. Toda a vida de um homem se apresenta como uma sucessão de momentos. Se você conseguir entender isso, não existirá mais nada a ser feito, nada mais a almejar. Viva sendo fiel ao objetivo do momento.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.