História Infantil Sobre Ganhar E Perder: Como Trabalhar a Ideia?

Quando somos crianças, somos moldados de acordo com o que a sociedade passa para nós. O que conseguimos absorver é aquilo que está ao nosso redor e infelizmente nem sempre é a melhor experiência. Algumas crianças conseguem ter uma boa perspectiva da vida, mesmo que ela seja dolorosa e nem sempre um “mar de flores”. A infância é baseada em maneiras de criação que é oferecida pelos pais ou responsáveis. Sabemos que nem sempre há muito um amparo por parte deles para auxiliar e principalmente ensinar sobre o certo e errado.

A escola ajuda bastante a trabalhar alguns pontos que podem faltar em casa como consciência de modo geral. Tanto ambiental, quanto social, cultural e outras. Podemos ver que crianças difícil possuem preconceito com pessoas diferentes a ela, seja pela cor ou outro detalhe. Normalmente elas são bem curiosas para tentar entender, mas isso faz parte do aprender diariamente sobre a vida.

E por isso de certa forma é muito comum algumas crianças crescerem a espelho de seus pais. No dia-a-dia da escola, as coisas acontecem gradativamente, a partir do momento que a criança está ali com outras de sua idade ela tende a se desenvolver 100%. É muito comum ouvir mães falarem sobre como seus filhos melhoraram para falar, para se comportar e outros a partir do momento que se encontram juntas.

Professores

De certa forma devemos grande parte desses ensinamentos aos professores de educação infantil e ensino fundamental que trazem grande norte para nossas decisões de maneiras tão suaves que muitas vezes nem percebemos. Seja em uma brincadeira que você aprende a competir, mas aprende a ganhar e a perder, ou então em tarefas simples que ensinam sobre partilha e respeito. 

Professora e Criança

Professora e Criança

A pedagogia é uma profissão sensacional que consegue criar oportunidades de aprendizados com as crianças para que elas entendam sobre o mundo de maneira simples. Outra forma muito utilizada são as histórias contadas, que podem ter um senso de moralização, conscientização ou simples entretenimento. Sabemos que criança adora imagens, e quando elas veem histórias que parecem satisfatória para sua imaginação logo prende-se a atenção toda na forma que a história é passada.

Em Casa

Alguns pais conseguem passar bem as informações necessárias para aprendizados. Mas acontece que por falta de instrução, muitas primeiras impressões são condicionadas a crianças de acordo com o que os pais acham e não o que elas realmente consideram como certo ou errado. Há muitos familiares que tentam ser o mais abertos possível e conseguem deixar a criança ser o que ela desejar ser.

Educando a Criança em Casa

Educando a Criança em Casa

O problema de muitos pais é passar a mão na cabeça dos filhos por estar com pena. Infelizmente a vida adulta não é fácil assim e quando a criança não aprende isso desde pequena ela acaba sofrendo bastante com as consequências. Quando não sabemos perder ou ganhar, por exemplo, somos sempre convidados a bater de frente com muitas opiniões seja em trabalho, relacionamentos em geral e de maneira pessoal mesmo.

Ganhar e Perder

Ganhar e Perder

Ganhar e Perder

Falando um pouco sobre esses dois extremos, é importante lembrar que há maneiras simples de isso ser passado para uma criança. Não há muito segredo, às vezes ser um pouco rígido pode trazer melhores condições para o futuro. Há maneiras de se comportar referentes a ganhar e perder que devemos abominar de nossas vidas.

Quando ganhamos queremos mostrar que somos o melhor e muitas vezes deixamos nossa humildade de lado. Apelando para gozações e exibicionismo, consequentemente as crianças acham que é muito melhor ganhar do que perder. Mas na perda também há muito aprendizado, saber perder é reconhecer que talvez há pontos que precisam ser melhorados.

É preciso mostrar essas noções ainda na infância para que aprenda a respeitar os adversários e também se auto respeitem, principalmente sabendo os seus próprios limites que vamos descobrindo ao longo da vida. De maneira geral deixar que a criança aprenda tudo sozinha não faz tanto sentido se você pode ajudá-la a se tornar melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.