Histórias fazem parte do ser humanos, mesmo sendo muito antes da escrita conseguir registrar alguma coisa. Era simples ter criatividade para que as coisas fossem mais fluídas e que as histórias passassem de geração em geração e mesmo que se modificasse um pouco eram importantes para as pessoas.
Palavras sempre foram muito significativas para a humanidade, com certeza a melhor maneira de expressar sentimentos eram encontradas por meio das palavras. Ao longo do tempo novos modos foram sendo criados, alguns que fossem mais elaborados como a poesia , que exigiam algumas noite em claro para falar sobre o que sentia.
Textos e mais textos foram escritos para consegui dizer o mínimo do que a realidade escondia, os temas sempre foram os mais variados, seja sobre amores, sobre confusões da vida, ou então sobre assuntos diversos da vida.
Poesia
A poesia com certeza é uma forma que muitos encontraram de fazer arte e mostrar ao mundo o que sentiam. Sendo considerada assim uma das sete artes tradicionais, possui uma linguagem um pouco diferente do habitual, tendo como um dos fins principais o estético ou o crítico. A maior característica com certeza é a imaginação do autor e também do leitor, pois muitas delas dependem da interpretação de quem lê.
Algumas poesias apresentam um sentido totalmente lírico que conseguir entender por completo somente se falar com o próprio autor, por isso cada um interpreta como acha melhor. A poesia é arte, mas também o sentido de uma mensagem. Quando se trata da arte se trata da obra em si, do que o poeta se dedicou a fazer. Já o sentido da mensagem pode vir de diversas formas, não necessariamente em uma poesia, mas em sentidos que transcendem os aspectos da escrita, mas sim com o sentido de interpretação do eu lírico.
As formas de linguagem são as mais variadas podendo ser verbal ou não verbal, mas o sentido delas podem ser poético independente de outras coisas.
Poema
Realmente um gênero textual que é formado por estrofes e versos, onde as estrofes são conjuntos de versos, não tendo um limite para a mesma. Outras coisas que podem estar presentes no poema são as rimas, a métrica e até mesmo a sonoridade.
A classificação dos poemas depende muito de como são escritos, da quantidade versos, de estrofes, das diversas rimas e métricas, podendo ser soneto, haikai, epopéia e outros.
O poema sempre está presente em artes, músicas, tudo vindo de diversas histórias. A história dos poemas é bem antiga e vem se adaptando com a época, na Idade Média por exemplo os poemas eram cantados, já feitos para isso. Somente depois que o arranjo e o texto vieram ser produzidos separadamente. Poemas podem fazer parte de saraus, mas sempre com o mesmo intuito de tocar alguém com palavras sensíveis, de emoção e adequadas ao que se trata.
A Grécia com certeza foi o grande berço do poema, todos os gêneros eram feitos em forma de poesia, fosse lírico, dramático e épico. Mais pra frente a poesia ficou representando mais o lírico. Por muito tempo ela foi bem regrada, até o começo do século XX com o movimento Modernista que trazia uma revolução cultural, sem muitas normas e mais sentimento, deixando os versos livres, surgindo poemas muito curtos, diferentes e cada vez mais demonstrando os sentimentos dos autores.
Fernando Pessoa
Um dos grandes nomes da literatura portuguesa, além disso foi filósofo, publicitário, tradutor, crítico literário e empresário. Além disso tinha alguns hobbies muito interessante que o fizeram um homem completo em diversas qualificações. Nasceu e morreu na cidade de Lisboa em Portugal, começando em 1888 e terminando a vida em 1935.
É um dos poetas da nossa língua mais conhecidos pelo mundo afora. Estudou na África do Sul e por isso de início escrevia alguns poemas em inglês, idioma o qual estava mais habituado até então. Sendo considerado diversas vezes um dos melhores escritoras do mundo. Trabalhou muito tempo com tradução de livros extremamente importantes de Shakespeare, e depois começou a produzir suas próprias histórias.
O que muito gente já deve ter ouvido falar é sobre como seus poemas eram escritos através de heterónimos, dando vida a novos personagens, o qual contava as angústias, as alegrias e tudo sobre a vida através dos poemas. Os nomes mais comuns são sem dúvidas o de Ricardo Reis, Álvaro de campos e Alberto Caeiro. Todos eles com uma personalidade diferente.
Os temas das poesias variam, e as métricas das poesias também, fazendo parte da geração modernista de poetas. Falar sobre a vida com certeza era o tema favorito de Fernando Pessoa, um dos trechos mais famosos do poeta :
“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”
Fernando Pessoa