Coloque em Prática

Quem nunca deixou de fazer algo em sua vida, julgando que tal coisa seria negativa ou, até mesmo, você se julga incapaz de resolver esse problema? É, não pense que você está sozinho não. Dados indicam que muitas pessoas têm receio sob as suas próprias habilidades, o que dificulta e muito uma maior aceitação sobre as suas competências.

Muitos de nós deixamos que a vida nos leve, mesmo que, antes desse pensamento vir à tona, nós tenhamos feito todo um planejamento para que não precisássemos ficarmos jogados à procrastinação. E, quando não cumprimos aquilo que nos predispomos a cumprir, nós acabamos perdidos, sem rumo e, muitas vezes, deprimidos, justamente por conta da nossa falta de perspectiva e vontade de aprender e de fazer. Isso é muito ruim para o nosso desenvolvimento. Quando é que iremos acordar, de fato, para a vida e vamos começar a leva-la a sério realmente?

É uma pergunta meio difícil de explicar. Isso porque, cada um tem um ritmo específico que irá ditar a sua rotina e o seu cotidiano. Mas, para o nosso bem, existem diversas maneiras de colocar as coisas em prática. Como, por exemplo, o planejamento que, num primeiro momento, pode ser horrível de ser seguido. Siga as dicas a seguir.

A Dificuldade de Agir

Vamos supor que você entrou numa conceituada universidade. Seus pais demonstraram grande alegria pelo seu feito, bem como uma grande parcela de sua família. Nos primeiros momentos, o clima é de euforia e vontade de aprender, por causa de que, tudo é novo. Nas primeiras semanas, contudo, você vai percebendo que o buraco é muito mais embaixo. As dificuldades com o horário, com o estudo e com a vida social começam a aparecer, e você está totalmente fadado ao problema de que, se bobear agora, pode custar a reprovação em uma matéria e uma consequente reprovação de seus pais. Se o aluno não tiver os pés no chão nem o pulso firme por conta desses problemas inevitáveis, ele pode passar por diversas situações estressantes, como falta de sono e de apetite, por exemplo.

A primeira reprovação veio. Você entra em desespero e acha que nunca mais irá se recuperar desses problemas. O que você talvez não saiba é que não é só você que está passando por uma situação desse tipo: várias outras também estão sofrendo por conta das notas baixas, mas preferem não o dizer. Geralmente, essas pessoas preferem ficar caladas a expor os seus problemas acadêmicos a outros.

O que você em comum com aquele que não gosta de comentar sobre os seus rendimentos na universidade? É que os dois podem estar tendo problemas como a falta de interesse para estudar, bem como um possível problema para organizar uma rotina de estudos. Isso é uma coisa normal e pode levar um tempo até se acostumar com a ideia.

O problema começa a ficar sério quando, mesmo com uma programação em mãos, o aluno não consegue seguí-la, ficando perdido entre os cadernos e livros, não rendendo muita coisa. Mas, aí é que está o X da questão: você está colocando em prática tudo aquilo que está planejando?

Muitos sempre resolvem planejar o seu dia: trabalhar, ir na academia, buscar os filhos no inglês, enfim. Muitas pessoas não costumam ter problemas em seguir planejamentos, mas outras pessoas têm sérios problemas com isso. Tanto é que, com o passar do tempo, e o planejamento não foi seguido, essa pessoa pode ficar ainda mais perdida e acabar tendo problemas com o stress.  Mas, qual é a melhor forma de colocar em prática um plano que, em minha cabeça, tem tudo para dar certo?

Primeiro, você deve saber a diferença entre pensar e colocar em prática. Quando estamos querendo planejar uma viagem, por exemplo, a nossa mente fica ligada em, praticamente, todo o assunto que possa envolver o destino escolhido para viagem. No entanto, o nosso pensamento não trabalha sozinho assim. Depois que se combina tudo sobre a viagem, o certo é planejar o que se leva, o que pode deixar, enfim. Coisas do tipo. Nesse ponto, algumas pessoas sofrem muito, pois não sabem a quem recorrer quando o assunto é executar o plano. E, por conta de não conseguirem ou não terem ideia de como fazer o plano funcionar, acabam deixando de lado o planejamento e não fazem nada. Isso é muito prejudicial para as pessoas envolvidas.

Vamos supor: muita gente opta pela vida acadêmica sem, ao menos, se dar conta do que está acontecendo. Uma universidade é bastante maçante, então, é imprescindível que se planeje para estudar com antecedência e, assim, não se assustar quando a prova chegar. Colocar em prática nesse sentido seria, com certeza, seguir à risca aquilo que lhe foi proposto, como fazer os exercícios indicados pelo professor, estudar, fazer os trabalhos, enfim. Colocar realmente em prática esses tipos de atividades.

Se você sente dificuldade em seguir um planejamento na mente, uma das coisas recomendadas é, justamente, anotar em um papel os seus compromissos diários e, assim, segui-los por meio desse papel. Com ele, é muito mais difícil esquecer as coisas. O celular também seria um ótimo aliado, embora ele tenha alguns problemas relacionados com as pessoas que passam várias horas por dia sentadas e observando o celular a todo momento. Uma maneira de driblar isso é colocar em prática um plano para poder barrar um pouco (por alguns instantes) o uso excessivo do celular. Colocar em prática seria desativar os serviços que estão tirando a sua atenção, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.