Adapte-se Sem Deixar de Ser Adaptável

“Quanto mais adaptado você é, menos adaptável tende a ser” (Gerald M. Weinberg).

Nós temos a tendência a nos acostumarmos com uma determinada situação e assim acabamos tendo extrema dificuldade em sair daquela monotonia e passa a ser tarefa muito difícil adaptar-se a algo novo. Rotina é muito importante e a padronização e o costume são necessários para agilizar muitas de nossas atividades, porém conservar a capacidade de inovar é fundamental para o sucesso neste mundo extremamente dinâmico.

A mensagem de David Ogilyy é um exemplo disso: “Incentive a inovação, a mudança é nosso sangue vital; a estagnação é nosso carro fúnebre”.

Sempre tentamos ser o melhor que podemos ser, quando chega em um ponto que nos sentimos confortável, temos muito medo de continuar procurando, mudando e principalmente de talvez quebrar a cara se continuar, por isso muito do que a sociedade vive nos dias atuais são padronizações que já existem desde os primórdios do ser humano.

Desde sempre a estagnação faz parte do interior do homem, o medo do desconhecido traz uma adaptação a uma realidade que na maioria das vezes não é a condizente com que a pessoa realmente quer viver. Se adaptar em situações nada proveitosas e que não traz nenhuma melhora para sua vida não é a melhor escolha para o seu crescimento pessoal.

“Quanto mais adaptado você é, menos adaptável tende a ser” (Gerald M. Weinberg).

Na maioria das vezes esquecemos de como somos frágeis e que a vida passa rápido o bastante para chegarmos no final e dizermos que não buscamos o que realmente queríamos por medo de não conseguir chegar até o resultado esperado.

O monótono se tornou normal na vida de grande parte de nós, os detalhes deixaram de ser percebidos e as mudanças foram deixadas para depois. Acaba sendo quase impossível tirar  uma pessoa da sua zona de conforto para que ela tente algo diferente do que ela vive diariamente.

A  palavra acostumar significa tornar algo ou alguém familiar pelo contato, pela experiência ou então pelo uso, fazendo com que se habitue a essa realidade a ponto de dizer que não existe outro caminho, ou então de dizer que se tornou um afazer, uma obrigação.

“Se adaptar às mudanças e muito mais do que aceitá-las, é saber tirar proveito delas.”

Daniel C. Rezende

Devemos estar preparados para as mudanças diárias que ocorrem em nossa vida, todo dia alguém morre e uma outra nasce, um casal se casa e outro separa, alguém consegue um emprego e outro é demitido. São coisas que ocorrem na vida de todo mundo, porém muitos não sabem lidar muito bem com esses acontecimentos, que muitas vezes nos surpreende. Com tamanha repentinidade a adaptação pode ser complicada tanto para coisas positivas ou negativas.

Existem algumas coisas que podemos tentar para que essas situações novas sejam sempre bem-vindas e que só tragam ensinamentos. São mais exercícios que devemos fazer com o cérebro diariamente. Começando com a prática de aceitar melhor o que vier, mesmo que não pareça algo que se mereça ou então que você não está preparado para viver aquilo, para que isso não se torne um fardo é necessário acolher e tentar pensar apenas no lado positivo.

Tentar se programar também é uma boa alternativa, se você já está vendo que algo ruim está para acontecer, é hora de procurar alguma forma de tentar solucioná-la antes que se torne um problema. Se você está prestes a ser demitido, por exemplo, já comece a procurar outro emprego.

Mudanças ocorrem tantas vezes, que na maioria delas nem percebemos ou apenas tocamos no automático. O segredo é sempre mentalizar maneiras de seguir em frente. Essas mudanças do cotidiano são difíceis como qualquer outra, porém não superam as emocionais, que muitas vezes envolvem perda de um ente querido ou então o término de um relacionamento.

O que acontece é que o coração está acostumado com a presença de outras pessoas e assim se torna mais doloroso seguir em frente sem lembrar dos momentos vividos.  Casos que envolvem sentimentos e o emocional desse jeito podem levar muito tempo para se curar, algumas pessoas chegam a procurar um terapeuta para que o processo seja agilizado.

Em questões de relacionamento, a vida muda por completo, por isso a adaptação deve ser feita continuamente e sempre lembrando no mundo em volta para não ficar presa demais. Não esqueça de recorrer a alguém se precisar de ajuda em uma dessa transições, seja amigos, família e outros que você se sentirá confortável. Pois somente e demonstração de afeto e atenção já faz bem para que consigamos seguir em frente.

Foto Representado o Amor de Família

Foto Representado o Amor de Família

O ritmo acelerado dos dias atuais exige uma rotina e uma padronização para que as coisas sejam feita mais rapidamente e de forma eficiente. Mas essas coisas não devem afetar a vontade de buscar novos objetivos e novos sonhos.

A questão é que tudo que vivemos é responsabilidade nossa, somente nossa. Temos o poder de mudar nossos destinos, de fazer com que as coisas sejam diferentes. Muitas vezes botamos a culpa em outra pessoa, na religião, na política em qualquer desculpa que conseguimos para nos livrarmos dela.

Stephen Hawking

Stephen Hawking

“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.” Stephen Hawking

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inteligentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.