Não é novidade em nosso planeta que a linguagem é o principal meio de comunicação entre as pessoas, não é verdade? Pois é. Durante milhares e milhares de anos, os nossos ancestrais foram evoluindo e evoluindo até desenvolver uma comunicação que facilitasse os trabalhos do dia a dia, a comunicação entre os povos, enfim.
A linguagem ganhou um grande upgrade quando a escrita foi criada, há 4000 mil anos antes de Cristo. Além de ajudar as pessoas a se comunicar, foi possível fazer com que os povos escrevessem documentos e deixassem registrados diversos tipos de acontecimentos daquela época, o que fez com que os historiadores pudessem conhecer ainda mais sobre os povos antigos.
Porém, a escrita evoluiu tanto que foi possível utilizá-la para outros fins. Nesse sentido, livros e diversos tipos de documentos nessa linha foram escritos pelos mais diversos escritores mundiais, que reuniam em páginas de papel mais do que escritas – reuniam histórias, emoções, frustrações, alegria – tudo em um lugar para que outras pessoas pudessem ler.
O nosso país, felizmente, contou e ainda conta com diversos autores que fizeram história e carreira não somente nacional, mas também internacional. E uma dessas autoras é, sem dúvida, a escritora Clarice Lispector. E, no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre ela, bem como algumas curiosidades relacionadas. Vamos lá?
A Escritora Clarice Lispector
A autoria Clarice Lispector, aclamada escritora e poetisa brasileira, na verdade, não é nascida aqui: ela é originária da Ucrânia, nascida na cidade de Chechelynk, em outubro do ano de 1920, sendo que os seus principais trabalhos estão listados entre ensaios e romances, tendo sua importância para a literatura brasileira incalculável, tamanha é a sua influência e a sua grandeza que a escritora é conhecida como uma das maiores autoras do século XX.
Família
A sua família tem origem judaica. Com a Guerra Civil Russa, o seu pai e sua mãe não viram uma alternativa plausível a não ser emigrar para outro país. E, quando estavam em busca de um país para poderem se mudar, acabaram procurando saber mais sobre uma terra onde todos diziam que a oportunidade sempre estava presente: eles estavam falando do Brasil. E, assim, todos rumaram para a América do Sul, em busca de novas oportunidades e, principalmente, de paz para a vida.
Durante esse período, a mãe de Lispector passou por terríveis problemas: durante a Primeira Guerra Mundial, ela foi estuprada por soldados russos, além de outros dramas que aconteceram com ela durante esses embates. Em 1922, ano em que a União Soviética fora instaurada na parte oeste do planeta, juntamente com países da Europa e da Ásia, a família Lispector chega ao Brasil. Estabelecendo a vida na cidade nordestina do Recife, Clarice, aos oito anos de idade, sofre a sua grande primeira perda: sua mãe vem a falecer.
Depois dessa tragédia familiar, o seu pai resolve pegar Clarice e suas duas irmãs e rumar para o sudeste do país: mais precisamente, para o Rio de Janeiro. Por lá, a família teve chance de se estruturar e de se estabilizar, até que, em 1940, o pai de Clarice vem a falecer ,também.
Clarice Lispector E A Sua Nacionalidade
Clarice Lispector declarou uma vez que não tinha nenhum traço que a fizesse ter uma ligação com sua antiga terra natal, a Ucrânia. Apesar de ter nascido por lá, a escritora disse que, por nunca ter pisado em solo ucraniano, por ter ficado sempre no colo das pessoas, ela não conseguia se considerar como ucraniana, passando a adotar o Brasil como seu país de origem.
Depois de se estabilizar no país, a escritora decidiu seguir carreira acadêmica. Porém, essa carreira acadêmica, na área de direito, que era cursada na Universidade Federal do Rio de Janeiro não foi suficiente para poder prender Lispector nessa profissão: o que falava mais alto em sua vocação é, justamente, a vontade de escrever. E, com essa ânsia literária, Clarice foi projetada para todo o mundo, como uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.
Morte de Lispector
No entanto, o sonho de Lispector foi interrompido em 1977 quando a escritora descobriu um câncer no ovário que estava em estágio muito avançado, vindo a falecer em 9 de dezembro do mesmo ano, um dia antes de completar 57 anos de vida. Embora tenha partido cedo, Clarice fez a sua vida literária ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente, por conta da grande qualidade envolvida na criação de suas obras.
Para conferir algumas frases de Clarice Lispector, confira o link a seguir:
https://www.pensador.com/melhores_frases_de_amor_de_clarice_lispector/