Frases de Generais Brasileiros

Não é de hoje que a nossa sociedade se estratificou, não é mesmo? Pois é. Apesar de o nosso planeta já ter mais de 4,6 bilhões de anos, demorou muito e muito para que chegássemos até o nosso patamar atual. Depois de muitos e muitos anos que os nossos ancestrais chegaram por aqui é que o ser humano teve o entendimento sobre o seu papel aqui na Terra, bem como, também, perante toda a Natureza.

E, durante muito tempo, ele foi posto como sendo o centro de toda a cadeia alimentar. Isso só foi possível por conta do raciocínio lógico que nós temos, que é bastante superior aos demais animais. Isso possibilitou que pudéssemos mudar o meio ambiente à nossa necessidade, sem ser preciso que encontremos outras maneiras de nos adaptarmos.

Antes de o ser humano chegar nesse ponto, porém, ele foi um animal como qualquer outro, que tinha anseios para poder sobreviver com a caça e para se defender dos perigos existentes naquela época. E podemos dizer que ele conseguiu cumprir seu papel, haja vista que estamos reunidos aqui hoje.

A Evolução

Mais tarde, coma evolução quase atingindo o seu auge, o ser humano foi começando a perceber que não era preciso, por exemplo, ficar vagando dia e noite atrás de comida: ele poderia fazer isso por si mesmo de maneira sedentária, praticando a agricultura e domesticando animais para sua subsistência. Isso foi, basicamente, a porta de entrada para que o ser humano entrasse de cabeça no que nós chamamos de era da civilização: ele começou a formar diversos tipos de comunidade e, assim, moldar o padrão que estamos vivendo hoje.

E, como bem sabemos também, a disputa entre os seres humanos sempre existiu. Isso foi o estopim para diversos tipos de conflitos, como guerras, que acompanham a história da humanidade desde que ela começou a existir no planeta. Essas guerras, geralmente, são capitaneadas por autoridades militares de um país.

Já que estamos entrando nesse assunto, nada mais justo do que fazer uma breve recapitulação da história dos militares em nosso Brasil, bem como, também, conferir algumas frases dos generais que aqui atuaram. Vamos lá?

O Exército no Brasil

Desde muito antigamente, principalmente na época da Grécia e da Roma antiga, o ser humano já tinha uma aptidão para a disputa de territórios e demais interesses. Era bem natural que cada “reino” ou cada “civilização” tivesse o seu exército para poder entrar em combate assim que fosse necessário. Muitas pessoas, inclusive, faziam o impossível para poder entrar para esse tipo de organização. Os militares eram vistos como verdadeiros agentes dos deuses, dotados de força e estratégia acrescentados à valentia, o que lhes trazia certo status entre a população. Por conta disso que fazer parte do militarismo era muito importante para a sociedade, principalmente para os homens (as mulheres, naquela época, eram proibidas de servirem ao exército).

E isso foi sendo mantido até os dias de hoje. Atualmente, as duas potências militares mais poderosas do mundo são os Estados Unidos e a Rússia. Porém, outros países também apresentam uma grande atividade militar, que é o caso da Coreia do Norte e o próprio Brasil. O nosso Exército é considerado como o 13° maior de todo o planeta.

Atualmente, o Exército Brasileiro é um dos braços das Forças Armadas do Brasil, nos quais se encaixam também a Aeronáutica e a Marinha. O exército, basicamente, fica responsável pelas ações em terra, como por, exemplo, a defesa de ataques feitas por grupos terrestres. Além disso, é responsável, em alguns locais, por zelar pela integridade de patrimônios públicos, ajudando a manter, por exemplo, a conservação de ruas e estradas.

O Presidente

O comandante supremo do exército no Brasil é o Presidente da República, que, no caso, é Jair Bolsonaro. Mas nem sempre foi dessa maneira: de 1808, quando a família Real de Portugal desembarcou por aqui, até 1967, o Exército era comandado pelo Ministro da Guerra. De 1967 até o ano de 1999, esse mistério ficou conhecido como o “Ministério do Exército”. Só em 1999, com a estruturação do governo, é que o “Ministério da Defesa” foi criado, englobando o Exército, A Marinha e a Aeronáutica.

O Exército tem um dos maiores contingentes de toda a América do Sul, chegando a quase 220 mil soldados ativos, sem contar os outros 280 mil que fazem parte da “reserva”, ou seja: todo aquele que cumpre o período militar passa a se apresentar anualmente durante 5 anos para poder ficar como reserva técnica do exército em caso de Guerra.

Além desse impressionante contingente, o Exército é o maior da América do Sul em quesito de posse de carros blindados. Recentemente, o Exército Brasileiro recebeu uma grande doação vinda dos Estados Unidos, com quase 100 veículos blindados que foram renovados pelos militares estadunidenses e entregue às autoridades brasileiras.

O Início do EB

Basicamente, a criação do Exército se deu com o surgimento do Estado Brasileiro, ou seja, quando Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal, em 1922.

Só que a história do Exército não se pode resumir apenas à esse caso. Isso porque, desde os tempos de colonização, vários brasileiros se organizavam em vários grupos de ataque com o proposito de defender os territórios das invasões de outros exploradores, como é o caso da Holanda: em uma época, ela chegou a ocupar o nordeste do Brasil, para a produção de cana de açúcar. Depois de muita organização, os brasileiros e portugueses conseguiram expulsar os holandeses daqui.

Embora o Exército tenha um grande papel no Brasil, ele foi responsável por um dos capítulos mais tristes que o Brasil já viveu: o período da Ditadura Militar, que ocorreu de 1964 até 1985. Nesse período, o Exército era visto como o verdadeiro inimigo do povo, por perseguir opiniões políticas contrárias, censurar revistas e programas de televisão além de ser um dos regimes onde a corrupção aconteceu em maior grau. Depois de muitos anos de pressão, os militares concordaram em deixar o poder, fato que aconteceu em 1985 e abriu precedentes para que as pessoas pudessem escolher um pouco mais sobre esse futuro.

Para ler frases de generais, clique no link abaixo:

https://www.pensador.com/frases_de_grandes_generais/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.