Explore Com Intensidade Suas Obrigações

Já parou para pensar em quantas obrigações possuímos durante o decorrer do nosso dia a dia? Coisas que devemos por consenso social, ou ainda por ser algo que escolhemos fazer. Na vida podemos carregar essas obrigações como algo ruim e chato, ou podemos ainda explorar tais obrigações de forma a tirar o melhor proveito delas.

“(…) Exigia o máximo de mim. Chegava ao ponto de sentir-me culpado se saísse de uma tarefa sem estar exausto e tê-la explorado totalmente” (John Sculley).

John Sculley a Direita ao Lado de Steve Jobs

John Sculley a Direita ao Lado de Steve Jobs

A frase acima, de John Sculley, que foi vice-presidente e mais tarde presidente da PepsiCo, depois se tornou CEO da Apple, e mais tarde fundou uma firma de investimentos, mostra a forma que ele se dedicava a explorar da forma mais dedicada possível tudo que pretendia fazer, e assim, conseguiu extrair o sucesso das mais diversas atividades.

Nossas Obrigações 

Por toda nossa vida, passamos por obrigações básicas, e também por obrigações mais elaboradas e que tem relação mais direta com o nosso futuro.

Um exemplo extremamente banal de uma obrigação é acordar pela manhã. Pode te parecer algo besta e não fazer sentido como um exemplo a ser seguido, mas, já parou para pensar em como é importante esse pequeno ato? E mais, aqueles que acordam com o desejo de viver um dia produtivo, realmente irão ter um dia melhor que aqueles que acordam sem vontade de levantar da cama. Até desse simples exemplo podemos tirar a conclusão que é necessário explorar com intensidade essa obrigação – levantar-se pela manhã – para tirar proveito tendo um dia mais feliz e produtivo.

Claro que as obrigações não se resumem somente a coisas comuns a todos, como o exemplo citado acima. Cada um de nós possuem determinadas obrigações, isso referente a maneira que escolheu viver a sua vida, e a partir disso devemos pensar em explora-las da melhor forma.

Um exemplo também básico disso, é o nosso trabalho. De maneira geral, escolhemos no que vamos trabalhar, e também na maioria das vezes, não sentimos que aquilo é algo que realmente queremos fazer, carregamos o trabalho como obrigação, e geralmente é uma obrigação que não nos agrada. O primeiro passo para entender tal obrigação é pensar em como ela nos rende bons frutos, como o salário que irá nos proporcionar momentos de lazer, e possíveis amigos que podemos fazer no ambiente de trabalho.

Pense em como seria melhor se a obrigação de ir trabalhar fosse encarada como uma coisa boa, e você explorasse tudo aquilo que ela pode lhe oferecer. Explorar tal obrigação é extrair dela o que há de bom, e mais, viver ela de forma tão intensa que possa lhe fazer alcançar novas conquistas dentro dessa obrigação.

Como Explorar Nossas Obrigações De Forma Intensa?

O que seria então, explorar nossas obrigações? Primeiro de tudo, seria conhece-la de tal forma que você se sinta ”mestre” naquela posição. Explorar algo é conhecer tudo aquilo que o envolve, e dessa forma, poder falar e estar relacionado aquilo de forma inteligente. Não importando qual seja a obrigação, explora-la quer dizer que você irá entender sobre ela, sendo o conhecimento aqui algo já importante a ser ganhado.

No mais, explorar as suas obrigações quer dizer que ao conhece-la, você irá saber tudo de bom que pode derivar de tal obrigação. Dessa forma, você conseguirá alcançar o maior sucesso possível que está relacionado com tal situação. Explorar as obrigações quer dizer conhecer os pontos positivos dela, saber a cerca do sucesso que pode ser conquistado, se aquilo for cumprido de maneira ordenada e correta.

Além disso, viver intensamente uma atividade, causa um sentimento bom para qualquer um. A ideia de sermos seres humanos medianos naquilo que realizamos não é algo agradável, em contrapartida, a ideia de se viver algo com intensidade faz tal coisa parecer mais importante e ao mesmo tempo, mais gostosa de ser vivida.

Tudo isso se resume a cerca de ser motivado em fazer algo, dessa forma isso irá parar de ser uma obrigação ruim em sua vida, e será algo que você se orgulha de praticar, que você deseja melhorar o seu desempenho, e que você pretende vivenciar da melhor forma possível.

No Que Isso Irá Te Beneficiar?

No geral, já foram apresentados os benefícios de explorar uma obrigação com intensidade. Mas é importante destacar como a ideia de obrigação parece algo ruim, e como a ideia de explora-lo estaria ligado ao fato de que aquilo não precisa mais ser uma simples obrigação, e sim uma atividade em que você possui conhecimento, consegue repassar a pessoas que estão ao seu redor, e consegue extrair daquilo uma motivação para que seja vivido da forma mais intensa, e boa possível.

Apesar de parecer algo simples, não é fácil olhar as coisas somente com bons olhos, e achar que tudo que somos obrigados a fazer possui um lado bom, e além disso, pode trazer algum sucesso em nossa vida. Algumas vezes, realmente tal coisa não irá lhe render nada de grandioso. Mas a probabilidade de acontecer algo bom, ou simplesmente não acontecer nada, só existe se você está realmente explorando tal ação com a intensidade necessária para que aquilo mude em sua visão de tal forma que se torne algo diferente de uma obrigação ruim.

Algumas vezes na vida, lemos algo que nos faz refletir sobre a nossa vivência, e além do mais, nos motivar a ser o melhor possível nas situações que nos cercam. Ao ler exemplos de pessoas que tiveram sucesso em sua vida devido ao esforço bem aplicado, também nos sentimos mais motivados a viver nossas experiências de forma mais intensa. Abaixo vamos acompanhar algumas frases que podem ter o poder de nos levar a explorar mais intensamente nossas obrigações.

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.” (Ayrton Senna).

Ayrton Senna

Ayrton Senna

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Mahatma Gandhi).

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” (José de Alencar).

José de Alencar

José de Alencar

“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho e é por isso que ele é recomendado diariamente.” (Zig Ziglar).

Zig Ziglar

Zig Ziglar

“Para ser um campeão você tem que acreditar em si mesmo quando ninguém mais acredita. ” (Muhammad Ali).

Muhammad Ali

Muhammad Ali

“Não se satisfaça apenas em cumprir sua obrigação. Faça mais que sua obrigação. É o cavalo que termina com uma cabeça à frente que vence a corrida.” (Andrew Carnegie).

Andrew Carnegie

Andrew Carnegie

“Nossa verdadeira obrigação é sempre encontrada indo em direção dos nossos mais dignos desejos.” (Randolph Bourne).

Randolph Bourne

Randolph Bourne

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” (Albert Einstein).

Albert Einstein

Albert Einstein

“Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido.” (Albino Teixeira)

Albino Teixeira

Albino Teixeira

“Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior.” (autor desconhecido).

“No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.” (Fernando Sabino).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.