Clarice Lispector – Auto Estima

Quando você se olha no espelho, você gosta do que vê? A maioria das pessoas sempre arruma desculpas para dizer que não gosta de algo do seu corpo e que quer mudar. A auto estima das pessoas é totalmente vulnerável. Principalmente com o padrão imposto para a sociedade.

Trabalhar isso com as pessoas é algo bem complicado, pois é algo da mente dela que talvez não seja mudado facilmente. Há toda uma pesquisa por trás disso, feitas por dezenas de psicólogos. A cabeça das pessoas é muito confusa e muito diferente uma das outras.

A falta de auto estima pode trazer muitos problemas de saúde, sejam psicológicos ou então compulsão por emagrecimento gerando anorexia, bulimia e outros. As pessoas sempre tentam tratar a auto estima de maneira necessária para a vida. Diversos autores tentam colocar em seus poemas e livros, a televisão tenta coloca em filmes, novelas e séries como é importante.

A Autora Clarice Lispector

A Autora Clarice Lispector

Auto Estima

A palavra auto traz a questão do “eu”, e a estima seria sentimento de carinho ou de apreço. Auto estima seria uma avaliação de si próprio em diversos quesitos mas é mais comum seria a parte física. Essa avaliação pode ser positiva ou negativa e é feita internamente, pelo próprio subconsciente.As emoções são as que mais falam alto quando pensamos em autoestima, afetando diretamente na maneira da pessoa se comportar perante os outros.

Pode ser dividido em auto imagem, autoconfiança e auto aceitação cada um com um propósito de se aprofundar em si mesmo e reconhecer as qualidades e defeitos que temos. Muitos psicanalistas já estudam sobre autoestima Freud dizia que a autoestima tinha dois significados o sentimento de si e o sentimento destino de si.

As pessoas tem muito problema em si conhecer, passamos muito do nosso tempo se perguntando sobre o modo de ser dos outros, em como faremos para agradar os que estão em nosso redor, mas não lembramos que na verdade quem precisa estar de acordo com a nossa maneira de ser, somos nós mesmos.

A auto imagem está muito ligada com o que você olha no espelho te agradar, ter a consciência que todos são bonitos do seu modo, não é porque o cabelo não é liso, ou porque a barriga não é reta. Seja qualquer características física, não deve ser levada em consideração com você ser ou não melhor e mais bonito do que outra pessoa.

Chego a Chorar, Manso de Tristeza...

Chego a Chorar, Manso de Tristeza…

Há pontos que podem ser mudados caso você se sinta incomodado, mas não podemos nos acomodar, se algo realmente nos deixa abalado, faça o máximo para mudar. A questão é se sentir bem consigo mesmo.

A autoconfiança é sem dúvida muito complicada de se conquistar, principalmente se já erramos alguma vez. Sempre ouvimos que se alguém perde a confiança é complicado de reconquistar, e isso acontece com nós mesmo também. Temos medo de nos arriscar, não acreditamos nós mesmos na nossa capacidade de realizar determinada atividade.

Outro ponto é aceitar o que somos, a auto aceitação deve ser feita todos os dias, se você não gosta de algo em você no seu modo de ser, tente se adaptar até que fique feliz com os resultados. Nunca mude o que você é por conta do que os outros falam sobre você, se você acha que está bom desse modo, ninguém pode te julgar que não está.

Então por isso se aceite e principalmente se ame.

Clarice Lispector

Escritora e jornalista, Clarice nasceu na Ucrânia porém veio para o Brasil onde foi naturalizada após um tempo de permanência. Era judia e escrevia romances e contos que retratam principalmente o dia-a-dia de maneira simples e cheia de reviravoltas psicológicas. Viveu grande parte de sua vida em Pernambuco, veio para o país devido a sua religião na época da Guerra Civil Russa. Estudou direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi considerada uma das escritoras mais importante para o período modernista no século XX.

Não Tenho Tempo Pra Mais Nada, Ser Feliz me Consome

Não Tenho Tempo Pra Mais Nada, Ser Feliz me Consome

Seus textos sempre tocaram muito as pessoas, tentando sempre passar um fluxo de consciência, metáforas da vida e uma quebra dos enredos. Usava muito a subjetividade em seus temas, trazendo algumas crises presentes na maioria das pessoas.

Reflexões de Clarice Sobre Auto Estima

Clarice escreveu sobre diversos temas que deixava as pessoas reflexivas sobre a vida delas.  Algumas delas podem ser encontradas em trechos específicos dos livros ou contos:

“Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir.”

– Clarice Lispector, em “Água viva”.

“Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho”

– Clarice Lispector, em “A hora da estrela”.

“Cada vez mais acho tudo uma questão de paciência, de amor criando paciência, de paciência criando amor.”

– Clarice Lispector, em “Para não esquecer”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.