Não é surpresa para ninguém que a literatura é um dos passos primordiais para que o ser humano possa compreender um pouco mais de sua essência, bem como, também, entender um pouco mais sobre a sociedade humana como um todo.
Desde muito cedo, o ser humano se preocupou em registrar um pouco mais sobre aquilo que o rodeava. Os primeiros registros vieram em forma de desenhos nas pedras e rochas, que os historiadores e diversos outros pesquisadores deram o nome de “pintura rupestre”, indicando um pouco mais sobre a vida cotidiana dos nossos ancestrais na busca por comida e por proteção também.
A Escrita
E assim foi, durante muitos e muitos anos, até que as pessoas começaram a usar a língua como forma de comunicação, desenvolvendo a fala. Mas, o fator determinante para que a comunicação entre as pessoas acontecesse, de fato, foi com a criação da escrita, há quatro mil anos atrás. Através das letras, palavras e frases, os seres humanos conseguiam não apenas deixar registros mais “fáceis” de serem decifrados, bem como ajudaram a si próprios durante o momento de estabelecimento de comunicações entre os seus iguais.
Um dos produtos da escrita foi, justamente, a literatura, que passou a representar não somente o modo de pensar das pessoas, mas, também, transmitir ao leitor ideias, modos de ver o mundo, interpretar mais o planeta a sua volta, enfim. Uma porção de coisas, realmente. E, em se tratando de literatura, os autores lusófonos são os que mais são reconhecidos no mundo afora. Um deles é o conhecido e aclamado Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa
Nascido em Lisboa, durante o fim do século XIX, Fernando António Pessoa foi um aclamado escritor, dramaturgo, empresário, comentarista político e também tradutor. Teve uma vida bastante confortável, sendo parte da classe média de Lisboa. Porém, desde criança, Pessoa teve de lidar com momentos bastante difíceis em sua vida: aos 5 anos, seu pai morreu vítima de tuberculose. E, um ano depois, seu irmão mais velho vem a falecer por conta da mesma doença.
A Mudança
Depois de sofrer e pensar um pouco, a mãe de Pessoa decidiu que era hora de começar a vender alguns valiosos mobiliários, a fim de conseguir arrecadar algum dinheiro. Disposta a esquecer um pouco os traumas pelo qual viveu, a mãe de Pessoa decide se mudar para a cidade de Durban, na África do Sul, junto com Pessoa. E, assim, eles parte ate a cidade sul africana, onde Pessoa fazia parte da escola mais conceituada da região, sendo um aluno exemplar.
A mãe de Fernando se casou novamente, vindo a ter um outro filho. Percebendo que estava ficando em segundo plano, Pessoa decide sair de casa, assim que a família embarca para férias de um ano em Lisboa. Decidido a ficar por lá, ele se arrepende e volta, tempos depois de sua mãe retornar para Durban. Porém, ele viu que, realmente, não iria conseguir se adaptar nessa cidade, retornando de forma definitiva para Lisboa. Por lá, conseguiu ser uma figura expressiva no literário português, bem como, também, um grande empresário por abrir sua própria tipografia.
Morreu na década de 30, vítima de uma tuberculose, assim como o pai e o irmão.
Frases de Fernando Pessoa Sobre Amor
Para conferir algumas frases de Fernando Pessoa sobre o amor, confira o link a seguir:
https://www.pensador.com/curtas_frases_de_amor_de_fernando_pessoa/