Ta Ch’u: O Poder de Domar o Grande

          Neste hexagrama o trigrama “Criativo” é domesticado pelo trigrama “Quietude”. A diferença presente neste hexagrama em relação ao hexagrama 9, que é chamado de “O poder de domar do pequeno” está no fato que aqui, trata-se de duas linhas fracas sendo responsáveis por conter quatro linhas fortes, enquanto que no hexagrama 9 tinha-se apenas uma linha fraca domando outras 5 fortes, o que dá ao Ch’u uma característica de poder domesticador mais forte.

         O hexagrama não é de fácil interpretação, apresentando diversos sentidos, com estes variando dentro da idéia chave de conter, domesticar e sujeitar com firmeza. Na alegoria natural, têm-se a presença do céu, próximo as altas montanhas, passando a idéia de conter com sentido de união. Pensando-se nos trigramas, como o trigrama Kên mantém o trigrama Ch’ien em repouso, têm-se uma idéia de conter no sentido de sujeitar, deter.

         Como uma linha forte surge acima, passa a ter um sentido de governança de um sábio, que deve ser reverenciada e atendida, passando a idéia de deter no sentido de reverenciar e atender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.