K’un: O Receptivo

O hexagrama, formado por seis linhas abertas representa um poder maleável e receptivo (o Yin), representado pelo elemento terra. Este hexagrama representa o complemento perfeito do Ch’ien, sendo que eles não se combatem, mas sim se completam. Nas relações humanas, apresenta sentido de complementaridade, em relações entre homem e mulher, pai e filho.

O Receptivo tem tanta importância quanto o Criativo, porém o Receptivo produzirá resultados positivos quando for ativado e comandado pelo Criativo. Segundo os sábios chineses, o desequilíbrio se dá quando o ser receptivo tenta se igualar, colocar-se lado a lado com o Criativo.

K’un – O Feminino

Esse hexagrama se refere de maneira bastante incisiva ao feminino e a presença de suas características no meio da natureza. Por apresentar essa questão de complementariedade é também o princípio que gera a vida. Nesse hexagrama há a representação de um espírito que tem disposição para seguir o Poder Superior.

O Desafio da Receptividade

Algo interessante é que essa receptividade atribuída a K’un se refere a deixar que as coisas aconteçam naturalmente, sem força-las ou necessariamente buscar por elas. A não-interferência significa deixar que as pessoas cheguem e partam de nossas vidas por sua livre vontade. A proposta fundamental desse hexagrama é que possamos desenvolver nossa humildade e nos tornemos mais receptivos para com nossos semelhantes.

O que K’un tenta transmitir é que as atitudes alheias não podem ter poder decisivo sobre as nossas ações. Não devemos deixar que atitudes que fogem de nosso controle interfiram negativamente em nossas vidas e sentimentos. Infelizmente todos nós vamos conhecer pessoas que agirão de maneira desleal e agressiva. A resposta proposta pelo hexagrama K’un é não deixar que essa forma de ser nos domine, então devemos deixar os sentimentos de vingança de lado.

Mantenha o Coração Aberto

Por fim, K’un, nos diz para manter o coração sempre aberto para aqueles que erram, pois ninguém é incorrigível, essa pessoa pode fazer um exame de consciência e se dar de conta de que age de maneira prejudicial. Esteja sempre pronto para perdoar as pessoas que lhe fizeram mal de alguma forma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.