O I Ching é uma obra milenar chinesa que foi se desenvolvendo ao longo dos séculos e que representa uma porta de entrada para compreender os mistérios do universo. Para que seus conhecimentos possam ser assimilados é necessário que haja um longo período de reflexão e meditação. A obra está dividida em hexagramas sendo que cada um tem um significado, abaixo falaremos sobre Ch’ien; O Criativo que é o primeiro hexagrama.
Forma do Ch’ien
O primeiro hexagrama é representado por seis linhas inteiras, que representam força ativa e energia na forma primordial. Como o hexagrama é livre de fraqueza, representado pela força, sua essência é a energia, sendo representado pelo céu, passando a idéia de força ilimitada. O hexagrama engloba ainda o poder temporal, ou seja, a força para perdura no tempo.
A interpretação pode seguir dois caminhos: Quanto ao lado humano, representa a força e criatividade de sábios, capazes de governar e conduzir, estando elevados em relação aos demais. Levando para o lado das forças do universo, representa a atividade criativa, poderosa das Divindades.
Ch’ien – O Primeiro Hexagrama
O I Ching considera que o ser humano está situado entre o Céu e a Terra mantendo sempre um pé em cada um. Um dos objetivos da reflexão da obra é fazer com que o homem perceba que muitas vezes mantém uma ligação muito intensa com as questões da Terra deixando o Céu de lado.
Tudo o que existe no mundo exterior é resultado da atuação da realizada superior e por isso não se pode focar apenas no que é palpável as mãos. É fundamental manter um pé na terra e outro no céu para jamais se esquecer de sua existência superior e inferior. O hexagrama Ch’ien também faz referência a criatividade, nesse caso antes dela existir realmente.
Basicamente a criatividade é a resposta que damos para as situações difíceis que se apresentam em nosso dia a dia. Contudo, esse potencial criativo somente se desenvolve quando estamos abertos para ele. Aqueles que invocam O Criativo costumam ser atendidos satisfatoriamente tendo uma solução apresentada em sua mente como se fosse o final de um filme.
Processo de Perseverança
Somente é possível invocar o hexagrama Ch’ien com sucesso após processo de perseverança. O nascimento da criatividade para I Ching é semelhante ao processo de crescimento de uma planta que começa como uma semente que deve ser regada para que se ganhe comprimento e aparência. O tempo é a chave para que essa capacidade criativa seja desenvolvida.