O ser humano é um dos seres vivos mais complexos que existem no planeta, não é mesmo? É que, em comparação aos demais animais, nós temos o dom de poder raciocinar, transformando tudo o que tem a nossa disposição em coisas boas para nós mesmos. Se não fosse a capacidade de raciocínio dos nossos ancestrais, provavelmente não teríamos nada do que usufruímos hoje ou, num cenário mais drástico, não estaríamos aqui hoje para contar história.
O homem, por conta de sua grande possibilidade de mudar o seu cotidiano utilizando o seu raciocínio conseguiu chegar muito longe, driblando fatos como a sua própria extinção. E isso não foi tão difícil de ocorrer: durante uma das eras glaciais que o planeta Terra passou, a diminuição em massa de seres humanos no planeta derrubou o número para apenas dois mil humanos vivendo em todo o planeta.
Porém, em um aspecto não é somente o ser humano que leva vantagem, embora ele leve isso a um patamar bem maior: o amor. E, aqui em nosso artigo, iremos falar um pouco mais sobre esse sentimento que, em alguns casos, é muito intenso a ponto de causar problemas para a saúde e o bem estar das pessoas. Vamos lá?
O Amor
O amor, de uma forma mais técnica, é descrito como um sentimento intenso de afeto demonstrado de uma pessoa ou um animal para outrem de mesma ou diferente espécie. Ou seja, a relação entre duas pessoas pode estar carregada de amor ou não. Podemos dizer também que a relação de cumplicidade entre o ser humano e o seu animal de estimação, como um cachorro, por exemplo, também pode ser considerado como amor.
Não há palavras exatas que possam definir o que é o sentimento de amor. De acordo com alguns especialistas, há diversos níveis de amor , que pode ser o amor entre irmãos, entre os animais (como já explicitado acima), amor fraterno, amor paterno e materno, amor à vida, entre outras coisas mais.
A palavra amor tem origem do latim “amor”, no qual o significado é o mesmo que é remetido até então: o sentimento de afeto entre as pessoas. Vale lembrar que nem sempre o amor é um sentimento mútuo, ou seja, uma pessoa pode demonstrar um certo amor por alguém, e este alguém pode não corresponder o mesmo sentimento.
Tipos de Amor
Como você já deve ter percebido anteriormente, não é uma tarefa fácil definir o que é o amor, já que ele pode ser diferente de ser vivo para ser vivo. Mas isso não impede a definição dos mais variados tipos de amor, como você pode conferir a seguir:
O amor físico tem relação mais íntima entre duas pessoas, que demonstram afeto entre si e elementos físicos chamam bastante a atenção. Nesse caso, uma forte ligação afetiva é detectada, bem como, também, uma ligação sexual é observada, não sendo um fator determinante, entretanto. Esse tipo de amor é simbolizado com um coração atravessado por uma flecha, na qual o anjo cupido é considerado a figura mitológica que representa esse sentimento.
O amor à Cristo revela uma nova face desse sentimento, que é o de caráter religioso. Ou seja, o amor por figuras mitológicas demonstra o poder de devoção que as pessoas passam a sentir por essas figuras. Logicamente que esse tipo de amor remete a todos aqueles que nutrem um sentimento especial pela religião a qual professam e se identificam. Esse tipo de amor é conhecido por ágape, que, em outras palavras, remetem a uma incondicionalidade, sem exatidão e único. Por não exatidão, quer dizer que é impossível descrever com palavras concretas esse tipo de amor.
Fraternal, Platônico, Verdadeiro, Próprio e Incondicional
Porém, vale a pena lembrar que o amor nem sempre está condicionado a apenas entre duas pessoas. Um exemplo disso é a pessoa que dedica seu tempo a tocar projetos sociais e voluntários, bem como, também, praticar a caridade, tal como dispor do seu tempo para alimentar pessoas que não têm condições econômicas para isso, ensinar pessoas carentes, entre muitas outras coisas. Nesse caso, o tipo de amor é o fraternal.
No caso do amor platônico, este está relacionado com o amor que uma pessoa sente pela outra, mas que é tão difícil que algo seja retornado à ela, ou seja, a reciprocidade, que ela considera que esse é um amor impossível de se acontecer. Podemos supor aqui, o amor que uma pessoa sente por um artista ou pessoa famosa: é bem difícil que essa pessoa consiga expressar o amor pela outra, e essa outra retribuir.
O amor verdadeiro está relacionado com aquela pessoa que tem a certeza definitiva de que tem muita afeição pela outra, fazendo tudo o que for possível para que ela possa ficar bem, sem esperar nada em troca.
Porém, há aqueles casos onde a pessoa tem um grande apreço por si mesma, sempre colocando os seus interesses e o seu bem estar como prioridade, não se importando muito com as demais pessoas. Nesse caso, o amor próprio é o nome correto para definir esse sentimento. Inclusive, esse tipo de amor é sempre colocado para cima quando uma pessoa está passando por algum problema de relacionamento com outra pessoa. As pessoas que estão mais próximas dessa que está passando por problemas tentam fazer com que ela tenha um amor próprio maior em relação ao outro, para que esta possa se recuperar mais facilmente de uma desilusão amorosa, por exemplo.
Por fim, chegamos ao tipo de amor que é um dos mais verdadeiros existentes: o amor incondicional. Nesse caso, a pessoa realmente ama a outra, independente de qualquer coisa que ela possa fazer ou ter. Ou seja: não importa se a pessoa é rica, se é pobre ou se tem algum problema específico: a outra pode amá-la do jeito que ela for.
Mensagens de Reflexão de Amor
Quando uma pessoa ama a outra é bem provável que esta goste de fazer com que isso fique bem claro entre elas em uma relação. Para isso, presentear essas pessoas com coisas físicas ou com mensagens em relação ao amor é uma coisa muito comum. A seguir, um link com várias mensagens amorosas para você conferir:
o amor é o verdadeiro sentido da vida
tudo depende do amor, tudo depende de DEUS.
o amor verdadeiro e um grande privilegio ke Deus nos pode conceder