O Amor
Tecnicamente o amor é o que leva a pessoa a desejar tudo de melhor para outra, querendo sempre estar presente. Chega a ser muito discutido por cientistas se realmente existe, ou é apenas alguma atração física criada principalmente pelo animais mamíferos.
Já outros pesquisadores de outras áreas como a psicologia, é afirmado que o amor deve ser aprendido durante a vida e construído.
“Se quisermos aprender como se ama, devemos proceder do mesmo modo por que agiríamos se quiséssemos aprender qualquer outra arte, seja a música, a pintura, a carpintaria, ou a arte da medicina ou da engenharia“. Diz o psicólogo Ercih Fromn.
O amor também pode ser muito ligado as religiões, no cristianismo mesmo a frase “ Deus é amor” é muito utilizada e repassada para os seus fiéis.
O amor é um sentimento muito comum para todos, muitas vezes não sabemos se realmente o que estamos sentindo é amor, por ser um sentimento muito intenso e um tanto difícil de se entender e vivenciar.
Sempre o que amamos, temos que ter consciência de que pode ir embora, ou até mesmo falecer. E por isso que o amor se torna quase uma arma contra as pessoas, pois se algo que amamos sofre alguma coisa, ou então decide partir sentimos como se fosse a pior dor do mundo invadindo nosso peito.
Amor de família talvez seja o mais saudável e intenso que conseguimos viver a vida toda e que mesmo com as desavenças e problemas internos, na maioria das vezes, são os mais fácil de ser mantidos intactos e mais presentes. Infelizmente, também se torna a pior perda de todas quando chega a falecer, passamos dias, meses ou até mesmo anos e em alguns casos nunca paramos de sentir saudades e querermos a pessoa de volta em nossa vida.
Amor pelos animais é muito interessante, pois o tempo todo sabemos que ele possui uma vida mais curta do que a nossa, porém mesmo assim criamos um laço, um amor genuíno até que a velhice do bichinho chega, ou então alguma doença e assim o perdemos e temos novamente que lidarmos com o aperto no coração. Pelo menos conseguimos adquirir outro animal de estimação, pode não ser a mesma coisa do antigo, mas com certeza vamos criar um amor por ele assim como pelo outro.
Amor de amigos é muito bonito, são aqueles que faríamos tudo que pudéssemos para vermos felizes e para que continue ao nosso lado. Não precisa estar perto, não precisa ver todos os dias, mas sabemos que não muda, quando vamos atrás e a conversa flui como sempre, quando podemos contar do mesmo jeito que contávamos antes. Existe muito casos de amigos se perderem com o tempo devido a mudanças, a brigas, a outros relacionamento e outros fatores que muitas vezes poderiam ser todos superados.
Quando perdemos um amigo, sentimos falta dos conselhos, das conversas, das risadas da companhia para fazer muitas coisas que as vezes se vermos hoje não passavam de bobeiras, mas que na companhia da pessoa era melhor.
Mas talvez o amor que mais doa quando perdemos, é a dor de um relacionamento. O amor de um relacionamento se baseia em muitos propósitos de vida, as pessoas imaginam muito da sua vida com a pessoas, tudo se torna diferente, sua rotina é inteiramente planejada para que o relacionamento dê certo.
E então algum problema acontece, antes mesmo de terminar tudo já fica desestabilizado e dor começa a surgir no peito. Quando o termino vem, a falta daquela pessoa vem, a saudade dos momentos, a sensação de estar perdido por não ter mais a pessoa em seu dia-a-dia.
Isso ocorre em todos os tipos de relacionamento, aqueles mais curtos tendem a ser mais fácil para superar, quanto mais longo mais difícil voltar a viver sozinho. Porém a vida é muito curta e a necessidade de desapegar é extrema.
Se realmente não for dar certo, não faz sentido ficar remoendo o passado enquanto os momentos da vida estão passando na frente e não fazemos nada. O desapego tem que partir de dentro, tem que vir com a vontade de começar de novo, de esquecer o passado e aprender a viver outras experiências.
Nesse momento os amigos são muito importante, eles precisam dar suporte e ajudar quando a tristeza bater. Para começar de novo é necessário que saia, conheça novas pessoas, busque coisas que te deixam realmente feliz e tente o máximo possível não pensar no que já foi.
Por isso hoje em dia existe muita frases que as pessoas que estão passando por processo de desapego tentam sempre refletir em cima e buscar segui-las, algumas delas são:
“Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!” Fernando Pessoa
“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.” Rubem Alves
“Não é falta de saudade, é desapego. Não é falta de amor, é a certeza do tempo esgotado. Não é falta de interesse, é uma profunda ocupação com a minha própria vida. Não é mágoa, é indiferença. Não é exagero, é escolha.” Marla de Queiroz