Os provérbios são ditos populares existentes em todas as culturas, eles são determinados por frases e expressões que tem o fim de transmitir aqueles que acreditam neles conhecimentos sobre a vida, família, amizade, amor, dentre muitas outras coisas. A maioria dos provérbios tem sua criação em tempos muito antigos, nota-se como eles transmitem alguma verdade pelo fato de se perpetuarem ao longo dos anos e através do tempo. No Brasil há diversos provérbios que ouvimos durante o dia a dia, e em outros países as coisas funcionam exatamente como aqui, são frases que ensinam sobre aspectos da vida e já estão enraizadas em nossas cabeças, isso se dá pelo fato de além deles serem passíveis de conhecimento, possuem lógica em suas citações.
No Japão há uma tradição muito intensa de provérbios, a maioria deles tem criação anônima pelo fato de serem escutados já a muito tempo pela população, sendo passados de geração por geração, se tornando algo comum. Os provérbios vindo do Japão são bastante populares no mundo todo, apesar de terem tido suas origens nos primórdios desse país, alguns deles hoje são facilmente escutados por outras terras. O Japão é país rico em belezas naturais, principalmente em suas zonas rurais onde é ainda mais comum o uso de provérbios, por isso neles são usados bastante referencias a natureza, fazem algumas analogias com a terra, as árvores, o rio, e até com as pedras do país. O provérbio nunca é somente uma frase pronta, ele tem um significado a mais, um toque poético, uma ligação filosófica dentre outras características marcantes. Os provérbios japoneses tem uma característica bem forte que se assemelha a cultura daquele país, assim como a cultura discreta são os provérbios, eles possuem em sua maioria poucas palavras, deixando espaço amplo para a interpretação pessoal e a imaginação. Abaixo vamos conhecer alguns provérbios japoneses que falam sobre a família.
“Coisas de família, em família devem ficar.” (Provérbio Japonês)
Esse provérbio refere-se a como algumas coisas mais pessoais devem permanecer somente com aqueles que mais confiamos, fatos ocorridos dentro de uma família não devem ser de conhecimento de todos. Como o país tem como sua característica serem mais reservados, o provérbio fala sobre isso.
“As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas.” (Provérbio Japonês)
Esse provérbio não fala diretamente sobre a família, porém pode ser aplicado num contexto familiar, nota-se que ele quer dizer que as dificuldades parecem maiores se vistas de longe, e quando as analisamos, vemos que é possível supera-las.
“Um pássaro nunca faz seu ninho em uma árvore seca.” (Provérbio Japonês)
É preciso entender que em uma casa vazia, sem amor, sem alegrias, sem que todos os membros da família busquem sempre uma casa repleta de sentimentos, não é possível ali enxergar o prazer da vida. Já uma casa repleta de boas coisas e sentimentos, ali será considerado uma família, um local acolhedor, um local que possa chamar de ninho.
“Endireite o galho enquanto a árvore é nova.” (Provérbio Japonês)
A personalidade e o futuro dos filhos é definida quando eles ainda são jovens, e quando ainda é possível manuseá-los, depois de velhos eles já não demonstraram mais respeito ou vontade de agradar os pais. Por isso, eduque o seu filho da melhor forma quando ele ainda tem anseio de aprender as coisas boas que você pode lhe passar.
“Aprenda um lição por dia. Em um ano terá aprendido 365 lições.” (Ditado Japonês)
Esse ditado passa a lição de como podemos aprender e aproveitar mais os dias que vivemos, por isso não desperdice sequer um dia de sua vida, para que no fim possa acumular um montante de coisas boas.
“Se quiser conhecer um cavalo, monte nele; se quiser conhecer uma pessoa,conviva com ela.” (Provérbio Japonês)
Ninguém te conhece melhor que seus familiares, que tem a oportunidade de conviver com você, por isso sempre tente fazer o seu melhor para que todos conheçam o seu melhor lado.
“A vida dura uma geração, um bom NOME dura para sempre.” (Provérbio Japonês)
Provérbio esse que tem como finalidade falar sobre a importância do nome familiar e do respeito que deve-se ter a ele, pois aqueles que ficarem conhecidos como boas pessoas, e o nome se perpetuar através das gerações, se tornam eternos.
“A reputação de mil anos pode ser determinada pelo comportamento de uma única hora.” (Provérbio Japonês)
Os japoneses prezam muito pela imagem pessoal, e pelo nome familiar, por isso eles acreditam que pequenos atos “ruins” podem acabar com a reputação de uma pessoa e até mesmo de toda a família dela.
“A gente tropeça nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.” (Provérbio Japonês)
Mostra que muitas vezes os problemas pequenos é os que consideramos mais difíceis de resolver, pois no primeiro momento eles parecem não nos afetar, logo após eles se tornam barreiras em nossos caminhos. Já os problemas grandes são tão aparentes que acabamos por resolve-los logo.
“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.” (Provérbio Japonês)
Essa é uma frase muito conhecida nas redes sociais, ela diz respeito ao fato do esforço pessoal que cada individuo deve ter, e que em algum momento suas ações serão recompensadas e seu esforço valerá a pena.
“O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.” (Provérbio Japonês)
Sobre orgulho, e como aqueles que conseguem admitir seus erros, pedir desculpas, tentar uma forma de reconciliação deixando o orgulho de lado são mais fortes e bem resolvidos que aqueles que permanecem em sua opinião primária, contrariando argumentos e não aceitando as visões alheias a dele.
“Caia sete vezes; levante-se oito.” (Provérbio Japonês)
Por mais que a vida possa lhe dar rasteiras, você deve voltar a se levantar, superar os seus problemas, no seu trabalho, na sua família e em todos aspectos de sua vida.
“A felicidade vive na casa de quem sempre sorri” (Provérbio Japonês)
Um lar alegre proporciona felicidade a todos os moradores dele.