Frases De Fernando Pessoa Sobre Amizade

Não é novidade para ninguém que a literatura é um dos passos mais importantes que uma pessoa começa a dar em sua vida: a partir do momento que ela começa a procurar ler, seja o que for, ela começa a abrir a sua mente para uma porção de coisas: ela passa a ter um vocabulário melhor, passa a ter mais atenção a tudo o que tem a sua volta, bem como, também, ajuda a ter uma dicção ainda mais satisfatória.

E não é a toa que a literatura acompanha o ser humano há mais de quatro mil anos atrás, quando a escrita foi inventada. Aliás, a invenção da escrita nada mais foi do que um passo natural do ser humano, que conseguiu perceber que poderia se comunicar mais facilmente com as pessoas além de usar a linguagem para isso.

Desde a invenção da escrita, o ser humano passou a produzir uma grande gama de documentos, que ajudaram a historia a se situar e a entender mais sobre o que estava acontecendo com os povos antigos, decifrar problemas que possam ter passado ou, até mesmo, atestar se existiam povos que foram extintos e a causa para essa extinção, enfim. As probabilidades são mais do que infinitas: são possíveis de acontecerem.

E, quando falamos em autores consagrados, nos vem a cabeça nomes como Willian Shakespeare, J.K Rowling, Fernando Pessoa, entre outros. Mas, em se tratando de língua portuguesa, o número de autores que são reconhecidos mundo a fora são imensos.

Podemos arriscar que a língua portuguesa é a que mais tem autores consagrados em todo o planeta.

Fernando Pessoa, já citado anteriormente, é um deles Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre ele, bem como, também, algumas frases do autor sobre a amizade. Confira:

Fernando Pessoa

Nascido em Lisboa, no fim do século XIX, Fernando Antônio Pessoa foi um grande escritor, dramaturgo, tradutor, empresário e comentarista político português. Seu legado é até hoje lembrado em todas as esferas literárias, por conta de sua inteligência e personalidade que eram aplicados em suas obras.

Pessoa é provinda de uma família de classe média alta, tendo todo um aparato bastante significativo enquanto era uma criança. Porém, apenas poucos anos depois de seu nascimento, a primeira tragédia familiar vem a acontecer: seu pai morre. Ainda sem se recuperar, o irmão mais velho de Pessoa também vem a falecer um ano depois.

O problema não abalou somente o psicológico de sua família, mas também a situação financeira: depois que o pai de Pessoa morreu, sua mãe não sabia como iria se virar para sustentar a família. Assim, decidiu vender a mobília de sua casa, que era bastante valiosa e encontrar uma nova cidade para poder se estabelecer, além de respirar ares puros depois dos acontecimentos fatais em sua família.

Logo ela ouviu falar de uma cidade localizada na África do Sul, chamada Durban. Depois de pesquisar sobre, ela decidiu levar sua família para Lá. E Pessoa acompanhou sua mãe, que o colocou em uma das melhores escolas de todo o país, que ensinava em inglês. Por conta disso, Pessoa passou a dominar duas línguas, que era o português e o inglês. Posteriormente, foi em inglês que Pessoa escreveu a sua primeira obra, sempre utilizando pseudônimos. O pseudônimo nada mais é do que um nome que os autores escolhem para poder dar autoridade a um livro ou qualquer outra obra de arte.

Geralmente, fazem isso para não serem responsabilizados diretamente por alguma coisa. Um exemplo disso foi a novela Xica da Silva, que foi produzida e exibida pela extinta TV Manchete em 1996 e 1997. O autor da novela era Adamo Angel. Porém, esse era o pseudônimo do grande autor de novelas Valcyr Carrasco, que estando em contrato com o SBT, não poderia realizar esse trabalho diretamente.

Voltando a Pessoa, ele se destacou em seus estudos, sempre sendo um dos primeiros alunos da turma, por conta de seu comportamento e das suas notas. Depois disso, a mãe de Pessoa decidiu matriculá-lo em uma escola preparatória, com Pessoa já entrando na fase adolescente. Ele repetiu o feito e se manteve como um dos alunos referência da instituição.

O Retorno Para Lisboa

Cidade Portuguesa de Lisboa

Cidade Portuguesa de Lisboa

Anos depois de deixar Lisboa,  a mãe de Pessoa decide voltar para a cidade, para passar férias de um ano. Pessoa acompanhou sua mãe e assim permaneceu por lá. Nessa altura do campeonato, ela já tinha encontrado um outro homem e estava casado com ele. Vindo a ter filhos, Pessoa começou a perceber que já não tinha toda a atenção para si. Isso o fez ficar pensativo e, um ano depois, quando sua mãe resolveu voltar para Durban, ele decidiu permanecer em Lisboa. Porém, isso não durou muito tempo, com Pessoa voltando para Durban alguns meses depois.

No entanto, Pessoa estava decidido a não ficar mais sob a tutela da mãe. E, depois de um tempo, resolveu voltar, em definitivo, para Lisboa, ficando por lá até a sua morte. Enquanto estava em Lisboa, descobriu que sua avó havia falecido, porém tinha lhe relegado uma boa e grata herança. Isso motivou e muito o escritor a abrir uma pequena tipografia, para poder atender aos seus anseios de escrever. Com isso, ele começou a ter uma independência em relação a lançar as suas produções e trabalhos de outros escritores.

Morte

Morte de Fernando Pessoa

Morte de Fernando Pessoa

Porém, a  vida de Fernando foi bastante passageira. A partir de 1930, ele começa a ficar seriamente doente, sendo que não consegue se recuperar totalmente e por fim, em 1935, o escritor morre, deixando um grande legado em relação as suas obras. Uma das maiores admirações das pessoas em Fernando é que ele tinha o grande dom da tradução: ele conseguia fazer com que as suas emoções ficassem claras tanto nos livros originais quanto em suas traduções. Ou seja, era, de fato, um escritor com alma para o que fazia, fazendo com uma grande perfeição.

Frases

Atualmente, suas obras são alvo de estudo por todo o planeta praticamente, principalmente em Portugal e no Brasil. Para conferir algumas frases sobre amizade do autor, confira o link a seguir:

https://www.pensador.com/frase_de_amizade_fernando_pessoa/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.