O amor é um sentimento que está presente em, praticamente, todo o mundo. Isso porque, tal sentimento é o que faz cada ser vivo ter um apreço pelo seu semelhante ou, até mesmo, pelo seu diferente. Por exemplo, em uma amizade entre um cão e o homem, podemos notar que, entre eles, há uma cumplicidade e todo um carinho envolvido, o que pode , claramente, provar que o amor existe em várias formas.
Apesar de sua existência em várias formas, muitas pessoas acreditam que o amor somente existe em uma relação que envolva conjuntura carnal entre as pessoas. Ou seja, com sexo no meio. Como você pode perceber, não é somente a isso que o amor está ligado. Esse sentimento possui toda uma complexidade que intriga os pesquisadores e cientistas. Filósofos e pensantes antigos acreditavam, ainda, que o amor nada mais significava que um transtorno mental que deveria ser combatido à todo o custo.
Hoje sabemos que o amor não é um transtorno de ordem mental, mas sim, um sentimento que é bastante agradável aos seres vivos, principalmente aos humanos, que são racionais e entendem como ninguém como é o prazer de amar outrem. Esse sentimento fica ainda melhor quando a pessoa para quem é direcionado o amor consegue ser recíproco, o que contribui e muito para uma relação de amizade ou, se for o caso, um enlace romântico.
E, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse sentimento bastante adorado pelas pessoas, bem como algumas mensagens de como amar de maneira saudável e pacífica. Vamos lá?
O Amor
Do latim “amore”, o amor, como já dito acima, é um sentimento presente nos seres vivos que faz despertar o sentimento de felicidade em um ser vivo, que deseja que outra pessoa ou coisa também sinta essa emoção. Também pode significar que uma pessoa quer ver o bem de outra, mesmo que essa pessoa não seja recíproca ou, simplesmente, nem queira saber das opiniões da pessoa que a ama. Isso geralmente é muito triste por quem nutre um amor por esse tipo de pessoa, já que, como não será correspondido, pode trazer sentimentos negativos, como o de fracasso e derrota. Ultimamente, nas redes sociais, os famosos “memes”, que são imagens transformadas em virais, os casos onde o amor sentido por uma pessoa não é “recíproco” é satirizado em forma de várias piadas, como, por exemplo, uma pessoa ser taxada de “trouxa” por gostar de uma pessoa, mas essa mesma pessoa não dar atenção para esse sentimento exposto pela outra. Por conta disso, posts com dizeres parecidos com estes “coisas produtivas que fiz hoje: ser trouxa” em tom irônico, abarrotam as redes sociais das pessoas, como o Instagram, o Facebook e o Twitter, sendo essa última rede social considerada a “mina de memes” da internet.
Voltado a falar do amor, esse sentimento apresenta um mecanismo biológico, que é regrado pelo sistema límbico, que nada mais é do que o centro das emoções, presente nos mamíferos e, talvez, segundo pesquisas, em aves. Carl Sagan, famoso físico estadunidense, creditou aos mamíferos a invenção do amor, já que os seres humanos, em sua visão, eram os únicos a exercer o amor de forma mais complexa e completa.
Enquanto alguns dizem que o amor é um sentimento que aparece espontaneamente e pode ou não durar, alguns pesquisadores, como o psicólogo Erich Fromm, acreditam que o amor não surge de forma espontânea, mas sim, depois de um trabalho de “construção desse amor, sendo por forma de conhecer e se relacionar com as pessoas, e, depois aprofundar tais relações. E, com o tempo, o amor vai se tornando mais forte, a medida que a pessoa for “edificando” esse amor. Essa construção é defendia por Fromm por considerar que o amor é muito mais que um sentimento de seres vivos, sendo uma verdadeira arte. Eles dizem que, se queremos amar de uma forma descomunal, devemos trabalhar da mesma forma que quisermos aprender uma música, uma matéria de matemática ou estudar história. Ou seja, para se alcançar, cada vez mais, o amor em toda a sua complexidade, é necessário passar por um processo de aprendizagem, tal qual as atividades que necessitam de um tempo maior de estudo.
Como já dito inicialmente, o amor não se traduz apenas em uma relação entre os seres vivos, como amizade ou enlace romântico, mas esse sentimento também são pontos – chave em algumas religiões. O Cristianismo, por exemplo, utiliza desse sentimento para mostrar ao povo sobre a fidelidade de Deus, que é a divindade máxima e venerada pelos cristãos, apresenta aos seus fieis. O lema “Deus é amor” está presente em todas as suas vertentes religiosas, como o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa. É bom lembrar, contudo, que o sentimento de amor não está relegado somente à religião Cristã, mas, sim, a várias outras no planeta.
Mensagem de Amor
Com tantas definições de “amor” por aí, fica difícil pensar em uma mensagem sobre esse que é um dos mais nobres sentimentos que um ser humano pode ter para com os outros. Falar que ama alguém ou alguma causa somente não basta para que as coisas permaneçam saudáveis. É necessário colocar a mão na massa, para mostrar para as outras pessoas que você realmente se importa com elas e quer sempre o bem para elas. É por conta disso, muitas vezes, que esse amor não consegue ser mostrado às outras pessoas, já que, muitas se reservam no direito de somente expressar o amor por meio de palavras e declarações, mas sem, de fato, trabalhar para que isso seja realizado. Nesse sentido, o pensamento de Fromm faz sentido, já que o amor só é pleno quando é edificado, e não deixado a mercê do tempo para que ele o molde.
Um dos exemplos de pessoas que vêm trabalhando para fazer com que o amor atinja a todas as pessoas é a figura do papa Francisco. Com seus discursos e ações –como passar o seu aniversário junto com pessoas à margem da sociedade- o simpático pontífice vem mostrando ao povo, o real significado de amar.
lindo