Salmo Dominical

O livro dos salmos é um dos livros bíblicos, que é dividido em 150 capítulos. Os salmos são cânticos, ou poesias religiosas, que foram inicialmente criados e reproduzidos de forma oral, e depois transcritos para a Bíblia Sagrada.

Não se sabe exatamente o período que os salmos foram escritos, mas acredita-se que há um período longo de autoria de todos eles, de cerca de 1000 a.C até 333 a.C.

Alguns salmos são considerados proféticos, já que previram vários eventos futuros, sendo um dos mais conhecidos a vinda de Jesus Cristo a terra, muitos anos antes de isso ocorrer.

Quem São Os Autores Dos Salmos?

A maioria dos salmos foi escrita pelo rei Davi, mas de uma parte deles não se conhece ao certo os autores. Algumas pessoas chamam os salmos de salmos do rei Davi devido a sua autoria de quase metade deles. Foi possível obter os seguintes autores a partir de várias versões da escritura sagrada, sendo eles:

  • Rei Davi: possui autoria de 73 salmos;
  • Filhos de Coré: acredita que escreveram 11 salmos;
  • Asafe: possui autoria de 12 salmos;
  • Hemã: possui autoria de um salmo;
  • Salomão: possui autoria de dois salmos;
  • Zacarias: possui autoria de um salmo;
  • Esdras: possui autoria de um salmo;
  • Ezequias: não se sabe exatamente quantos salmos são de sua autoria.
  • O restante dos salmos possuem autoria anônima.

Na organização da Bíblia, os salmos são distribuídos por sua relevância, e não de maneira cronológica, ou seja, os salmos apresentados primeiro tem uma maior relevância dentro da escritura sagrada, alguns outros livros bíblicos têm a sua distribuição de maneira cronológica.

Durante o tempo de Jesus, ele cantou e citou vários tipos de salmos, e essa tradição se seguiu ao longo dos séculos, se tornando uma maneira de demonstrar a sua devoção a Deus.

Durante as celebrações dominicais, sempre é cantado um salmo, cada dia litúrgico tendo o seu salmo próprio.

Significado dos Salmos

Bíblia Aberta

Bíblia Aberta

Muitas pessoas buscam o significado das palavras contidas na Bíblia Sagrada, isso por que algumas vezes a escritura pode estar representada por meio de metáforas, outras vezes as palavras podem ser de difícil entendimento.

Os salmos possuem diversos significados, variando de um para outro. Alguns deles falam sobre cura, sobre sentimentos, sobre proteção a família, sobre conquista de determinados bens ou sentimentos, relacionados a casamento, dentre diversos outros.

Qual É a Importância Dos Salmos?

Muitas pessoas podem não entender o porquê dessas orações são importantes, mas os salmos como conhecemos tem como sua principal função aproximar a humanidade e o mundo celeste.

Cada um dos salmos selecionados passa uma mensagem muito importante, ensinando a quem estiver lendo e o aproximando do Senhor. É possível dizer que eles compõe algumas das orações mais poderosas já escritas pela mão do homem, e com certeza fortalecem a fé de quem os utiliza.

Os Salmos Mais Conhecidos E Bonitos Da Bíblia

Existem alguns salmos que são mais citados que outros. Vamos acompanhar abaixo alguns deles:

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmos 23:2)

“O senhor é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1)

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4)

Salmos 23-4

Salmos 23-4

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:3)

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmos 23:6)

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” (Salmos 23:5)

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o senhor o livrará no dia do mal.” (Salmos 41:1)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1)

“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” (Salmos 133:2)

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.(Salmos 46: 1,2)

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” (Salmo 20:7)

Salmo 20-7

Salmo 20-7

Esperei ansiosamente pelo senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40:1)

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.(Salmos 126:5,6)

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. (Salmo 62:1,2)

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará..”(Salmos 91:1)

“Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” (Salmos 91: 4-7)

A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça.”  (Salmos 37:3)

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre.” (Salmos 91:1)

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” (Salmos 37:23-24)

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!” (Salmos 1:1)

Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.” (Salmos 17:5)

“Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.” (Salmos 17:7)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bíblica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.