Valorize os Seus Semelhantes

Para valorizar o próximo primeiramente deve-se compreender significados de algumas palavras, para que assim podendo aplica-las com o semelhante exista realmente a valorização.

Empatia

Quando nos preocupamos com os sentimentos dos outros, possuímos a empatia. Que também significa tentar entender o lado da pessoa e os sentimentos que ela sente , mesmo que não sentimos igual. Podendo então lidar com a situação mais facilmente e ajudar o próximo.

Respeito

É um sentimento positivo que sentimos em relação a uma pessoa que possui ideais diferentes aos nossos, sendo referentes a política, a religião, culturas e tradições e outras temáticas de posicionamento forte. O respeito pode vir também é determinada situação corriqueira do dia-a-dia, como dar preferência para idosos.

O respeito pode ser uma questão apenas de consideração, ou então por realmente gostar e compartilhar das ideias. Por isso muito é dito sobre ser rude ao ouvir opiniões diversas. A tolerância não é a mesma cosia que respeitar, ela é superficial e simplesmente não traz nenhum sentimento positivo de empatia pela pessoa.

É considerado um dos cinco valores morais fundamentais de acordo com Jonathan Haidt. Por isso as pessoas precisam ser olhadas com menos julgamentos em busca de entender o porquê dela adotar esses pontos de vista, não querendo simplesmente mudar a visão da pessoa.

“O conhecimento superficial sobre um assunto é a causa do preconceito, justificativa para a ignorância. (Evan do Carmo)”

Igualdade

Lembrar sempre que somos todos iguais perante a sociedade, mesmo cada um possuindo suas próprias limitações. Ter mais dinheiro, um corpo diferente, uma cor de pele mais escura não muda o valor da pessoa para a sociedade. Muitas vezes fazemos julgamentos preconceituosos sem ver, pois já está enraizado em nosso dia-a-dia. Dando uma falsa primeira impressão ao se ver alguém simplesmente por ela possuir essa diferenças, como por exemplo, um menino negro de rua, logo se associa a um ladrão. Isso é muito comum, mesmo que a pessoa se diz não preconceituosa e que luta pela igualdade, o sentimento de proteção sempre fala mais alto.

Fraternidade

É um pensamento que deve ser recorrente em nossas mentes, porém tem que ser bastante claro que não precisamos abdicar das nossas coisas para conseguirmos ajudar o próximo. Para todos os dias é preciso ter um sentimento que todos somos irmãos e que todos precisam de ajuda. Cada um ajuda o próximo como pode ajudar, não existe uma maneira certa e melhor de fazer uma bondade para o seu semelhante, se você não possui tanto dinheiro, uma doação de sangue, por exemplo, já ajuda milhares de vidas. Ou ainda mais simples, a sua companhia e um ombro amigo pode ser muito importante e eficaz para alguém que esteja com problemas.

Devemos instigar esse sentimento de fraternidade no maior número de pessoas possíveis, mostrando que os benefícios não são somente para o próximo, mas para si também. A comprovações cientificas que fazer o bem, faz realmente bem para o cérebro e o coração, por te deixar feliz ao ver outras pessoas felizes.

Perdão

É um valor que muitos não possuem, guardando rancor que coisas que aconteceram a muito tempo. Quando um perdão é verdadeiro as pessoas envolvidas conseguem viver melhor e seguir em frente. Em sociedade muito do perdão vão para as pessoas que precisam pagar por crimes cometidos, lembrando que ao saírem da prisão eles também precisam de um perdão sincero e assim novas oportunidades para recomeçar e assim ajudar outras pessoas.

“Se formos descrever todos os tipos ficaremos meses e não descreveremos tudo, eu só falo uma coisa antes de discriminar alguém, procure saber o que aquilo é de verdade antes de fazer o seu conceito evitando assim os falsos conceitos. (Paulo Vitor)”

Valores Morais

Imagine uma sociedade sem valores morais, seria totalmente um caos. A maioria desses valores são passados pela própria família desde pequeno. Depois a criança vai para a escola e aprende outros valores para viver em comunidade. Decorrente da trajetória de vida as pessoas vão aprendendo o que é certo ou errado. A religião também é uma forma de aprendizado de certos valores, são normalmente mais restritos.

Sem eles voltaríamos a um estado bem mais primitivo, onde qualquer problema seria resolvido com mortes, sem nenhum dos outros tópicos citados acima.  Os valores ajudam a manter o funcionamento correto da sociedade e tenta sempre passar por todas as barreiras para integrar todos os povos.

A valorização do seu semelhante deve ocorrer em todos os momentos, sempre se colocando no lugar da pessoa, e procurando saber como pode ser melhor para ela. Existe pessoas que se aproveitam da bondade das outras e fazem com que muitos desconfiem e procuram evitar ajudar. Por isso é mais uma questão de um exame de consciência, pensando em como você sente em relação ao próximo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reflexão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.