A Importância da Amizade

A amizade é uma relação não só humana, uma vez que é vista por outros animais também, principalmente por outros mamíferos. Baseada principalmente na questão da reciprocidade ela compreende diversos sentimentos e modos de agir com a outra pessoa, como a lealdade, o companheirismo, a solidariedade e o respeito.

É uma relação que a priori você pode esperar de tudo e sempre. Em uma boa amizade podemos contar com o outro sempre que necessário, mas apenas se você esteja disposto a se doar e a estar disponível sempre da mesma maneira, na mesma proporção. Caso contrário, isso não se configura como uma amizade. Isso porque o nível de uma relação para ser chamada de amizade deve apresentar características minimamente equilibradas entre uma pessoa e a outra. E uma vez que nós obtemos uma relação desse tipo, ela se configura como uma das coisas mais valiosas que você pode ter em sua vida.

Essa questão da valorização é muito importante, uma vez que atualmente temos relações que são muito passageiras, rasas e que na realidade acabam por servir de lição e cautela para uma próxima vez. A atualidade com a globalização e a expansão da mídia e dos valores superficiais favorece o interesse entre uma pessoa e a outra por coisas materiais, influências sociais e status. Ainda muitas pessoas acreditam na amizade dessa forma e demoram a perceber que isso não é uma amizade verdadeira, o que acarreta, no fim, muitas decepções e arrependimentos.

O fato de nós seres humanos não sermos perfeitos implica na questão dos erros, dos perdões e da tolerância. Essas duas últimas características são de fundamental importância em qualquer amizade. Amigo não é aquele que concorda com tudo o que dizemos e fazemos, mas que analisa as circunstancias e avalia, dando orientações e conselhos sobre nossas atitudes e sobre nossa maneira de pensar.

Sendo assim, eles são companheiros para auxiliar em nossa evolução e crescimento, seja pessoal, seja profissional. Além disso, quando as coisas não saem conforme planejamos, ali eles estão, prontos para apoiar, confortar e melhorar os aspectos que nos deixam tristes e desmotivados. Logo, uma pessoa que está contigo em todos os momentos de felicidade e alegrias, momentos de festas, celebrações, conquistas, mas que não se encontra presente nos momentos de tristeza, dá desculpas quando você pede algo ou te ignora quando você conta algo que lhe aflige e não se propõe a ajudar, não é um verdadeiro amigo. É alguém que certamente está se aproveitando de seus momentos felizes, tem algum interesse com relação a isso, mas não é seu amigo.

Não medimos ou não deveríamos mensurar a amizade. Além disso, a humilhação e a utilização de coisas pessoais com o propósito de te ferir ou machucar, também não deve ser considerado vindo de um amigo. Um bom amigo pede desculpas, ou então discute e conversa melhor em uma outra hora, na tentativa do perdão.


Milton Nascimento já dizia “Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração, mesmo que o tempo e a distância digam não…” e isso remete à questão da valorização e ao fato de que uma verdadeira amizade nunca muda com o tempo ou com a distância entre essas duas pessoas.

Embora as pessoas tendam a ter mais afinidade com outras pessoas parecidas com elas, há grandes amizades formadas por pessoas tão diferentes, mas que com o respeito e com o amor é como se essas grandes diferenças simplesmente não existissem. E esse é o fator inexplicável da amizade. É muito difícil tentarmos ser amigos de pessoas com quem simplesmente não temos essa conexão como temos com os amigos, por mais que essas pessoas, por exemplo, gostem das mesmas coisas, faça o mesmo trabalho, etc.

Cientificamente a amizade tem se mostrado muito importante para a felicidade e o bem-estar das pessoas. Isso porque ao observar pessoas extremamente inteligentes e bem-sucedidas profissionalmente, concluímos que elas não são consideradas realmente felizes se não tiverem um convívio social que não seja por obrigações sociais, como estudos e trabalho, por exemplo. É necessário para o crescimento humano e para uma melhor qualidade de vida, uma relação de amizade com alguns de seus semelhantes.

Isso porque a amizade é uma fonte de apoio, de compartilhamento de vivências, troca de experiências e conhecimentos, bem como de interesses, programas de lazer, demonstração de sentimentos bons e emoções.

Historicamente o ser humano necessita de um convívio com seu semelhante para evoluir e, se esse convívio for feito em forma de amizade isso fica melhor ainda, uma vez que dentro de uma relação amistosa tendem a haver menos competição, o que promove o crescimento de todos juntos.

Conseguimos viver sozinhos, mas não sabemos até quanto tempo e em que situação emocional e psicológica. Quando temos alguém para compartilhar tudo, sejam coisas boas ou ruins, ficamos bem melhores e, certamente, aumentamos nossa capacidade de irmos bem mais além.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Amizade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.