Reflexões de Natal Para a Família

  • O Verdadeiro Significado do Natal

Para muitos, o Natal é a data em que as pessoas distribuem presentes a quem amam, para outros, é a época de refletir sobre a vida e a relação com o próximo. Existem até aqueles que que vêem o Natal com uma época de ganhar um dinheiro extra. Os significados são muitos para uma data que simbolicamente apresenta o seguinte fato: o dia em que Deus colocou seu filho ao mundo, para ensinar aos povos os verdadeiros valores de viver em comunhão, de ser a melhor pessoa possível e de compartilhar o que temos com aqueles que não tem.

O dia 25 de dezembro é a data em que Jesus nasceu em uma manjedoura em Jerusalém. Acompanhado de seu pai de criação, José, e de sua mãe Maria, por ali ele permaneceu por alguns dias. Em seguida houve a chegada dos 3 Reis Magos, que guiados por uma estrela no céu, chegaram até o menino. Nesse curto espaço de tempo, já podemos levar conosco palavras como simplicidade, persistência, e solidariedade. A continuação da história é muito conhecida e se dá com Jesus sendo um garoto excelente e mostrando a todo o mundo o verdadeiro poder de Deus através de seus ensinamentos, quase sempre exibindo trechos da Bíblia.

Sabendo toda a trajetória de Jesus, deveríamos observar que o verdadeiro significado do Natal fica num rumo muito diferente do consumismo exibido pelas grandes marcas durante o mês de dezembro. O verdadeiro significado do Natal é a partilha, é a valorização da família, é seguir os ideais que Deus nos propõe (assim como os 3 reis magos fizeram), sem esquecer de valorizar nossa família, honrando pai e mãe, tal qual os 10 mandamentos escritos por Moisés nos ensinam.

Fica evidente que presentear aqueles que amamos é uma prática bonita e válida. Os 3 reis magos fizeram isso com o menino Jesus, e passaram os dias seguintes do nascimento de Cristo seguindo a estrela para levar os presentes. E é justamente daí que surgiu a tradição de presentear durante o Natal. Dar um presente, porém, não é uma prática para exibir o poder financeiro, nem muito menos para satisfazer o ego próprio, e sim para demonstrar a outra pessoa o quanto nos importamos com ela.

  • A Família Nos Dias Atuais

Hoje em dia temos os mais diferentes tipos de família: pai solteiro ou mãe solteira criam seus filhos, avós ou tios podem se transformar em pais, casais homossexuais também tem seus filhos, e até irmão se tornam pais muitas vezes. Uma vez que o padrão (mãe, pai e filhos) se abrange para um patamar muito maior, temos que tem em mente que o que realmente importa não é o padrão tradicional, e sim, a quantidade de amor que um ou maior seres humanos, podem transmitir para aquela pequena pessoa que ainda está se adaptando ao mundo. Subestimar o amor que vem de estruturas familiares diferentes talvez seja o erro master, cometido por algumas partes da sociedade.

Verdadeiro Significado do Natal

Verdadeiro Significado do Natal

Em contra partida, não podemos banalizar o valor da família. Destacado a importância dos diferentes padrões de família dentro do papel de molde de caráter e personalidade dos seres humanos, não resta dúvida para afirmar que todos os seres humanos precisam de uma família. Mesmo que não seja co-sanguínea, ter um grupo de pessoas para contar de maneira incondicional é muito importante. Muitas vezes nos vemos perdidos e desorientados, sem a menor perspectiva de vida ou mesmo sem ter condições de dar o próximo passo. A família se insere nesse cenário de maneira a nos prover o piso que não nos permite cair.

  • A Reunião dos Significados de Família e Natal

Nesse texto pudemos refletir um pouco sobre a Família, e um pouco sobre o Natal. Mas é possível estabelecer um paralelo entre os dois? Ou melhor, qual é a relação essencial entre Natal e Família?

Para essa pergunta temos de estabelecer conexões entre os pontos chaves da Família e do Natal. A Família é uma instituição clássica, talvez a principal existente no mundo. Dificilmente um ser humano que não tenha família (nenhum tipo de família), conseguirá passar dos primeiros testes submetidos pela vida.  Já o Natal é uma data importantíssima, com certeza a mais lembrada quando o assunto são datas religiosas, ou associadas a alguma doutrina espiritual.

O Natal no contexto familiar, vem para promover a lembrança do amor entre as pessoas.  Muitas vezes nos esquecemos, devido ao grande números de problemas que aparecem no dia a dia, que tudo que nos resta é o amor que nutrimos e recebemos daqueles que amamos. No fim da vida, nada além disso será aproveitado. A lembrança que deixaremos nas memorias daqueles que amamos, é a nossa única herança real. Com isso, o Natal e todas as vibrações que ele trás, é um grande ativador de compartilhamento de memórias, e principalmente de amor e carinho por todos aqueles que amamos. Isso porque o Natal trás consigo um espirito inconfundível de solidariedade, afeto e muito carinho por aqueles que nos circundam.

Natal em Família

Natal em Família

Outra conexão natalina no meio familiar é a imersão no amor de Deus. Celebrar o nascimento de Jesus Cristo com a família promove a união da família utilizando o plano de fundo mais bonito e espiritual (que é o amor de Deus), e além disso faz com que as pessoas individualmente se associem ao amor do pai. Estar em família comemorando o Natal, é exatamente o que Jesus tentava passar na maioria de suas palavras.  Só que a adaptação justa, seria que nossas famílias fossem maiores. Jesus queria que o mundo fosse uma só família, e que as pessoas passassem todos os dias ( e não só o Natal), em uma comunhão de sentimentos e bens que não é nada daquilo que enxergamos hoje.

Contudo estar em família em ao menos uma data, já é belíssimo e merece continuar acontecendo. Importante orar em conjunto pelas pessoas da família que não estiverem no recinto. Orar pelas pessoas do mundo que não tem família para passar essa data, ou mesmo pelas pessoas que até tem pessoas e família, mas que por motivos quaisquer se afastaram e estão sozinhos ou com quaisquer necessidades. Não esquecer dessas pessoas, e se possível convidar algum necessitado para a ceia é muito bonito, e importante para o crescimento enquanto sociedade espiritual.

  • Frases de Reflexão em Família Para o Natal (Para serem Lidas em Conjunto)

“Que nesse dia abençoado, em que nos juntamos todos para comemorar a mais bela data de todos os tempos, possamos fazer com que essa reunião e torne amor. Que amor aqui gerado permaneça em nossos corações, e que os nossos corações guiem nossas mãos em busca de fazer o bem. Que o amor de Deus passado a Cristo, seja nossa chave mestra. Feliz Natal a todos.”

“Nessa data estamos todos os anos reunidos, celebrando a magia do nascimento de Cristo e tudo aquilo que ele nos ensinou. Estar presente com vocês, que são as pessoas que mais amo, me faz estar atento a tudo aquilo que podemos mudar. Convido todos a refletirmos sobre os necessitados e pessoas de nossa família que não puderam estar aqui (1 minuto e reflexão). Que a partir de hoje sejamos mais solícitos aos chamados de Deus, que nos empenhemos mais em ajudar cada um daqueles que pedirem nossa ajuda. Feliz Natal a todos.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reflexão

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.