Dentes, Ter ou Não Ter
Sorrir é bom? É científico, sorrindo fazemos menos esforço facial do que quando estamos irados e/ou tristonhos. Sorrir dá medo? Em algumas pessoas sim, ou pelo menos é o que representam diante de uma máquina fotográfica. Adoro fotografar. Pensava outro dia sobre o desconforto de algumas pessoas quando eu pedia uma cara mais alegre ou um sorriso “para a posteridade”. Vários podem ser os motivos que levam uma pessoa a não sorrir, mas ter dentes é condição fundamental para sorrir alegremente, sem falsidade.
Dente. Dente é mais uma preciosidade que nos foi dada, para que cuidemos dela. Mas, fazemos por merecer? Está achando absurdo meu questionamento? Então vamos mudar o rumo da prosa. Vou deixar este exemplo e partir para outro.
O que está sob sua responsabilidade hoje, que você não está cuidando direito? O destino do planeta? O destino do seu, do nosso país? O destino de sua região? O destino de sua equipe de trabalho? O destino de sua família? O destino de seu “eu”? Perguntas de difíceis respostas, dependendo de seu grau de hierarquia para as mesmas.
Cuidar
Palavra pequena, mas de extrema importância. Como os dentes não cuidados adequadamente, tudo será corroído pelo tempo, pelas intempéries ou pelo descaso pessoal. O cuidado que deveríamos ter com nossas responsabilidades, sejam elas de cunho pessoal, familiar ou empresarial, deveria ser prioridade em nossas cabeças, para que a existência fosse mais justificada. Imagine que mundo legal seria o mundo onde cada um quisesse dar o melhor de si para que seu “semelhante” se sentisse o maior? Você já estudou progressão geométrica? Seria utópico pensar no bem do outro, se o bem voltasse para mim também? Seria utópico pensar que amor gera amor?
Acho que é utópico. Mais fácil é pensar na fala “doa a quem doer”.
A Família
Normalmente não somos obrigados a constituir uma família. Tomamos essa iniciativa até por ignorância das responsabilidades que assumiremos. Uma vez no circuito, acredito que o melhor é procurar fazer o melhor. Pegando o “gancho” do cuidado com os dentes, penso que melhor é escová-los, passar fio dental, ir regularmente ao dentista do que amargar um cariado nos dentes da frente. Levando para o lado familiar, não seria mais interessante investirmos um pouco mais de tempo no cuidado com a família? Afinal, por que a constituímos?
Quem tem cuida. Todo carinho e dedicação no processo ao qual estamos inseridos resultam em melhor produto, em melhores práticas de sucesso. Já ouviu algum consultor falar algo parecido lá no curso de reciclagem de sua empresa? Inúmeras falas da administração de empresas podem ser usadas no cotidiano. O ensinamento empresarial pode ser de grande valia para o prisma pessoal.
Autor: Dirceu Pereira Mendonça