Poder do Pensamento

Quantas vezes na sua vida você já ouviu falar que o pensamento positivo pode lhe atrair coisas boas, e que no caminho contrário as coisas também acontecerão de forma negativa? É algo que está inserido na crença de quase todas as sociedades, a maioria de nós acreditamos que o pensamento tem poder.

O Poder Do Pensamento 

Há muito tempo se acredita que os nossos pensamentos possuem poder, inclusive, é algo que está incluído na bíblia onde se diz que se tiver fé e acreditar é possível realizar milagres, e com o passar dos anos foram se desenvolvendo técnicas e estudos relacionados a essa crença, além de adquirir cada vez mais admiradores de tal ”teoria”, que acabam por levar sua vida de maneira controlada, onde os pensamentos possam agir de forma positiva. Além do pensamento positivo, que é um fator importante, os pensamentos em geral possuem forças.

Para começar a falar sobre o assunto é preciso destacar que tudo que existe em forma física foi uma vez pensado antes, ou seja, tudo que existe no Universo inteiro existiu por duas vezes, sendo a primeira no pensamento do criador de tal coisa, e depois em sua forma física. Também é preciso destacar que nem todas as coisas se manifestam na forma física, no geral é por que algumas coisas realmente não podem existir.

Nossos pensamentos não são somente positivos ou negativos, eles podem variar de acordo com o momento que estamos vivendo. E quando falamos na força do pensamento, não podemos nos ater somente aos pensamentos positivos, os pensamentos negativos também terão efeitos sobre a sua vida.

Vamos começar a entender tal coisa por partes: em primeiro lugar, nota-se que todas as suas ações diárias são anteriormente pensadas, correto? Levanta-se e pensa vou escovar o dente, vou tomar café, e assim por diante. Essas são chamadas ações cotidianas, e que você não precisa nem pensar que deve realiza-las, pois você, o seu corpo e a sua mente já estão programados para que aquilo ocorra. Nesse ponto o pensamento teve algum tipo de poder? A resposta é sim! Pois foi com seus primeiros pensamentos de ordenar o seu dia de tal forma que hoje você já realiza tal atividade sem esforço mental.

Passando para pontos da sua vida que exigiram algo de você, a faculdade, o emprego, o relacionamento, todos esses fatores da sua vida envolvem o pensamento, mas nesse caso, eles precisam envolver alguns outros fatores.

Mas Só O Pensamento Basta?

Para acreditar que na força do pensamento, é preciso acreditar que ele caminha juntamente de outros fatores, como por exemplo, a ação, a fé, a persistência e o sentimento. Explicando melhor, para que algo se realize com o poder inicial do pensamento, é preciso que ele caminhe com coisas como as então já destacadas, pois somente pensar não faria tal coisa acontecer.

Esses quatro fatores citados acima são os que irão ajudar as coisas ocorrerem. Como o sentimento, ele é importante, pois você precisa sentir o que quer que ocorra, ou seja, você precisar pensar naquilo que deseja, um sonho ou objetivo, e sentir os detalhes daquilo, dessa forma entender cada parte de tal ato. Você precisa sentir aquilo de forma real, em seus mínimos detalhes, pois dessa forma estará um passo mais perto de se realizar esse sonho. Se você tem um pensamento, mas não consegue colocar nele os seus sentimentos, ele será apenas algo que cruzou sua mente, um pensamento corriqueiro, onde você não acrescentou detalhes e dessa forma logo será esquecido.

A fé é um dos outros pontos citados, ter fé é acreditar em algo com muito vigor. E se você não tem fé, perde o sentido de se desejar algo. Se num primeiro momento você pensa, e no segundo você sente o que deseja, em todos esses momentos você tem que ter fé que aquilo pode mesmo ocorrer. Ter fé é não desistir daquilo mesmo que pareça algo impossível no momento. Em contrapartida, nosso subconsciente consegue distinguir de certa forma as coisas que devemos ter fé e as que não devemos, pois conseguimos entender o que realmente é possível e o que não é. A fé é acreditar naquilo mesmo que você não passa ver nesse momento, é desejar com a certeza de que aquilo pode ocorrer.

Mesmo que você seja a pessoa com mais fé do universo, e que também consiga imaginar cada detalhe de tudo que deseja, é preciso dar o passo mais importante para que isso se torne possível: a ação. Falamos anteriormente que nossa mente programa algumas ações nossas pois elas são algo que temos a certeza que podemos realizar e além do mais, é algo que devemos realizar. Mas as ações não são somente programadas, algumas vezes devemos nos forçar a realizar algo, agir para que aquilo ocorra.

Com isso, você estará fazendo a sua parte, mesmo que você creia que o universo ajuda quando se pensa positivo, ou se você tem religião e fé em algum Deus, você precisar agir para que isso ocorra. Agir é correr atrás do que você quer, é tentar da melhor forma que você imagina alcançar o seu objetivo. Mas, e se você falhar? Bom, nem tudo na vida ocorre da forma que você deseja logo na primeira tentativa, é por isso que precisamos inserir em nossas personalidades a capacidade de ser persistente.

Ao analisar a maioria das pessoas que obtiveram sucesso no que almejavam você conseguirá notar que aquela pessoa foi persistente, que durante a sua vida passou por dificuldades que poderiam abalar e fazer com que ela desistisse, mas que mesmo assim, continuou seguindo no caminho que acreditava que levaria ao seu sonho. Os exemplos de sucesso devido a persistência são inúmeros, indo desde clássicos como Henry Ford que insistiu no seu sonho de ser o maior no ramo de automóveis, Steve Jobs que fundou a grande Apple, ou aquele seu vizinho que abriu um negócio local de venda de roupas e hoje consegue manter toda a família com ele. Em todos os casos as pessoas persistiram e lutaram para conseguir o que queria.

Seguindo esses passos, você com certeza conseguirá realizar o que deseja, foque sempre naquilo como se ele já fosse realidade. Isso está totalmente ligado aos pensamentos positivos e coisas que desejamos, mas muitas vezes não temos somente esses tipos de pensamentos, podendo também levar a mente a locais mais sombrios.

É Possível Controlar O Que Vamos Pensar?

Se você está passando por uma fase em que possui muitos pensamentos negativos, e acha que isso está influenciando de forma negativa a sua vida, você precisa limpar seus pensamentos, pois dessa forma você conseguirá mudar o jeito com que você pensa. Para alcançar essa limpeza dos pensamentos, você pode fazer uma higiene mental.

A higiene mental consiste em limpar a “sujeira” da sua mente. O melhor caminho para realizar uma higiene mental é através da meditação.

A meditação consiste em focar a sua mente em algo especifico, como o caso de um pensamento, ou ainda um objeto ou uma ação. Muitas pessoas veem a meditação como algo difícil de fazer, que precisa de um local para ser realizada, mas isso não é verdade.

Você pode meditar em sua casa, num parque, no seu trabalho, sempre que tiver um tempo disponível. Para isso basta que você siga para um local calmo, onde você se sinta confortável. No local você pode se sentar ou deitar de uma forma que você se sinta bem, uma posição agradável. Depois de se estabelecer de forma calma, você devera se concentrar apenas em você, foque no som de sua respiração, no ar que te ronda, e que circula por seus pulmões. Depois, você deverá imaginar um local que te agrade, e que seja calmo, pode pensar numa montanha com ventos leves, no mar com ondas calmas, no amanhecer visto de um ponto isolado, do anoitecer em uma ilha, enfim, leve a sua mente para um lugar que te agrade. Você pode ficar com esse pensamento por cerca de quinze minutos todos os dias.

A meditação irá te ajudar a espairecer a mente, ela conseguirá fazer com que você limpe seus pensamentos e dessa forma realize a higiene mental, espalhando o que pode ser ruim, aproximando-se das boas energias.

A Lei Da Atração

Quantas vezes escutamos falar que pensar positivo irá atrair coisas boas? Pois bem, o que explica isso é a lei da atração. A lei da atração basicamente irá determinar que tudo que existe no Universo possui uma energia, e que essa energia será emitida, ao ser emitido ela será recebida e depois atraída por outras energias semelhantes, ou seja, quando você pensa em algo bom, está emitindo energias positivas, e tais energias irão atrair mais energias positivas ao seu redor. Isso vale também por pensamentos e energias negativas.

Dessa forma a lei da atração seria uma espécie de explicação mais baseada em estudos do por que nossos pensamentos tem poder, e por que podemos  devemos controlar eles, para que nós mesmo sejamos favorecidos.

Coordene Seus Pensamentos

Coordene Seus Pensamentos

Coordene Seus Pensamentos

Uma das dicas dadas para que se possa controlar os pensamentos é a meditação. Mas para além disso você pode tentar controlar a sua mente em todos os momentos do seu dia. Uma experiência interessante é tentar tirar a ‘’não’’ dos seus pensamentos. Tente começar um dia todo sem pensar em coisas que não são possíveis. De maneira mais clara, tente tirar da sua vida os pensamentos negativos começando por policiar com palavras simples como o não, e você verá uma grande diferença.

Entenda a Sua Mente

Apesar das dicas dadas acima, você precisa entender os seus pensamentos, por isso, você pode ir testando técnicas de controle até que você consiga notar qual realmente surtiu efeito em sua vida, e lhe trouxe alguma melhoria. Tente pensar e agir de forma que você se sinta bem, pois assim, serão atraídas boas vibrações e energias para toda a sua vida. Ao conseguir entender como funciona sua mente e seus pensamentos, você conseguirá se entender melhor.

Isso é possível se você começa a tentar se conhecer. Por exemplo, ao  longo do dia você pode se esforçar para saber quais os momentos em que seu humor esta melhor, quais você não se sente tão bem. Nos momentos bons, tente controlar a sua mente e exercita-la, assim você conseguirá uma boa higiene mental. Tente não reprimir os seus pensamentos, e sim coordena-los de forma que eles atraiam as boas energias.

O Que a Ciência Diz?

Não é necessário uma pesquisa para que se comprove que a maioria da humanidade acredita na lei da atração e segue a sua vida tentando sempre pensar positivo para que a vida melhore. Apesar de não existir uma pesquisa cientifica que comprove tal pensamento coletivo, existem alguns outros estudos acerca do pensamento que mostram o poder do pensamento.

Pensamentos e Saúde

Para os conhecedores da área de saúde, ou até mesmo pessoas não estudadas nessa área mas que tenham algum conhecimento acerca dela, sabe-se que sentimentos ruins como raiva, depressão e ansiedade são agravadores de doenças cardíacas. É de conhecimento geral que pessoas estressadas tem maior tendência a problemas cardíacos, e isso se deve pelo fato de que nesses momentos  o coração irá bater mais rapidamente, e a pressão arterial será aumentada, o que pode acabar levando a um infarto.

Homem Lindando Com Seus Pensamentos

Homem Lindando Com Seus Pensamentos

Em vista disso, o Centro Médico da Universidade de Duke dos Estados Unidos, realizou um com duas mil seiscentos e dezoito pessoas, dentre eles homens e mulheres, onde eles foram monitorados por meio de um exame que revela como o sangue dessas pessoas flui pelas artérias. No estudo, enquanto tais pessoas eram monitoradas, era perguntado a elas quais eram as expectativas de vida delas, e como elas esperavam que estivesse a sua saúde. O estudo foi concluído depois de quinze anos, quando constatou-se que as pessoas que pensavam mais positivamente tinham vinte e quatro por cento a menos de chance de morrer devido a doenças cardíacas. Ou seja, o otimismo diminui a chance de tais doenças.

Houve um outro estudo onde a amostra foi um grupo de moradores de Boston. O estudo foi realizado durante doze anos, e ele era a cerca da capacidade das pessoas de controlar suas emoções tanto positivas como negativas. Constatou-se que dos que tinham maior controle de suas emoções apenas seis por cento teve algum problema cardíaco, já o grupo que não possuía esse autocontrole o número era de cerca de quatorze por cento.

Além das doenças cardíacas, também houve alguns estudos a cerca da visão. A Universidade de Toronto, nos Estados Unidos, realizou um estudo onde o objeto de estudo foi o pensamento positivo e a visão. Para isso, eles mostraram a algumas voluntárias imagens, onde tais imagens despertavam neles humores diferentes. Durante isso, o cérebro estava sendo vigiado através de ressonância magnética. As figuras eram mosaicos, onde havia um rosto no centro, cercado de outras coisas, e os voluntários deveriam chegar se era homem ou mulher.

Notou-se que as pessoas de mau humor somente enxergavam o rosto no centro, mas não viam as figuras em volta. Ou seja, o humor, que está relacionado aos pensamentos da pessoa, altera realmente a nossa forma de enxerga, e também o córtex visual é modificado.

Importância Do Pessimismo

Parece ser algo estranho de se falar, porém os pensamentos negativos, segundo psicólogos, podem ser importantes para nós. Alguns também acreditam que ser demasiado otimista pode ser algo prejudicial, isso porque o excesso de otimismo pode fazer com que a realidade fique de certa forma distorcida, o que pode levar a decepções grandiosas no futuro.

Um estudo realizado em uma comunidade de idosos mostrou que aqueles que tinham mais pensamentos negativos, acabavam por sofrer menos de depressão. Isso ocorre por que as pessoas que costumam pensar coisas ruins, acabam preparando a sua mente para tais situações. Ou seja, a pessoa pensa tanto que algo ruim pode lhe acontecer, que quando ocorre ela já está de certa forma preparada para aguentar tal coisa, não é algo repentino.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pensamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.