Músicas Para Auto Estima, Empoderamento e Desapego

Todos sabemos que, ao longo da nossa vida, a música está presente em, praticamente, ela toda ou em grande parte. E, com os variados ritmos existentes, o difícil é se segurar em algum lugar e não colocar o corpo para dançar, aproveitando a melodias de tais músicas.

No país, até meados do ano de 2009, muito se falava sobre a música eletrônica e estrangeira, sendo que ela fazia o maior sucesso nas novelas e nas discotecas pelo país afora. No entanto, um fenômeno começou a mudar esse panorama. O sertanejo, que sempre foi um dos ritmos pioneiros no país, começou a ganhar uma nova ressignificação, sendo chamado de sertanejo universitário, com um ritmo mais empolgante, mas sem deixar de lado a essência sertaneja. E, juntamente com o sertanejo, outro ritmo passou a despontar: o funk. Tal ritmo, que sempre foi marginalizado, principalmente pelas classes mais abastadas, hoje faz parte de praticamente todas as baladas brasileiras, sendo que é o ritmo que nasceu das classes menos abastadas e hoje está praticamente presente em todas as classes existentes. Muitas pessoas, no entanto, contestam a presença desse tipo de música no país, dizendo que esse tipo de música somente empobrece a população, culturalmente falando.

Muitas pessoas gostam de certas composições não pela sua batida, mas sim, pelo seu conteúdo, que pode retratar, entre outras coisas, a sua situação amorosa, ou sua situação financeira, e até mesmo, sobre a sua autoestima. E nesse artigo, serão listadas músicas que possuem uma mensagem libertadora por trás do arranjo musical, bem como algumas informações sobre essas faixas sonoras. Confira.

As Músicas Para Melhorar A Auto Estima E Para Praticar O Desapego

Você vai conferir, agora, uma listagem com algumas músicas que, apesar de ter um ritmo envolvente, podem muito bem servir como um acalanto para algum momento delicado que você esteja passando. Confira:

The Best – Tina Turner

Tina Turner é uma aclamada cantora estadunidense que, em 2013, renunciou à cidadania americana para poder se tornar uma cidadã suíça, já que morava no país desde o ano de 1995. Sua carreira foi marcada por altos e baixos, desde o início, com o então marido Ike Turner, no qual relatou sofrer violência psíquica e doméstica, Tina teve um hiato depois da separação de Turner, por conta da falta de dinheiro, já que ela fez questão de que Ike ficasse com tudo, menos com uma coisa: seu nome artístico. E assim foi, até que, em 1983, Tina ressurgiu com tudo, com o lançamento do álbum Private Dancer, que continha muitas músicas que, até hoje, norteiam a carreira da diva. Em 1985, veio o convite para ser uma das protagonistas do filme Mad Max: Beyond To The Thunderdome, que foi um sucesso de crítica.

Em 1991, Tina lançou aquela que seria a sua música mais conhecida em todo o mundo: Simply The Best, no qual fala sobre um amor que, para ela, é e sempre será o melhor. Confira o clipe a seguir:

Cher -Believe

A estadunidense Cher, considerada uma das principais vozes de todos os tempos, também está presente nessa lista, por conta da música que, em 1998, mudou para sempre a sua carreira, já que é a mais baixada e a mais escutada da cantora em todo o planeta. A sua letra fala sobre um amor que não é correspondido e, cansado de esperar, ela decide virar a página desse relacionamento, dizendo que é mais forte que ele e que, de uma vez por todas, não precisará mais dele.

A música causou um verdadeiro boom no fim da década de 1990, pois Cher utilizou o temido “autotune”, um programa que tem por objetivo afinar a voz do artista, deixando-o mais agradável aos ouvidos. No entanto, Cher abusou desse recurso, mas, ao contrário do que imaginavam, o efeito final ficou muito bom, o que estimulou outras pessoas a fazerem o mesmo. Tal sucesso chegou até o Brasil, no qual a canção fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo “Suave Veneno”, no ano de 1999. A música também agradou grande parte do público LGBT, o que elevou Cher ao posto de cantora ícone LGBT. Confira a seguir:

Cindy Lauper – Girls Just Want To Have Fun

A também americana Cindy Lauper é uma cantora bastante reconhecida pelo teor das letras de suas músicas, que falam muito sobre o poder da mulher, algo que, nos anos 80, quando ela estourou, era ainda um tabu. Essa música, que fala que as mulheres também podem, assim como os homens, se divertir, se tornou um verdadeiro hino feminista e que, até hoje, é executada nas rádios, por conta da sua letra e, também, pelo ritmo que ela possui, parecido com o de um ambiente festivo. Confira o clipe a seguir:

Michael Jackson – They Don’t Care About Us

É consenso em todo o mundo que Michael Jackson foi o maior artista que já pisou nesse planeta. Sua dança, juntamente com sua música, envolveu gerações, até a sua morte, em 2009, infelizmente, rodeado de dívidas e processos, além das acusações de abuso sexuais contra menores que, embora não fossem provadas, ajudaram a desfalecer a saúde do astro.

Todos sabem, também, que Michael era bastante ligado com causas sociais e ambientais, e algumas músicas do Rei do Pop indicam isso: a canção “They Don’t Care About Us” fala sobre a repressão policial contra as pessoas mais pobres, sobretudo as pessoas negras. Existe duas versões dessa música: a primeira, gravada nos EUA e que foi ambientada em uma prisão, e a segunda, mais famosa, que foi gravada no Brasil, na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, na Bahia, sendo o seu arranjo musical responsabilidade do Olodum, mundialmente conhecido projeto de percussão. O vídeo despertou o interesse das pessoas pelos problemas sociais causados pela sociedade e, também, abriu os olhos das autoridades para esses problemas.

Apesar de todas essas músicas serem diferentes entre si, elas têm um propósito em comum: fazer você refletir sobre o que é, sobre não depender de outras pessoas para ser feliz e, principalmente: sempre contribuir para fazer um mundo cada vez melhor às pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pensamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.