A religião é um dos assuntos mais controversos da humanidade. Isso porque, existem mais de três mil delas em atividade no planeta hoje. Dentre esses três mil, apenas três se destacam no panorama mundial, sendo o Cristianismo, o Islamismo e o Hinduísmo, sendo que o primeiro a encabeçar a lista é, de longe, a maior religião do planeta.
E não é brincadeira. Segundo pesquisas, o Cristianismo arrecadou para si, um total de 30% de seguidores a nível mundial, que, em números, corresponde a 2,2 bilhões de pessoas. O Islamismo vêm logo atrás, com 1,9 bilhão de seguidores e, mais atrás, o Hinduísmo, que ainda não chegou ao 1 bilhão: estimativas apontam que o número de seguidores do Hinduísmo está em 850 milhões de pessoas.
Como a Igreja pode ter arrebatado tantos seguidores? Bem, é meio complexo, mas o Cristianismo surgiu numa época onde a aceitação de um reino maior que o de César, na época do Império Romano, era uma coisa inaceitável. Os doutores da época, bem como sacerdotes religiosos acreditavam que a figura franzina de Jesus Cristo, tido como o enviado especial de Deus para poder converter as pessoas a serem santas, queria, na verdade, tomar o lugar de César, mesmo ele negando toda vez essa afirmação. Com a crucificação e morte de Jesus, e a sua posterior ascensão aos céus, ficou evidente que ele estava falando a verdade, segundo a Bíblia, que é o livro mais vendido de todo o planeta (estima-se que mais de 40 bíblias sejam vendidas, no mundo, a cada quarenta segundos). Mesmo com essa comprovação, o Império Romano fez linha dura com a religião, perseguindo-a por mais de três séculos.
Depois desse período de perseguição, o Império já se encontrava enfraquecido e, como um gesto de último suspiro, decidiu transformar a religião cristã em oficial em todo o império. Apesar da derrocada romana, foi aí que a Igreja conquistou todo o seu poder e se edificou, perdurando por mais de mil anos como uma das referências mais importantes da humanidade. Na verdade, o auge da igreja Cristã se deu durante a Idade Média, quando ela, praticamente, controlava tudo e todos. Quando dissidentes, insatisfeitos com a instituição e resolveram fundar outras igrejas, mas com princípios cristãos, é que a igreja começou a perceber e notar o vazamento de sua influência entre os cristãos. Hoje, ela ainda exerce uma grande influência, principalmente em países com grande concentrações de cristãos, como o Brasil (aqui, há o maior número de católicos do mundo, bem como, também, uma quantidade significativa de evangélicos e protestantes). Não é à toa, também, que no Brasil, está erguido o maior templo dedicado à Maria de todo o planeta: o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, interior do Vale do Paraíba, em São Paulo.
Atualmente, a Igreja Católica tem como sede o Vaticano, que está localizado no centro da cidade de Roma, na Itália. Lembrando que o Vaticano é visto como o menor país do mundo, tendo leis próprias. De lá, o Chefe Máximo da Igreja Católica, o Papa Francisco, dita as regras que as igrejas católicas espalhadas pelo mundo devem seguir. A sua influência pode ser medida através da atenção mundial que é dispensada ao Vaticano: qualquer anúncio que seja feito por lá, é alvo de notícia da mídia de todo o planeta.
A Igreja, infelizmente, tem um histórico bastante controverso, principalmente, ao que diz respeito às perseguições que ela realizou contra as pessoas que pensavam ou discordavam das diretrizes da instituição ou, ainda, do que estava escrito na Bíblia. Por exemplo: os cientistas que realizaram diversas descobertas interessantes para o planeta, como Galileu Galilei, foram fortemente perseguidos e até mortos a mando da religião, por fazerem afirmações que, hoje, seriam consideradas poderosas, como a existência de planetas além do nosso, bem como, também, da afirmação que a Terra não era o centro do Universo. Além disso, a Igreja promoveu, também, as chamadas “Santas Inquisições”, que, de santo, não tinha nada; promoveu o genocídio de milhares de pessoas, incluindo de crianças que eram escaladas para tais guerras. A Igreja, ultimamente, vem assumindo a culpa desses crimes contra a humanidade. Um dos maiores gestos realizados pela instituição teve a benção do Papa João Paulo II: Ele pediu desculpas, publicamente, a Galileu Galilei, no final do século XX. O Papa Francisco, ultimamente, vem tentando fazer com que a Igreja tenha um lado mais “humano”, ajudando a promover diversos trabalhos sociais pelo mundo, bem como, guiando a Igreja para caminhos onde a palavra de Deus, realmente, seja cumprida, como o amor ao próximo e a condenação a violações humanas.
O Brasil, como fora dito, é um país extremamente cristão, tendo uma grande parte da população adepta a alguma vertente cristã. Durante muitos anos, a Igreja Católica era a única referência religiosa do país, herança essa vinda com os portugueses que aqui se instalavam, com as Grandes Navegações. Atualmente, a religião é, ainda, a maior de todas no país, porém, abriu-se espaço para diversas outras religiões, especialmente, de matriz africana, pudessem se manifestar no país, seguindo a Constituição, que diz que o estado brasileiro é totalmente laico.
Jesus
Jesus é uma das figuras mais emblemáticas existentes no Cristianismo. Nasceu entre o ano seis antes de Cristo e dois antes de Cristo, sendo concebido, segundo a Bíblia, por meio de ação do espírito santo. No entanto, muito se especula sobre se, de fato Jesus realmente existiu. Há controvérsias na história. Só que, um consenso geral é que, de fato, Jesus realmente existiu e viveu na região da Galileia entre os anos 2 e 45 d.C. O que se debate é se, realmente, Jesus era o filho de Deus mandado à Terra para a salvação de almas ou era apenas um profeta que estava anunciando a vinda de um outro messias. São nesses dois pontos que a história trabalha para poder desvendar quem foi, de fato, Jesus de Nazaré. Já se sabe, também, que ele não era branco, mas sim, negro, segundo simulações.
Caso queira encontrar frases religiosas em latim para fazer uma tatuagem, acesse esse link!