A Indústria Cinematográfica do planeta está sempre a todo vapor, com diversos interesses em entretenimento para poder angariar o maior número de público possível. Nem precisamos falar que a arte sofreu uma grande influência quando tudo aquilo que estava em livros e revistas passaram a ser veiculados diretamente em um cinema. Os primeiros filmes começaram a ser produzidos e exibidos no fim do século XIX, tendo perdurado até quase a primeira metade do século XX o cinema mudo.
O cinema mudo, como o próprio nome pode indicar, são os filmes que foram lançados, em preto e branco, lógico, somente com o enredo pré-determinado, sem a voz dos atuantes. Ou seja, os atores que estavam atuando não falavam nada, somente agiam. O filme, por si só, se explicava, não necessitando de uma trama muito complexa para poder ser descrito.
Chaplin
Nesse caso, um dos maiores nomes do cinema mudo é, sem dúvida, o ator Charles Chaplin, conhecido por ser um dos maiores atores de todos os tempos. Chaplin revolucionou o modo como as pessoas consumiam entretenimento, passando a levar multidões até os cinemas. Um dos seus maiores sucessos é o filme “Tempos Modernos”, no qual ele trata sobre a dinâmica das empresas da época, fazendo uma crítica contundente sobre os esforços repetitivos que os funcionários faziam, típico das organizações fabris daquele tempo, como a Ford, que usava isso insistentemente em suas instalações.
Hoje, podemos perceber, depois de muitos anos, que os filmes saltaram na qualidade, tanto técnica quanto na parte do roteiro. Os filmes de hoje usam e abusam da criatividade dos diretores, bem como, também, de efeitos especiais, que deixam as produções muito mais emocionantes.
Um dos filmes que fazem parte da nova geração é o filme Need For Speed, que é uma das maiores referências quando se falam em filmes voltados à carros de alta velocidade. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse filme, bem como, também, algumas informações interessantes sobre a produção. Confira:
O Filme Need For Speed
Quando nós falamos de carros, nós estamos mexendo com um dos assuntos preferidos das pessoas: afinal, quem é que não quer ter um carro para chamar de seu, não é mesmo? Enfim. Muito se tem falado sobre a influência dos carros em nossas vidas, bem como, também, qual impacto isso irá gerar num futuro não muito próximo. Nesse sentido, alguns acreditam que, daqui uns anos, os carros irão entrar em declínio, fazendo com que outros meios de transporte, menos barulhentos e poluidores comecem a tomar conta das nossas vias. As bicicletas e os carros elétricos podem começar a despontar como os veículos do futuro.
Enquanto esse futuro próximo ainda não chega, as pessoas se deliciam com as vantagens que um carro traz, que é o conforto, a beleza e, para algumas pessoas, o status que determinados veículos podem trazer a essa pessoa. Lembrando que as montadoras estão atentas as esses gostos de seus clientes, e, com isso, tem trabalhado para levar carros bonitos e tecnológicos ao gosto do freguês (mas com um preço salgado) para as concessionárias.
O filme Need For Speed é um exemplo da paixão mundial pelos automóveis: ele é um filme que, basicamente, rodeia um piloto de carros de racha que participam dos mais variados desafios pelas ruas da cidade, a fim de conquistar dinheiro e poderio. Pode-se dizer que o filme é uma releitura da franquia de games de mesmo nome, que faz um sucesso tremendo nos diversos consoles de games, tais como o Playstation, da Sony, e o Xbox One, da Microsoft. Lembrando que o jogo é produzido e distribuído pela desenvolvedora Eletronic Arts, responsáveis por outros sucessos tais como a franquia The Sims, um dos maiores e melhores jogos de simulação do mundo dos games.
1994 E A Febre Dos Games
O primeiro título da franquia do game foi lançado em 1994, época onde os videogames estavam começando a virar febre entre as pessoas: de um lado, a preferência pela Nintendo, que estava, na época, com o Super Nintendo, console que utilizava cartuchos e era uma verdadeira sensação na Europa, América do Norte, Japão e América do Sul. Do outro, a Sony que, depois de uma parceria malsucedida com a primeira companhia, decidiu levar adiante o projeto de criação de jogos que poderiam ser gravados em disco (como o CD), projeto esse que ficou conhecido como Playstation. Hoje, o Playstation é um dos mais importantes consoles de vídeo game, sendo ele um dos que mais ditam como a tecnologia dos games irá ter direção. A Nintendo também é uma gigante nesse quesito; porém, a sua insistência com o uso de cartuchos e preferência por roteiros e deixando áreas como os gráficos em segundo plano fizeram com que perdesse terreno para a concorrente também japonesa.
Os anos seguintes ao lançamento do Need For Speed, os desenvolvedores foram percebendo a febre dos jogadores por videogames que retratassem corrida. Desde então, o jogo foi evoluindo e demonstrando mudanças, até chegar ao que é hoje, com um misto de gráficos mais realistas, bem como, também, uma jogabilidade incrível.
E, Enfim, o Filme
Com o sucesso dos games, nada melhor do que levar esse mundo mágico para as telonas, não é mesmo? E assim se fez. O Filme foi lançado como comemoração pelos vinte anos do lançamento do primeiro jogo da franquia, em 2014, sendo desenvolvido e distribuído pela produtora de filmes DreamWorks, a mesma que é detentora de títulos como Shrek. A trama do filme se desenrola com um piloto que decide entrar em uma corrida de rua com o objetivo de vingar a morte de um amigo que fora morto em um acidente em uma corrida anterior, causada pelo rival a quem ele quer derrotar nessa nova empreitada.
Além da morte do amigo, uma outra vingança é a de que ele fora condenado injustamente pela morte desse amigo, livrando o rival de uma condenação de dois anos pelo crime. Depois de cumprir a sentença, o protagonista vai atrás do seu rival para poder acertar as contas. E, nada melhor do que utilizar a corrida para isso.
Para ver algumas frases do filme, confira esse link.