Poema Cinético

A poesia é uma forma de expressar sentimentos diversos em diferentes situações e por isso mesmo pode ter inúmeras formas de ser apresentado. Dentre os gêneros de poemas que podem existir está o poema cinético que consiste em poemas que buscam trazer velocidade para que as palavras representem uma ideia mais concreta.

A seguir vamos mostrar alguns exemplos de poemas cinéticos e comentar um pouco sobre a sua estrutura diferenciada. Quem sabe você se anima também a fazer os seus próprios poemas cinéticos? Uma forma criativa de se comunicar e conseguir transcender o plano do papel.

Poema Cinético

Poema Cinético

Poema e Movimento

O poema cinético é um poema que visa passar movimento através das palavras criando uma ideia de locomoção. Através das formas criadas com as palavras se chega a um resultado de contexto do poema, ou seja, as ideias se transformam em algo mais palpável e físico.

Os poemas selecionados abaixo não seguem um padrão e essa é uma característica muito própria da poesia que não necessita de padrões. O mais importante é a comunicação da mensagem da poesia por si e sem nenhuma outra finalidade.

Poema em Forma de Aranha

Aranha

Aranha

Trata-se de um poema feito com palavras com a letra erre que ganham a forma de uma aranha. É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha e estivesse indo para algum lugar.

Poema em Forma de Homem com Arma

Homem com Arma

Homem com Arma

Nesse poema observamos que as palavras formam a imagem de um homem que caminha com uma arma. Numa interpretação livre poderíamos até mesmo imaginar que se trata de uma referência a falta de entendimento entre as pessoas que começam guerras.

Poema do Homem Bêbado

Homem Bêbado

Homem Bêbado

Nesse poema acompanhamos a trajetória de um homem que bebeu demais, o poema começa com uma estrutura normal que indica que a pessoa ainda está sóbria, mas vai ganhando um ritmo mais confuso com as palavras embaralhadas para indicar a confusão da pessoa que estava no bar e bebeu. Depois prossegue indicando como esse homem percorreu o caminho até a sua casa, ou seja, em círculos e confuso por estar com a sua consciência alterada.

Poema do Café

Café

Café

Nesse poema fica clara a ideia que se quis passar logo na primeira olhada já que podemos ver perfeitamente uma xícara de café e a fumaça saindo dele. Isso indica um dia em que tudo o que se deseja é relaxar e aproveitar um momento de descanso numa tarde fria de junho.

Poema em Forma de Rosto

Rosto

Rosto

Um poema cujas palavras formam o desenho de um rosto figurativo. É interessante observar que o desenho tem algo que nos lembra das obras de Pablo Picasso.

Poema do Giro

Giro

Giro

Alguns poetas trabalharam com o objetivo de transformar a palavra na forma do poema, nesse caso vemos a palavra giro realmente formando um giro.

Poema de Aves em Movimento

Aves em Movimento

Aves em Movimento

Nesse poema podemos observar que o poeta buscou por meio das palavras criar o visual de aves em movimento indo e vindo como elas fazem durante a migração.

Poema do Ego

Ego

Ego

Esse poema é formado a partir das palavras Egg que em inglês significa ovo e pela palavra Ego ao centro. A forma é de um ovo, mas a palavra Ego aparece como algo importante no centro da mesma. Trata-se de um exemplo de poema que tem uma interpretação mais livre, ou seja, a pessoa que lê é que define o que espera contemplar no mesmo.

Poema do Desembarque

Desembarque

Desembarque

Nesse poema podemos observar que a palavra é usada para criar a imagem que temos de um desembarque, ou seja, pessoas de todos os lados e um caminho no meio. Um poema que usa a palavra para criar a imagem espacial do que se está tentando dizer. Muitos poemas cinéticos usam essa característica espacial para passar a sua mensagem.

Como Fazer Um Poema Cinético

Pode parecer simples num primeiro momento fazer o seu próprio poema cinético, mas não é bem assim já que é necessário buscar uma finalidade e um significado no mesmo. O cuidado para que a imagem transpareça o que se quer passar é essencial e encontrar uma forma que realmente acrescente algo a mais para o jogo de palavras.

Não se trata de um tipo de poema que qualquer pessoa pode fazer, é um tipo de poema que demanda tempo e um pensamento analítico a respeito da imagem que se está criando as palavras. As palavras ou letras podem ser usadas para criar uma forma de algum objeto ou então de algum lugar que faça parte do imaginário de todos.

Como Escrever um Poema

Como Escrever um Poema

Técnicas

Existem várias técnicas possíveis para passar o seu poema cinético para o papel, pode ser por meio de uma técnica artesanal ou então uma técnica digital. O poema pode ser criado num papel simples como um guardanapo, por exemplo, o mais importante é que ele passe a ideia do significado o mais facilmente possível.

Não Existe Resposta Única

Uma coisa que deixa as pessoas um pouco confusas no que diz respeito a esse tipo de poema é o fato de que não existe uma única resposta e sim respostas. Então quando se está tentando fazer um poema em movimento é importante pensar nas questões estilísticas como, por exemplo, a forma que será usada para que o poema ganhe vida, mas também em que não se precisa ter apenas um significado e efetivamente não se terá.

É possível que ao mostrar o seu poema para outras pessoas elas não tenham a mesma interpretação que você. Não se afete por isso, pois é totalmente normal e indica apenas que existem outras possibilidades de comunicação para as palavras e formas que você escolheu para representar a imagem que deseja.

Um bom poema cinético é aquele que comunica uma ideia e consegue atribuir movimentos para as palavras criando uma imagem que é o poema. Todo mundo pode fazer os seus próprios poemas e ter criações incríveis. Para isso basta que a pessoa se dedique a sua criação.

Posts Relacionados

Os poetas são verdadeiros artistas, pois conseguem transformar palavras em uma obra de arte. Aqui no Cultura Mix você encontra textos sobre os mais diversos temas, como poemas de natureza, por exemplo, que falam sobre a importância da preservação. Os poemas sobre paz falam sobre a importância de se viver em harmonia. Para quem não abre mão de diversão, saiba que existem até mesmo poemas engraçados, que tratam de diversos assuntos com leveza e humor.

3 comentários

  1. Tata,maravilhosa,linda.Vc nos diexa cada dia mais encantado por vc,lindona.Que vaenhm mais revista ,poi essa foi sf3 o comee7o.Vc merece todo esse sucesso que esta a sua volta.Ate na formula Indy,la vc tbm brilhara muito.bj

  2. AS POESIAS SÃO TEM ROMANTICAS

  3. os poemas e lindos e bonitas porisso qual que ajuda de manda e escrever cartinhas de amor e amizade e so pesquisa sobre poemas e poesias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>