Mensagens Sobre a Capacidade de Amar Várias Pessoas de Vários Modos

A capacidade de amar é uma qualidade inerente a todos os seres humanos.

No entanto, uns a desenvolvem de tal maneira que se tornam verdadeiros amantes da vida, de sua família, de seu trabalho, de seus amigos, enquanto outros não conseguem ter a capacidade nem de amarem a si próprios.

O que diferencia essas pessoas umas das outras? É o que discutiremos nesse artigo.

Capacidade de Amar a Si Mesmo

Um dos aspectos principais que compõe a capacidade de amar é quando o indivíduo consegue amar a si próprio.

Não devemos confundir essa qualidade com o egoísmo, pois eles são diferentes. Amar a si próprio significa se cuidar e ficar bem, para fazer com que os outros a nossa volta se sintam bem.

Ao contrário do egoísmo que pode ser definido como aquele sentimento no qual as pessoas amam a si mesmas somente para ficarem bem, sem dar importância às demais.

Aqueles que possuem a capacidade de amar a si mesmos sabem que mais cedo ou mais tarde terão por obrigação auxiliar alguém a descobrir esse amor dentro dele.

Pode não parecer, mas muitas pessoas atualmente não acreditam no amor, por isso não amam nem elas mesmas e fazem toda a “sorte de bobagens”: fumam, bebem em excesso, fazem sexo sem nenhum compromisso emocional com o outro, e assim vão levando suas vidas vazias de amor.

Essas pessoas só poderão descobrir a capacidade de amar alguém, no dia em que souberem respeitar e amar a elas próprias.

Capacidade de Amar aos Pais

A educação que recebemos de nossos pais influencia muito na personalidade que temos hoje. Por isso, se as pessoas que tiveram uma boa criação com pais morosos e dedicados tenderão a passarem os mesmos conceitos aos seus filhos, quando os tiverem.

Ao contrário, aqueles indivíduos que não receberam amor de seus pais e que tiveram uma infância difícil tenderão a ser também maus ou levianos quando tiverem seus próprios filhos.

No entanto, a capacidade de amar aos pais deve sobrepujar todo e qualquer ressentimento que os filhos possam ter contra eles. Amparar, cuidar e ter respeito pelos pais na velhice, não importando como eles foram é uma das principais qualidades que os seres humanos podem ter.

Aquele que tem a capacidade de amar aos seus genitores está, na verdade, construindo uma bela ponte, para que quando chegarem também na velhice, seus filhos possam trilhar esses mesmos caminhos e ajudá-los também.

Desse modo, podemos esperar que todas as pessoas que possuem a capacidade de amar a seus pais têm condições de amar a todos em sua volta e fazer com que se sintam felizes.

Capacidade de Amar aos Filhos

Geralmente quando as pessoas têm filhos, elas querem que eles sejam do mesmo modo como planejaram, ou como os pais já foram um dia, e se por acaso, algumas das crianças não se parecem com aquele ideal que fixaram para  sua educação, logo começam a discriminá-la dentro do próprio lar.

É preciso que os pais entendam que eles somente deram a vida aos seus filhos, mas esse “sopro de vida” agora os pertence, e eles têm o direito de fazer que quiserem desde que não firam nem prejudiquem alguém.

A capacidade de amar os filhos incondicionalmente, com todos os seus defeitos e qualidades é um mérito que poucos pais conseguem alcançar.

Aceitar a felicidade dos filhos mesmo que não pareça aos pais uma boa coisa é muito difícil para quem nos educou e criou para sermos vencedores no mundo.

A capacidade de amar aos filhos transcende todos esses aspectos e passa a ser um amor, no qual só cabe o respeito pelo filho do jeito que ele é, e a capacidade de contribuir para sua felicidade seja ela qual for.

Capacidade de Amar o Marido/Esposa

Estamos em uma época, na qual todos falam na palavra amor, mas poucos sabem realmente o que significa a verdadeira capacidade de amar. O amor é muito mais do que uma simples atração física pelo outro.

Amar é ter a capacidade de estar presente em todos os momentos da vida do outro que escolhemos para viver ao nosso lado, sejam esses momentos bons ou maus.

Muitos casamentos atuais tendem ao fracasso, em virtude das pessoas, de um modo geral, não entendem muito bem essa diferença.

A capacidade de amar o marido/esposa transcende tudo o que poderia ser somente uma simples atração corporal de um pelo outro. O amor é algo profundo e quando um homem o sente por uma mulher e vice-versa, nada nem ninguém os consegue separa.

Por isso, estamos em um mundo moderno, no qual as pessoas se casam movidos por vários interesses: seja pela beleza do outro, pela riqueza que o outro possui, pelo novo status de casada/o dentro da sociedade, pelo medo ou receio de ficar sozinha e não construir uma família e assim por diante.

A capacidade de amor entre um homem e uma mulher deve ser construída gradualmente a cada dia, e deve ter força o suficiente para persistir até quando a velhice chegar para ambos, e só restar o companheirismo e o respeito de um pelo outro.

Capacidade de Amar ao Próximo

Talvez a capacidade de amar ao próximo seja o mais difícil de fazer dentro de todo esse cenário que estamos abordando.

Mas aqui cabe uma pergunta: quem é o próximo? Será que é aquele membro da nossa família que vive perto de nos todos os dias, ou será que é aquele mendigo sujo, ou aquele viciado que vive abordando as pessoas na rua para pedir dinheiro?

Pode ser tanto um quanto outro, portanto devemos realmente entender como essa capacidade de amar deve ser realizada.

Na verdade, é sempre muito mais fácil amar alguém de nossa família, a qual nós estimamos, do que demonstrar amor e interesse por aquele “próximo”, que às vezes nos aborda e incomoda na rua, nos pedindo dinheiro constantemente.

No entanto a verdadeira capacidade de amar ao semelhante aborda tanto o nosso parente quanto aquele morador de rua, que vive ao relento dependendo da caridade de outras pessoas.

Essa capacidade de amar ao próximo independente de quem ele seja é que nos aproxima mais de Deus, é que nos mostra que ainda podemos ser felizes, mesmo nesse mundo atual violento em que nascemos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Amor

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.