A religião é um dos maiores motrizes da sociedade. Isso porque o ser humano é, em sua essência, extremamente religioso. Existem atualmente mais de três mil seitas e doutrinas que se identificam como religião. Embora tenha todo esse grande número religioso, a maior de todas é o Cristianismo.
Isso se dá por que mais de 30% da população mundial – algo em torno de 2,2 bilhões de pessoas- se identificam como praticantes de alguma vertente cristã. E, o crescimento dessa religião cristã se deu muito a partir do nascimento de um menino, chamado Jesus Cristo, há mais de dois mil anos atrás. Segundo a Bíblia, que é o livro mais vendido de todo o planeta e que é sagrado para os cristãos, Jesus veio ao mundo a pedido de Deus que queria livrar a todos do pecado. Crucificado aos 33 anos, Jesus deixou os seus ensinamentos aos apóstolos, que trataram de fundar a Igreja e fazer valer os seus princípios.
Em segundo lugar, o Islamismo se encontra, tendo um total de 1,9 bilhão de seguidores por todo o mundo. É, de longe, a religião que mais cresce no planeta, tendo o Alcorão como livro sagrado. Já o Hinduísmo vem em terceiro lugar, quase chegando a um bilhão de praticantes.
Como se pode observar, uma grande parcela da população mundial se identifica com uma religião. Então, não é exagero dizer que o ser humano é um ser essencialmente religioso.
O Cristianismo – A Origem
Jesus Cristo nasceu em Belém, há mais de dois mil anos. Filho de um carpinteiro de uma jovem mãe, Jesus já sabia desde pequeno qual era sua missão na Terra. E, desde então, passou a viver como tal, que sabia o que tinha que fazer. Enquanto criança, adorava passar horas e horas conversando com os sacerdotes e doutores da lei divina, que se mostraram impressionados com a desenvoltura do menino e com sua capacidade de argumentação.
Os primeiros sinais de que Jesus era realmente especial foram dados aos poucos. Um dos episódios mais conhecidos é, sem dúvida, o que ele, presente no casamento de conhecidos, realiza o milagre do vinho, no qual, a pedido de sua mãe, transforma toda a água do recinto em vinho, para ser servido às pessoas que se encontravam na festa.
A Vida Religiosa De Jesus
Desde então, Jesus passou a ter para si diversos seguidores, que passaram a seguí-lo para onde quer que ele fosse. Nesse sentido, Jesus passou então a realizar diversos tipos de milagres, bem como, também, ensinamentos aqueles que se dispusessem a seguí-lo. Um dos episódios mais marcantes é a fúria de Jesus ao chegar em um templo e, ao invés de existir adoração, estava acontecendo um comércio dentro do local. Ele, então, expulsou os vendedores de dentro do lugar e ensinou que no tempo, o comércio era terminantemente proibido, pois feria os preceitos de Deus.
Depois que a fama de Jesus começou a se espalhar, muita desconfiança foi atraída, principalmente pelos reis e outras autoridades que tinham o medo de perder o poder para o dito “filho de Deus”. A partir daí, passaram a perssegui-lo, até conseguir captura-lo e, assim, condená-lo a morte.
A Ressurreição De Jesus
Quando Jesus morreu e ressuscitou, o mesmo deixou um ensinamento aos seus apóstolos, que era o de pregar a palavra ao maior número de pessoas possível. Cientes dessa missão, diversas pessoas passaram, então, a mostrar o ensinamento a todos. Podemos dizer que o Cristianismo surgiu nesse período. Muito perseguida, a religião foi condenada diversas vezes pelos Romanos, que passaram a assassinar aqueles que se diziam cristãos. Mas, incrivelmente, depois de séculos de perseguição, o Império Romano decidiu decretar que o Cristianismo passaria a ser a religião oficial do Império. Esse gestou passou a ser conhecido como os últimos suspiros do Império, que viria a ruir anos mais tarde.
Versículo Sobre Transformação De Vida
Muita gente se baseia na Bíblia para poder viver, não é verdade? Pois bem. Algumas dizem que sua vida realmente mudou depois de seguir tudo aquilo que estava marcado nos papeis sagrados. Existem diversas passagens na bíblia que mostra um pouco sobre a transformação de vida que alguma pessoa passou depois de ouvir as palavras ou ensinamentos de Jesus.
Talvez o caso mais famoso seja o da prostituta que, depois de se encontrar com Jesus, dizia que ela era incapaz de receber sua benção por conta de sua vida que era considerada pecadora. Jesus, então, a perdoou e disse para que não pecasse mais. Desde então, ela passou a seguir Jesus para onde ele fosse.
Outros casos são os dos enfermos, nos quais Jesus se apiedou. O primeiro, que era cego, procurou Jesus e, ao encontra-lo, gritou, pedindo para voltar a enxergar. Por mais que as pessoas tentassem calá-lo, o homem gritava mais e mais até ser ouvido por Jesus, que se apiedou da condição do homem e, assim, o fez voltar a enxergar.
O outro é o caso do paraplégico, que foi levado para Jesus para que pudesse voltar a andar. Jesus, ao ver o homem acamado, disse para ele se levantar e ir até ele. Milagrosamente, o homem se levantou e seguiu em direção a Jesus, o que deixou todos muito assustados e, ao mesmo tempo, maravilhados.
Muitos desses versículos são utilizados nas missas e encontros religiosos para mostrar o quão libertador pode ser a religião cristã, bem como ,também, a importância da figura de Jesus Cristo, como homem santo, justo e, acima de tudo, humilde. Sua postura é muito utilizada para poder mostrar a importância da compaixão com os mais pobres e necessitados.