Santo Antônio Oração

A religião é um dos verdadeiros motrizes da sociedade atual. Isso é comprovado ao se notar que grande parte da população mundial é adepta de algum tipo de seita ou doutrina religiosa. Não é exagero dizer, também, que o cristianismo sai disparado em relação às outras denominações religiosas, que passam de mais de três mil delas em atividade no planeta. Só para ter uma noção disso, mais de 30% da população mundial é convertida ao Cristianismo, o que dá, mais ou menos, dois bilhões e duzentos milhões de pessoas convertidas. Em seguida, com um bilhão e novecentos milhões de pessoas, o Islamismo se destaca como a religião que mais cresce. E, por fim, o Hinduísmo, um pouco mais tímido com oitocentos e cinquenta milhões de seguidores.

Diferente do que muita gente acredita, o Cristianismo é bem segmentado, possuindo diversas ramificações que permitem que ela se espalhe por todo o planeta. Dessas, três se destacam, como sendo as mais frequentadas: o Catolicismo, a Ortodoxa e a Protestante. A primeira delas é a mais “antiga” ramificação e a mais cultuada. O protestantismo vem logo atrás, com um crescimento que está assustando a muita gente. O setor ortodoxo, que remete a um cristianismo muito mais conservador que estes, é mais tímido que as duas citadas, porém também está presente principalmente na Europa e na Rússia.

Uma das principais diferenças entre o cristianismo católico e o protestante é o culto de personalidades que, em algum momento de suas vidas, colaboraram imensamente para pregar a palavra de cristo entre as pessoas. Inclusive, tal comportamento é alvo de questionamentos por outros setores cristãos, principalmente protestantes. Um desses santos que é bastante cultuado atualmente é o Santo Antônio. Você já ouviu falar dele? Aqui em nosso artigo, iremos destrinchar um pouco mais sobre a vida deste santo, bem como, também, iremos disponibilizar uma oração a ele. Vamos lá?

Santo Antônio

Santo Antônio

Santo Antônio

Santo Antônio de Lisboa é um santo que nasceu na cidade de Lisboa, capital de Portugal, em 1195 depois de Cristo. O seu nome de batismo, na verdade, era Fernando, tendo sido um importante doutor da Igreja enquanto viveu.

Ele nasceu em uma casa que estava localizada perto das portas da cidade, perto da Sé. Por conta da dificuldade história, não se tem informações concretas de quem foram os seus pais, tampouco se o ano de 1195 era o ano certo: muitos acreditam que o ano de nascimento real de Santo Antônio foi no ano de 1191, porém esse ano não bate com alguns fatos cronológicos que estão muito mais fundamentados quando o ano é 1195.

Enquanto se desenvolvia, teve como primeira escola a Igreja de Santa Maria Maior, sendo que os diretores faziam parte da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho. Enquanto crescia e se transformava em um adolescente, Fernando continuou os seus estudos religiosos, se tornando um noviço na mesma instituição na qual tinha iniciado os seus estudos.

Sua Intelectualidade

Fernando foi um pregador diferente da maioria que já passou pela Igreja. Isso se dá por ele se aprofundar muito em questões técnicas. Uma das bibliotecas que ele sempre estudava era especializada em assuntos biológicos, principalmente medicina. Em seus sermões, pode-se notar a grande quantidade de expressões técnicas que ele utilizava para poder dar ênfase nas mensagens que ele tentava transmitir.

Alguns anos mais tarde, Fernando pediu transferência para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, com o propósito de poder aperfeiçoar a sua formação e, ao mesmo tempo, evitar distorções profanas, já que era uma pessoa muito cobiçada por amigos e parentes. A escolha de Fernando não foi à toa: Coimbra já era uma referência intelectual em toda Portugal, sendo lá que o futuro santo se aprofundou para valer nos estudos bíblicos, bem como, também, nos textos dos padres da Igreja.

À medida que seu estudo sobre a Igreja, a Bíblia e, principalmente, sobre Cristo iam ficando mais profundos, Fernando foi sentindo que deveria se entregar por completo para o sacerdócio, como uma forma de se aproximar do chamado de Deus. Nesse meio tempo, os ideais de fraternidade, caridade e benevolência começaram a ficar mais vivos em Fernando. O ápice da certeza que ele deveria seguir uma carreira totalmente voltada a Cristo foi quando um grupo de frades que morreram em missão chegaram até Portugal para receberem as merecidas homenagens. Aquilo tocou Fernando de um jeito que ele percebeu que não tinha outra alternativa a não ser buscar o martírio. Sendo assim, tomou a decisão de mudar o seu nome de Fernando para Antônio, passando a se dedicar totalmente ao sacerdócio.

Primeira Missão

Imagem de Santo Antônio

Imagem de Santo Antônio

Foi autorizado, então, a se juntar aos demais franciscanos e, assim, embarcou na sua primeira missão, que foi para o Marrocos. Embora estivesse muito animado para poder exercer o seu papel, logo que chegou por lá Antônio foi acometido por uma grave doença, tendo sido aconselhado para retornar a Lisboa. Triste por não conseguir sequer proferir um sermão, Antônio então rumou de volta para Lisboa. Porém, no meio da viagem, uma forte tempestade desviou o barco, fazendo com que eles parassem na Sicília. Por lá, reencontrou antigos amigos e ficou por lá até a primavera de 1221, fazendo com que se restabelecesse completamente.

Logo depois de sua melhora, rumou para Assis, onde encontrou o seu fundador, São Francisco de Assis e os seus primeiros seguidores. A intenção de Antônio era participar do Capítulo de Ordem, na qual essa edição seria a última na qual o seu fundador – São Francisco – participaria.

Depois de algumas outras missões, Antônio foi designado para uma ordenação de Frades  que iria correr em Forli. Chegando até lá, percebeu-se que não havia um sacerdote para realizar a celebração. Dessa forma, Antônio foi convidado a dizer aquilo que o seu coração mandava. Protestou, porém acabou acatando o pedido e fez uma das mais lindas homilias que aquele povo já havia escutado. Assim, Antônio acabou conhecido em todo o lugar, passando a ter seguidores.

Oração Para Santo Antônio

Oração Para Santo Antônio

Oração Para Santo Antônio

Hoje, o Santo é conhecido como o “Santo Casamenteiro”, na qual as pessoas que querem se casar acabam recorrendo. Confira, abaixo, uma oração para Santo Antônio:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/santo-antonio-saiba-como-e-a-oracao-para-bencao-na-vida-amorosa,bb4d8c0583e4260d5191e408af7d46087p03pel5.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.