Apesar da Igreja Católica ter retirado de seu calendário a celebração de São Cristovão, a devoção ao santo continua firme e forte. O santo teria vivido no século III, na província Romana de Antioquia. O nome “Cristovão” vem da história de como ele carregou uma criança através de um violento rio que tinha todo o peso do mundo, criança esta que revelou ser Cristo e converteu-o, e significa “aquele que carrega Cristo”.O santo é padroeiro de diversas causas, como a dos solteiros, epilépticos, jardineiros, das tempestades, das viagens e dos transportes.
Esta última é o motivo pelo qual é mais reconhecido no Brasil, ao ponto de que no Rio de Janeiro, o bairro que leva o nome do santo, transformou-se naturalmente em um polo de peças automobilísticas.É habitual que aqueles que estão prestes a viajar de carro (ou em outra espécie de transporte) façam uma prece para o santo para conferir-lhes proteção. Veja a seguir a oração de São Cristovão:
“Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós.”