A Realidade Passa Pela Responsabilidade

“Se quer que seus filhos tenham os pés nos chãos, coloque-lhes algumas responsabilidades nos ombros”. (Abigail Van Buren)

A interessante mensagem acima nos permite refletir sobre a realidade da educação dos jovens. Não é difícil tomar conhecimento de noticias que retratam tragédias e crimes cometidos por jovens inconsequentes e fora da realidade. Também não é incomum que esses jovens sejam de família rica e tenham tido grandes condições de vida e acesso a educação e aos estudos.

Uma linha de pensamento à cerca desses acontecimentos é que tais jovens crescem sem conhecer as conseqüências de seus atos, acostumados a sempre ter alguém que “limpe a sua bagunça”. Assim, dar responsabilidades é parte de uma educação amorosa.

Hoje em dia vemos tantos jovens fazer coisa erradas, isso sempre existiu, a famosa rebeldia adolescente não é de agora que existe, porém na atualidade parece que os jovens se encontram mais perdidos. Isso pode acontecer devido a muita coisa, a sociedade atual impõe muita coisa que não sabem lidar, mas mesmo assim cobram.

A cabeça de um jovem é como se fosse uma folha de papel em branco que deve ser escrita e moldada para viver a vida adulta com princípios já aprendidos durante esse período. A primeira base de tudo é a família, e ela deve tentar dar o maior dos suportes. Ensinando as coisas da vida sendo realista, tentar esconder como é a vida fora de casa não adianta. Infelizmente pai e mãe não estará presente em todos os momentos da vida, por isso precisam educar para que o adulto que a pessoa irá se tornar.

A educação precisa sim ser eficiente, não é necessário que punições severas, que farão a criança ter mais medo do mundo do que ela já tem. Quando os pais são muitos bravos, os jovens tendem a fazer muitas coisas escondidos e é nessa hora que ele conhece o mundo real, que pode ser bom em diversos pontos, mas que existe muita gente aproveitadora.

Os pais também não podem ser muito liberais, pois assim os jovens crescem achando que a vida no mundo é bem mais fácil do que realmente é. Sendo a pessoa com boas condições financeiras ou então com péssima condições financeiras, ser liberal demais atrapalha. Eles podem criar hábitos esnobes, sem respeito com o próximo, se achando superior e não lidam bem com as coisas normais da vida, ou então eles podem ir direto para o mundo do crime.

Não importa qual é a classe social, todos estão sujeitos a isso. Por isso a educação dada em casa deve ser baseada em responsabilidades e educação. Tentando incentivar a estudar, a praticar esportes e outras coisas que fazem bem para o desenvolvimento.

Outro ponto muito importante na formação de um jovem é a sociedade, o que ele vê na rua, pode refletir o que acontece com ele. Ele pode absorver realidades muito diferentes da dele e isso pode deixar os pensamentos bem confusos. A sociedade tenta impor muitos padrões a serem seguidos, não somente pelos jovens, mas para todos que nela habitam.

É muito complicado atender todos eles, a realidade de cada um é muito diferente para querer que todos andam e sejam do mesmo jeito. A função de uma sociedade é ser harmonia e tornar o indivíduo mais responsável para não precisarmos de pensar em punições para esses jovens no final.

Muitas situações que acontecem no mundo de hoje não são de jeito nenhum fáceis de se preparar para serem vividas. Elas fazem parte da realidade, mas nunca estamos prontos para viver uma decepção amorosa por exemplo, ou então nunca estamos prontos para terminar o colégio e começar uma faculdade, ou então terminar a faculdade e começar a trabalhar. De deixar a família para poder seguir os sonhos.

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”Walt Disney

Walt Disney

Walt Disney

Muito de realidade vem junto com as realizações, passamos por situações nada agradáveis que fazem parte da nossa vida para que possamos realizar nossos objetivos e principalmente para podermos aprender mais, conseguir evoluir como pessoa e ainda tentar passar para outras pessoas essas experiências que te deixaram mais preparado e mais responsável.

Não podemos esquecer que nós fazemos a nossa própria realidade, podemos sim mudar muita coisa se tivermos vontade de que as coisas sejam diferente. O comodismo nunca levou ninguém a lugar nenhum. Se não for atrás para tentar fazer as coisas acontecer nada irá mudar. Nenhum ensinamento que vem da família terá feito efeito. Nenhuma situação que era para fazer a mudança acontecer vai ter valido a pena.

A responsabilidade não precisa ser chata, ela apenas precisa te fazer crescer e te tornar uma pessoa melhor. A partir disso é sempre importante partir de um princípio que a vontade de saber adequar as realidades e as responsabilidade deve vir de dentro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reflexão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.