Aniversário
É uma data muito importante para toda pessoa, é o dia em que se comemora mais um ano de vida. É usado para contar outros fatos ocorrido, o dia e mês em que a pessoa nasceu, faleceu, ou então sobre o tempo de fundação de um lugar.
Em aniversários de nascimento principalmente é muito comum que se comemore, principalmente por conta da tradição cultural de muitos países do mundo. Um dos costumes mais usados nessas comemorações é quando todos presentes cantam o famoso “parabéns para você”. A maneira como vai ser feita depende muito da cultura, em alguns países, por exemplo, comemoram nove dias antes da data correta afirmando que assim terão mais felicidade e sorte.
História Da Comemoração Dos Aniversários
Apesar de ser uma comemoração bem comum no nosso dia-a-dia, o aniversário possui uma história bastante interessante e longa.
A sua origem vem principalmente da religião e da mágica, que muitos acreditavam na época que existia. Incialmente o parabéns era dado com velas para que o aniversariante fosse protegido contra os demônios por mais um ano de vida.
No começo a religião cristã não era adepta a comemoração do aniversário afirmando ser um ato pagão. Na Bíblia existem passagens bem pequenas sobre um tipo de comemoração não denominada ainda de aniversário, porém bem claro que seria a comemoração de quando se veio ao mundo de nomes que não seguiam a Deus, mostrando que eles não eram a favor. Contudo isso durou apenas até o quarto século e o aniversário natalício não foi mais abominado pelos fiéis.
No judaísmo eles também não eram muito fãs de aniversário, afirmando que seria uma “ adoração idólatra”, para eles essa adoração seria um insulto para os deuses, pois exaltariam simples humanos. Era certo comemorar as festividades somente das divindades.
Para os gregos, todos nasciam com um espirito dentro de si que tinha além de uma relação com o deus dependendo do dia do seu aniversário, esse espirito tinha como função proteger e inspirar. Os romanos acreditavam na mesma coisa. As velas são uma tradição grega que depois passam para os romanos, que vem de crenças que iria realizar realmente pedidos pra os deuses e eles mandariam as bençãos caso julgassem adequadas. O primeiro bolos eram feitos de mel, eram redondos e depois colocados no altar do templo dos deuses.
Por acreditar muito em questões espíritas, dizia-se que no dia do aniversário era o dia que o indivíduo ficava mais próximo do seu mundo espiritual e com isso mais frágil a outras pessoas que o desejaram tanto bem ou mal.
As vezes esses espíritos eram chamados até mesmo de fadas, que podiam ser boas ou más com o aniversariante dependendo do seu comportamento, por isso ele ficava muito próximo das pessoas que o queriam bem para evitar que seja ferido.
Para eles quanto mais sinais de que a pessoa era amada e querida significava maior proteção, por isso quanto mais presente melhor, um almoço de agradecimento e de pedir mais bênçãos também era muito comum.
Na época em que muitas crianças morriam de doenças desconhecidas por falta de uma medicina de qualidade, os aniversários eram para agradecer e comemorar que a pessoa ainda estava viva. Hoje em dia isso não ocorre mais, as pessoas já sobrevivem com mais facilidade e o aniversário começou ser apenas mais uma celebração, que algumas culturas ainda mantem suas tradições e outras apenas a comemoram com festas e bolos.
Provérbios Chineses
Você já deve ter lido diversos provérbio chineses sem nem mesmo saber o que eles significam, de onde vieram e para que servem.
No mundo oriental os provérbios são muito utilizados na fala do dia-a-dia, conseguindo inserir algum deles sempre que possível em tudo, até mesmo em raciocínios e pensamentos. Na língua chinesa, principalmente, os provérbios ganham uma sonoridade muito maior e por isso passa despercebido, sendo considerado natural.
Explicando melhor, provérbios para os chineses são a mais bela forma de arte e sabedoria que o seus povo pode possuir. Para nós são simples frases prontas que possuem determinado significado que normalmente pode trazer reflexão, e pode ser usado em diversas situações.
Assim como o resto da escrita os provérbio possuem seus modelos eruditos e os mais populares. Diferenciando-se também nos conteúdos ditos, podendo ser baseado em vivências ou então em algum momento histórico ou literário.
Os provérbios mais eruditos costumam ser os que possuem referências de literárias mais clássicas e por isso contem palavras mais rebuscadas, possuindo um padrão que é sempre seguido, por isso ficou conhecida como expressões feitas, cujo nome em chinês é chéng-yü.
Já os provérbios mais populares são mais para o dia-a-dia, vindo da própria cultura da população, sendo passado de geração em geração pelo falar, não possuindo nem regras para serem escritos. Ficou conhecido como sú-yü.
Os provérbios podem ser usados em diversas situações, principalmente para desejar felicidades, seja em qualquer momento da vida da outra pessoa. Esses são os tipos de provérbios mais utilizados por n[os ocidentais, para eles que conseguem manter eles presentes em todos os lugares, existem provérbios sobre sentimentos, conselhos, elogios e outros.
Alguns Provérbios Chineses De Aniversário:
“Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas.”
“No meio de uma grande alegria, não prometas nada a ninguém. No meio de uma grande fúria, não respondas a carta alguma.”
“Se você quer um ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas.”