Poesia Sobre Transformação Fernando Pessoa

A literatura é de extrema importância para as pessoas, não é mesmo? Pois bem. Durante muito e muito tempo, ela assumiu um papel intrínseco para o desenvolvimento do ser humano, no qual ele pode conhecer um pouco mais sobre  sua vida, bem como, também, sobre questões bastante delicadas sobre a sua própria vida. Foi e é até hoje um ato libertador, no qual quem lê e se informa dificilmente se deixará manipular ou se enganar pelas outras pessoas.

Quando a imprensa foi inventada, lá pelos idos da Idade Média, muita gente não ia imaginar que a informação iria ser democratizada de tal forma que iria possibilitar que as camadas mais pobres da sociedade iriam poder ter informação também. Isso se dá, basicamente, por conta do processo existente para que se obtivesse livros naquela época: estamos falando de livros e revistas artesanais, que demoravam muito para serem fabricadas e, de quebra, custavam muito dinheiro, restando somente à elite o consumo de tais publicações.

Um dos principais nomes da literatura no mundo é de Fernando Pessoa. Aqui, será mostrado um pouco sobre a sua vida, bem como a sua importância literária para o mundo.

O Autor Fernando Pessoa

Fernando Pessoa foi um importante escritor, dramaturgo, comentarista político, empresário e tradutor que nasceu em Lisboa no ano de 1888, em uma abastada família que era muito conhecida na capital lusitana. A sua educação foi totalmente inspirada nos preceitos católicos, tendo o autor estudado, durante a sua vida, nas melhores escolas existentes. Porém, pouco antes de completar cinco anos de idade, o seu pai veio a falecer, o que causou um grande desconforto em sua família. Um ano e meio depois, o seu irmão mais velho também viria a falecer, pela mesma questão que o pai (ambos desenvolveram tuberculose).

Depois da morte dos dois, a família de Pessoa começou a passar por uma séria crise emocional e financeira. Isso se dava por conta que o pai de Fernando era o provedor do dinheiro da família. Sem ele, a sua mulher, mãe de Fernando, não conseguia prover uma renda que fosse possível sustentar a sua família nem manter os padrão de vida o qual já estavam acostumados. Dessa maneira, a mãe de Fernando passou a vender várias peças de mobília – que eram muito boas por conta da qualidade da madeira – o que a ajudou a levantar  um dinheiro provisório, que não duraria por muito tempo.

Sem perspectivas de vida em Lisboa e com a triste lembrança das recentes perdas que a família vivenciou, a mãe de Pessoa decidiu sair do país, mais especificamente, para uma cidade localizada na África do Sul chamada Durban. Lá, ela enxergou uma forma de poder crescer na vida e retornar à sua normalidade. Dessa maneira, Fernando e sua família rumaram até Durban, onde Pessoa foi matriculado na melhor escola que existia na cidade. Como não era surpresa, Fernando se dedicou, se tornando um dos melhores alunos daquela escola. A mãe de Pessoa também deu um outro rumo à vida, conseguindo um novo casamento e, com ele, um novo filho.

Depois de um tempo estabilizados em Durban, a mãe do autor acreditou que era melhor que eles retornassem para Lisboa para um ano de férias. Dessa maneira, Pessoa voltou até Lisboa e, a partir dali, com uma idade que o auxiliava a ter ideias já consolidadas, conseguia perceber que Lisboa era o local onde ele deveria permanecer. Ao fim das férias, quando a mãe de Fernando resolveu voltar para Durban, o autor decidiu que queria ficar por Lisboa, a contragosto dela. Porém, essa decisão não durou muito, acabando com o retorno de Pessoa à Durban pouco tempo depois de sua mãe.

Durban nos Dias de Hoje

Durban nos Dias de Hoje

Porém o retorno de Pessoa não era definitivo, fazendo com que ele retornasse a Lisboa ao perceber que sua mãe já estava ocupada com o seu irmão mais novo. Ele notou que não tinha mais espaço para ele por ali. Dessa maneira, ele decidiu voltar em definitivo para Lisboa. Sua avó paterna partira há pouco e tinha deixado para ele uma herança.

Naquela época, Fernando já era um exímio escritor, tendo escrito livros tanto em português quanto em inglês – fazendo, inclusive, traduções de suas peças para ambos os idiomas. Pensando em levar a sua carreira de escritor mais a sério Pessoa decidiu, então, criar uma pequena editora, para que esta pudesse publicar os seus livros – e publicar livros de outros escritores também.

Vida e Morte

Dessa maneira, Fernando começou a despontar no cenário nacional – e internacional – como um grande intelectual de Portugal. As obras do autor são referenciadas em vários locais cuja a língua portuguesa é cultuada. Porém, por conta da habilidade bilíngue do autor, que também tinha plena capacidade de falar e escrever em inglês, muitos outros países tiveram acesso ás obras de Pessoa. Dessa maneira, o autor conseguiu ultrapassar diversas fronteiras, contribuindo para que ele ficasse muito famoso em diversos lugares.

Infelizmente, Pessoa foi-se embora muito cedo, tendo vindo a falecer com apenas 47 anos, em 1935, tendo falecido pelas mesmas coisas que o seu pai e o seu irmão: a Tuberculose.

Poesias Sobre Transformação de Fernando Pessoa

Pessoa é um autor cuja a obra sempre colocou em xeque a mentalidade humana, apelando para que ela pudesse sempre estar se questionando sobre a sua existência, bem como, também, sobre tudo aquilo que está a sua volta. Ou seja, a transformação era sempre tema recorrente em suas obras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.