Pensamentos de Chico Xavier

Chico Xavier foi um médium brasileiro, considerado o maior psicógrafo de todos os tempos. É responsável pela propagação do espiritismo no Brasil.

Biografia de Chico Xavier

Chico Xavier nasceu no ano de 1910, no dia 2 do mês de abril, na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Seu pai era operário, e sua mãe era lavadeira, sendo uma família bem humilde. A mãe de Chico morreu quando ele tinha apenas cinco anos. Numa família com nove filhos, o pai de Chico não achou que teria condição de cuidar de todos, então deixou alguns deles sob o cuidado de parentes.

Chico foi viver com sua madrinha, que era uma mulher muito nervosa e que maltratava o menino. Nessa idade Chico já conseguia ver espíritos e ouvir as conversas deles, e sempre escutava sua mãe falando que iria enviar um anjo para reunir a família. Logo, a segunda esposa do pai reuniu todos os filhos novamente, e ainda teve mais cinco filhos para aumentar o número de irmãos.

Quando foi crescendo, Chico começou a ter sonhos que o faziam acordar, quando acordava ele conversava com espíritos. Durante a manhã contava para o pai o que ocorria, assustado com o filho, o pai o leva até um vigário, que diz que o menino está sofrendo influência, e que não é possível conversar depois da morte, indica que o garoto seja proibido de ler livros, jornais e revistas.

Chico conversa com o espirito da mãe, que o incentiva a não ser uma criança indisciplinada, ela indica que ele seja mais calado, e que siga as lições e mensagens recebidas em seus sonhos. Dessa forma ele aprenderia obediência, e assim Deus um dia lhe concederia a confiança dos outros. Do ano de 1920 até o ano de 1927 ele não teve mais contatos com sua mãe.

Chico participava da Igreja católica junto da família, obedecia tudo que era indicado pela igreja, e seguia todos os rituais. Sua rotina era bem trabalhosa, levantava cedo, fazia as tarefas da escola, ia para escola e depois para o serviço em uma fábrica, onde trabalhava das três da tarde até às onze da noite. Em 1925 conseguiu um novo emprego em uma venda.

Além da rotina difícil, ele sempre passava pelas “perturbações” noturnas, e caia em transe profundo durante o sono. No ano de 1927, uma das suas irmãs fica doente, e acontece em sua casa uma sessão espírita organizada por um casal de espíritas. Eles levam consigo “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e “O Livro dos Espíritos”. Durante a sessão ele volta a ter contato com a mãe, que fala que os livros que estão ali são dois tesouros, ela indica que ele os estude para que consiga enxergar novos caminhos.

O Espiritismo Em Sua Vida

Chico passa a estudar os livros. Na escola, a sua professora notou que ele era médium, somente ela percebeu. Logo ele entrou para o trabalho no Ministério da Agricultura como datilógrafo, e seus dons começaram a aflorar.

A família passou a realizar diversas sessões espíritas em sua casa, e seu pai passou a ser o presidente do que foi chamado de Centro Espírita Luiz Gonzaga. Após um tempo a sede passar a ser na antiga casa de Maria de João de Deus, mãe de Chico Xavier.

A primeira atuação como médium, de forma pública, de Chico Xavier ocorreu no dia 8 de julho do ano de 1927. No ano de 1931 ele publicou seu primeiro livro psicografado. No ano de 1932 lançou “Parnaso de Além Túmulo”, com poesias que psicografava. No ano de 1950 já acumulava mais de 50 livros psicografados.

No ano de 1959, Chico se mudou para a cidade de Uberaba, devido a orientações que seus Benfeitores espirituais fizeram. Lá ele passa a ser membro da Comunhão Espírita Cristã, e inicia a peregrinação. O médium sempre visitava lares carentes, era um bom homem, e incentivava aqueles que acreditavam nele em fazerem coisas boas.

A cidade de Uberaba passou a ser mais visitada depois de sua ida para lá, devido aos seus feitos. Ele deixou os direitos autorais de seus livros gratuitos as editoras espíritas e outras entidades. No total, ao longo de sua vida, ele psicografou 451 livros, tudo reproduzido do que os espíritos o transmitiam. Além das milhares de cartas vinda dos mortos para seus familiares.

Morreu na cidade de Uberaba, no dia 30 do mês de junho do ano de 2002.

Casos Extraordinários De Cartas Psicografadas Por Chico Xavier

Durante os seus anos de vida, Chico buscou confortar entes de pessoas mortas, por meio da busca de notícias de seus parentes mortos. Acredita-se que ele se manteve em contato com milhares de espíritos e psicografado a maioria de suas mensagens, que continham diversas informações que Chico não poderia saber, como a forma da morta, informações íntimas e nomes de parentes. Conheça quatro casos surpreendentes abaixo:

O Menino Rangel

Rangel morreu aos 3 anos, quando brincava em sua bicicleta e sofreu uma queda. Um ano após a trágica morte, Chico Xavier psicografou uma carta do menino. O menino, que morreu ainda muito jovem, não sabia escrever direito, e sua carta trazia traços infantis. Na data em que a carta ia ser lida, a mãe conta que outra médium que estava no local falou que o filha dela estava ali, e corria de um lado para o outro, sempre indo abraçar ela, e que o avô dele estava ajudando na escrita da carta.

A carta trazia um trecho em que ele se apresentava com o apelido que os pais o chamavam “Tetéo”, além de falar o apelido do seu avô, ele também cita uma tia do seu pai, que nem o próprio pai conheceu direito. Na carta ele fala que está crescendo e irá se desenvolver, que está aprendendo a ler e que seu irmão, que era um menino bem estudioso, ficaria orgulhoso dele.

Nenhuma dessas informações trazidas na carta era de conhecimento de Chico Xavier, a criança cita apelidos e características que só a família poderia saber.

Carta de Arthur Joviano

Arthur Joviano foi um professor de português e autor de livros pedagógicos, que viveu no século 19, nascido no ano de 1862, foi o líder da primeira reforma no ensino primário de Minas Gerais. Morreu no ano de 1934.

Ele entrou em contato com a família por meio de Chico, que trabalhava para o filho de Arthur Joviano, Rômulo, no Ministério da Agricultura. Essas cartas marcaram o início da psicografia do médium. A carta citada aqui foi psicografada em 13 do mês de janeiro do ano de 1941.

Na carta, Arthur parabeniza sua nora, Maria, e diz que uma amiga de Maria chamada Helena levou flores para ela, Helena morreu na infância e era amiga de Maria e suas irmãs. Ele cita as viagens que o casal, seu filho e a esposa pretendem fazer, além de citar o filho do casal. Ele diz que o casal deve aproveitar a viagem e aprender com ela. Ele também fala de Wanda, outra filha do casal, que estava passando pro alguns problemas de pele na época, e ele dá um conselho para que ela não se inquiete com isso.

Além de Chico não saber da maioria dessas informações, ele ainda assinava a carta com a assinatura oficial de Arthur, que estava presente em seus documentos.

Carta de William

William era o quarto filho de Aníbal Figueiredo e Adélia Figueiredo, que nasceu no ano de 1924. Quando ele completou 17 anos ingressou no exército, lá adoeceu devido a um calo que infeccionou. Ele passou muitos meses no hospital, mas a infecção do seu machucado não curava, acabou gangrenando e o levando a morte no mês de setembro do ano de 1941. Apenas um mês após a sua morte o espírito passou a escrever cartas para a mãe, e continuou as escrevendo até a morte dela, no ano de 1980.

Ilustração de Chico Xavier

Ilustração de Chico Xavier

Na carta ele mostra carinho com a mãe, e diz que roga a Deus para que ela vença suas lutas diárias, e faz um comentário sobre os receios e aflições da mãe, que poderiam estar ligadas ao rumo que o filho mais velho estava tomando, muito envolvido com bebida e jogos. Ele também fala diretamente com o irmão, que estava casado, citando o nome de sua esposa, e falando que não é justo que ele se perca nas aventuras da vida, pois possuía uma família, que era mais importante. Ele cita um caderno que era usado por Chico para psicografar mensagens de uma tia da família.

Novamente se mostram informações que não deviam ser do conhecimento de Chico Xavier.

O Caso de Maurício

Maurício era um jovem menino, que aos 15 anos levou um tiro disparado pelo seu melhor amigo, José Divino, tudo ocorrendo no ano de 1976. Os amigos estavam juntos e José disparou a arma, sem ver Maurício, atingindo o amigo. Ele o leva para o hospital, porém o amigo morre, e José fica foragido, em desespero, por uma semana. Quando volta se apresenta a delegacia e então foi acusado de homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

Chico Xavier psicografou uma carta de Maurício, que foi aceita como prova válida no processo, e levou a sentença de inocente do amigo. Na carta Maurício fala que ele não teve a intenção de matar, e que foi realmente um acidente. A carta foi psicografada no dia 27 de maio do ano de 1978, dois anos após sua morte. Na época os pais de Maurício realmente culpavam José, e desejavam sua prisão.

Maurício conta de forma detalhada o que ocorreu, os dois iriam para a aula juntos naquela manhã, quando vão procurar cigarros em uma pasta do pai de José, encontram uma arma. Primeiro Maurício brincou com a arma, e depois José, que disparou sem saber que havia uma bala no cano, e acertou o amigo.

O juiz aceitou a carta junto de outras provas para inocentar José, pois a carta era descritiva de maneira bem pessoal, que realmente somente Maurício poderia falar sobre. Quem apresentou a carta ao juiz foram os próprios pais de Maurício, que estavam em primeiro momento acusando José, mas depois apoiaram sua inocência.

Dicas De Chico Xavier Para Seguir Em Sua Vida:

Chico Xavier era uma pessoa muito sábia, e deixou diversos ensinamentos que com certeza devemos seguir, independente do tipo de religião que seguimos.

  • Se afaste da hipocrisia e não a pratique em sua vida:Não exijas do outros, qualidades que ainda não possuas.” Chico acreditava que esse era um dos grandes problemas de nós, seres humanos. A maioria das pessoas julga muito quem está a sua volta, mas não olha para os próprios erros e nem tenta melhorá-los, vivendo numa eterna hipocrisia.

    Não Exijas Do Outro, Qualidades Que Ainda Não Possuas

    Não Exijas Do Outro, Qualidades Que Ainda Não Possuas

  • Pratique a honestidade com as pessoas a sua volta:A verdade que fere é pior que a mentira que consola.” Praticar a honestidade, mesmo que em alguns momentos ela pareça um pouco dura, é importante, mas saiba também diferenciar a verdade de opiniões que podem machucar alguém, lembre-se sempre de falar com amor, sinceridade e compaixão ao próximo.

    Frase Sobre Verdade

    Frase Sobre Verdade

  • Tudo o que você faz retornará para ti: Crê em ti mesmo, age e verás os resultados. Quando te esforças a vida também se esforça para te ajudar.” Não meça esforços para fazer o que deseja, não desista dos seus sonhos, e lute todas as suas batalhas como se fosse a última, pois o seu esforço será recompensado pelo universo, e mais, ofereça aos outros somente o que deseja ter de volta, compartilhe caridade, sabedorias, amor, e outras coisas boas.

    Crê Em Ti Mesmo

    Crê Em Ti Mesmo

  • Não haja de maneiras que prejudicariam as outras pessoas: “Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques ninguém, porque sofrer é muito diferente de fazer sofrer e a dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a contraiu.” Para os espiritas, aqueles que praticam injustiça com outros seres humanos levam essa dívida por muitas encarnações, por isso, evite os desentendimentos com os outros, não faça coisas que possam prejudicar alguém de maneira proposital, seja uma boa pessoa, e a partir de então o seu espirito irá evoluir, transmita o positivo para a humanidade e seja uma pessoa melhor.

    Frase Sobre Não Fazer o Próximo Sofrer

    Frase Sobre Não Fazer o Próximo Sofrer

  • Demonstre os seus sentimentos para as pessoas importantes na sua vida: “Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes. Que nós os amamos, porque um dia eles se vão e ficaremos com a impressão de que não os amamos o suficiente.” Essa dica é realmente algo para se levar para a vida, aproveite a sua vida ao lado de quem você ama, compartilhe o seu amor com os necessitados, expresse seus sentimentos sempre que puder, em todas as oportunidades. Os espiritas acreditam que nas outras encarnações talvez demore  para se reencontrar as pessoas importantes dessa, por isso, deixe claro os seus sentimentos nessa vida.

    Viver É Sempre Dizer Aos Outros Que Eles São Importantes

    Viver É Sempre Dizer Aos Outros Que Eles São Importantes

Confira a seguir alguns pensamentos desse grande brasileiro, que deixou muitas mensagens positivas para o povo:

“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das

maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação – é você mesmo.” (Chico Xavier).

“Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.” (Chico Xavier).

“Na vida, não vale tanto o que temos nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós. 

Está à tua disposição a potência, o poder de bem realizar, de vencer adversidades, reduzir atritos, convencer nos negócios honestos, melhorar de emprego, ampliar amizades, obter a paz no lar e tudo mais.

Quanto mais te convences de que podes ser feliz, de que tens em ti os atributos da paz, ação, resistência e amor, mais as facilidades chegam a ti. No entanto, se preferes viver em lamentações, na recusa à prática do bem ou no cultivo de vícios, ergues, desnecessariamente, barreiras a ti mesmo.

Crê em ti mesmo, age e verá os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar.” (Chico Xavier).

“Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.” (Chico Xavier).

“A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida.
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará a ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia. Aprenda a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem.”
(Chico Xavier).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pensamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.