Frases Revolucionarias Feministas

Feminismo vem da palavra latina femina que significa mulher. Sempre houve algumas discussões porém só foi alvo de discussões maiores no século XIX com o aumento de movimentos políticos, sociais e filosóficos. Com isso foi nesse período que surgiu o conceito de feminismo, tentando trazer as mulheres para o mio da sociedade como iguais aos homens, pedindo então pela igualdade de gêneros.

Tudo isso vem da nossa cultura antiga que começa através de uma família patriarcal, onde o pai cuida, alimenta, sustenta, praticamente domina as atividades da casa. Quando não era o pai era o filho mais velho, sempre sendo uma figura masculina. Por isso sempre foi o foco principal da família, o representante e privilegiado.  Enquanto as mulheres sempre menosprezadas sendo denominadas erroneamente como “sexo frágil”.

Quando mulheres realmente se reuniram para lutar contra esse machismo pregado na sociedade, muitas foram reprimidas, ou até mortas. Porém com o tempo, foi aumentando o número de mulheres adeptas, muitos homens que reconheciam também essa necessidade, fazendo com que esse grupo crescesse espantosamente.

História

Como dito acima, muito tempo demorou para que mulheres se reunissem para lutar pelos seus direitos, apenas no século XIX que essa luta começou. Existia muitos afazeres simples que apenas homens eram privilegiados de possuir, como por exemplo, ler e estudar.

Antes disso, toda atividade da mulher se baseava em atividades domésticas e cuidar de filho. Mulheres eram criadas para isso desde que nasceram, ajudando suas mães em casa e o homens ajudando os pais. Já era predestinado a sua função de procriar e cuidar da casa. Sem poder nem sequer pensar em trabalhar com outra coisa.

Após a revolução francesa em 1789 com novas Declarações dos direitos, as mulheres achavam que poderiam ter maior participação, porém pouco se dizia sobre elas nesse papel. Com isso foi escrito pela francesa Olympe de Gouges em 1791 criticando como a as mulheres eram excluídas da Declaração, por isso fez a sua própria, denominada “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, nele também falava a importância da mulher na sociedade e a luta pela igualdade.

Com todo alvoroço causa por Olympe, muito machistas da época não gostaram nada do que podia estar começando ali e acabaram assinando ela no ano de 1793. A data de sua execução, 3 de novembro, foi uma data marcante para o movimento, fazendo ele crescer ainda mais.

Mas o grande acontecimento, sem dúvidas, foi a Revolução industrial no século XIX, pois num ambiente industrial que só aumentava na Europa, mulheres começaram a ser levada para as fábricas também para trabalhar. Porém desde o início era considerada inferior e por isso seus salários eram inferiores. Vendo isso, muitas mulheres ficaram revoltadas e se uniram para reivindicar seus direitos principalmente sobre o voto, à educação, ao aborto, sobre ter propriedades em seus nomes, entre outros.

Nas Américas o feminismo foi difundido mais no século XX, os dias atuais mostra que muita coisa mudou, em outros tempo mulheres não fariam metade do que fazem, não governariam um país, não estudariam em universidades renomadas. Seriam totalmente leigas em diversos assuntos importantes.

Com essa luta, houve muita mudança, muitas mulheres não cuidam mais de casa, não se casam, não constituem uma família, coisas que antigamente era abominável. Existe diversas autoras importante que falam sobre a construção de um pensamento feminista e como ele melhorou de acordo com o tempo, um exemplo é Simone de Beauvoir, uma filósofa francesa que sempre defendeu seus ideais em seus livros, um título muito famoso é “O Segundo Sexo”, com várias críticas a igualdade.

Machismo

O machismo por sua vez não é o contrário do feminismo, pois lembrando que o feminismo busca a igualdade entre gêneros e o machismo são práticas de rebaixamento do sexo feminino, se achando superior simplesmente pelo fato de ser homem.

A maioria dos homens que ainda praticam esses tipos de comportamentos são homens criados com a relação de pai como centro da família, ou então que cresce com a ideia do sistema patriarcal como certo.  Eles afirmam que em pleno século XXI mulheres nasceram para ficar em casa e cuidar de filho e da cozinha.

Infelizmente existe muito isso ainda, muito homens que não aceitam mulheres independentes e fortes, que trabalham fora o dia todo, e que não tem tempo para arrumar casa.  Muitas dessas críticas são realmente ofensivas e ocorrem diariamente com muitas mulheres.

Algumas frases inspiradoras de mulheres famosas que consideram o feminismo algo importante de alguma forma na sua vida:

“Para mim, a questão do feminismo não é um conceito interessante. Quando as pessoas falam de feminismo, eu fico tipo ‘ai meu Deus’. Apenas não estou interessada. Minha ideia de feminismo é uma mulher que se sente livre o suficiente para fazer o que quiser. Pronto.” Lana Del Rey

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem. Somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” Simone de Beauvoir

“Nenhum país pode desabrochar de verdade se ele poda o potencial das suas mulheres e se priva das contribuições de metade da sua população” Michelle Obama

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.