Algo que qualquer pessoa não pode viver sem na vida são os amigos. Nas diversas fases de nossas vidas estamos sempre buscando nos encaixar em grupos e tribos e nessas tribos sempre há a pessoa com quem mais nos identificamos e nos aproximamos e que se tornam fundamentais peças para nos acompanhar em grande parte de nossa vida, compartilhando momentos de alegria, momentos de amor, paixões, também momentos de desamor e que quebramos a cara com uma paixão não tão bem correspondida. Essas amizades se tornam muito importantes na desconstrução e construção de quem somos e de quem seremos e apesar de poder durar para sempre aqueles momentos de amizade dentro de nós os amigos podem se distanciar fisicamente e acabar seguindo caminhos diferentes.
O relacionamento de amizade, assim como qualquer outro tipo de relacionamento, pode machucar os envolvidos nessa quando ocorre o final dessa. Não o fim da relação e envolvimento das duas pessoas, mas o final da maneira como era vivenciada aquela amizade. Para exemplificar, uma amizade de duas pessoas que se formaram no ensino médio e passaram em diferentes universidades, de cursos diferentes e em cidades diferentes. O modo como essas duas pessoas vivenciaram a amizade até aquele momento irá a partir dali se transformar. Essas irão se relacionar com outras pessoas, irão conhecer outras pessoas e experimentar diversões e vivências diferentes que vão acabar as moldando de formas inusitadas e diferentes, podendo não mais se reconhecerem e identificarem num reencontro.
Esse período de transição e de mudança pode abalar as pessoas envolvidas nessa amizade antiga, pois sempre chega aquele momento em que ambas percebem que tudo mudou, que a amizade não é a mesma e sofrem por ter que deixar aqueles bons momentos vividos no passado lá no passado e aceitarem as novas pessoas que se tornaram para a partir dali viverem seus novos bons momentos com novas amizades em sua nova vida.
Podemos observar também amizades que se mantém com contato muito próximo mesmo após anos, mas que é raro de se acontecer quando essas vão para áreas de atuação muito distantes profissionalmente e distantes também em espaço físico, pois não há um ambiente oportuno para cultivar a amizade existente. A amizade, assim como qualquer outro tipo de relacionamento na vida, precisa ser cuidado, prestigiado e valorizado, para que as duas pessoas continuem a se envolver e a se amarem como amigos.
Assim como qualquer outro relacionamento, precisa também que as duas pessoas tenham pontos em comum, ideais e valores em comum para se identificarem em suas conversas e no desenvolvimento de seu relacionamento. As vezes chega um momento da vida que vários dos pontos que eram comuns a dois amigos começam a divergir e é importante que ambos reconheçam o fim de um longo, ou curto, relacionamento. Importante que ambos reconheçam que teve seu valor o que aconteceu até ali, mas que ambas precisam prosseguir separadamente sem necessariamente desvalorizar tudo que foi até então vivido. Cada momento, cada amizade vivida, cada novo recomeço de amizade ou cada nova amizade tem seu valor e a sua importância na construção de cada pessoa. Vamos ver agora algumas frases sobre o desapego de amigos, mas que não deixam de valorizar a amizade e a vida que deve ser vivida em sua plenitude.
“Sou apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer” Clarice Lispector
“Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar em vão, para trazer a linha de volta. É aceitar doer inteiro até florir de novo.” Caio Fernando Abreu
Uma das frases de que mais gosto para se aplicar ao desapego a amigos antigos e aceitar a vida que muda conforme ela passa e é vivida, é a frase de Fernando Pessoa. Lindo e maravilhoso poeta que não poderia deixar de contribuir com perfeição em nossas frases para desapego de amigos! Olha só:
“Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segrego!” Fernando Pessoa
“Desapegue dos detalhes. Gargalhe. Não se importe. Seja egoísta. Confie em você. Não fique com medo antes que aconteça. E sempre… Cuidado com quem se importa de verdade” Tati Bernardi
“Desapegar é preciso. Seguir em frente é evoluir. Lembrar do passado apenas com carinho e não querer voltar no tempo é superar.” Jeanrosana
“O ruim de se apegar nas pessoas é ter quase certeza que daqui a pouco, vai ter que se desapegar.”
Há uma música a qual gosto muito e que retrata demais as amizades que deixamos para viver novos momentos, mas que ainda assim continuam essas amizades com sua devida importância em nosso interior, a letra dela diz:
“Mudaram as estações, e nada mudou. Mas eu sei que alguma coisa aconteceu Está tudo assim tão diferente. Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre sem saber que o pra sempre sempre acaba. Mas nada vai conseguir mudar o que ficou.” Legião Urbana
Outra música que traz mensagem sobre a amizade, sua importância e o reconhecimento que está no passado é na música fotografia, de Leoni, que diz:
“O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia. As cores, figuras, motivos. O sol passando sobre os amigos. Histórias, bebidas, sorrisos e afetos em frente ao mar.”
“Para chegar à felicidade é preciso saber se desapegar do que não é bom, do que faz mal e do que já não faz sentido”
“Acordas para quem você é requer desapego de quem você imagina ser” Alan Watts
“Se apega sim! Se apega, pois algumas pessoas merecem a sua coragem de se entregar diante das incertezas da vida, mas se apega a quem te segurar em todas as tempestades, se apega em quem vai estar lá, mas se apega só no que for recíproco.” Beatriz Amaral
“Desapego. Soltar. Entregar. Deixar. Ir. Deixar partir. Fluir. Viver no presente. Sem o peso do passado, sem expectativas para o futuro. Saber de nossa finitude. Saber que somos passageiros. Sem posses. Sem medo. Sem culpas”
“A única forma de seguir em frente e viver novas histórias é se desapegando do que ficou para trás.”