Nós, os seres humanos que conhecemos hoje passou a habitar o planeta há mais de 200 mil anos, e isso pode ser mostrado que deu certo com o nosso estabelecimento como a maior espécie (em número de indivíduos) que vaga sobre o planeta Terra: hoje, temos mais 7 bilhões de pessoas vivendo na superfície terrestre, com possibilidade de atingir a marca de 9 bilhões de pessoas no ano de 2050.
E, para que pudéssemos chegar aqui, foi muito importante que desenvolvêssemos nossa inteligência e capacidade de transformar a natureza em seu favor. E assim foi, com o sedentarismo dos povos nômades, o estabelecimento de comunidades e as moedas de troca é que possibilitaram que a sociedade humana dessa geração pudesse chegar até os dias de hoje.
Sabemos, também, que as relações amorosas foram os grandes primordiais para que nós pudéssemos nos organizar em sociedade: antes utilizado somente como meio de procriação, o sexo passou a ter um outro significado, que era o do prazer, o que permitiu que as pessoas se relacionassem sem apenas o preceito de se reproduzir. Com isso, o número de pessoas no planeta só aumenta.
A convivência entre os homens e as mulheres também foi importante para que estivéssemos aqui hoje. No entanto, sabemos muito bem que algumas diferenças entre os sexos podem agradar ou desagrada a ambos. Uma das atitudes mais condenadas para as pessoas é o hábito de mentir, e isso relacionado tanto aos homens quanto às mulheres. Só que, nesse artigo, será falado sobre o porque os homens gostam de mentir, mensagens para homens que são conhecidamente mentirosos, bem como algumas informações pertinentes sobre o tema. Confira a seguir:
Por Quê Os Homens Mentem?
A mentira é uma das atitudes humanas mais repugnantes, e isso se tem motivo por conta do grande transtorno que uma mensagem que não é verdadeira ser repassada como sendo legítima pode causar na sua vida e na vida de terceiros. Infelizmente, muitas mortes já aconteceram pelo simples fato de uma informação que estava sob o seu poder sair do controle por conta de mentiras dele e de terceiros.
E, em uma relação, tanto os parceiros quanto as parceiras parecem sempre querer uma posição firme e verdadeira de seus companheiros, o que nem sempre acontece, por conta, geralmente, pela descoberta de algum deslize. E isso enfurece a todos os presentes na relação, pois passa a impressão de que ela não é sólida o suficiente, pela falta de confiança entre os dois, podendo acabar até mesmo em uma separação.
Mentir, ainda que seja imoral, é uma necessidade do ser humano, desde quando ele se tornou gente nesse planeta. Mas muito se pergunta o porque dos homens mentirem tanto, já que, segundo uma pesquisa realizada entre mulheres e homens constatou que os homens mentem mais que as mulheres. E por que eles fazem isso?
Vários autores já discorreram sobre o assunto, como, por exemplo, Fernando Veríssimo, que escreveu, uma vez, que o homem mente para proteger àquelas pessoas que estão ao seu redor. Ele considera que a informação obtida não é de muito interesse ou, simplesmente, não precisa envolver outras pessoas no meio, já que pode ser um tormento tanto para ele quanto para a sua companheira (ou companheiro). E, resumindo, os homens fazem isso prezando o bem comum e evitando, também, que as pessoas a qual ama não sejam colocadas em algum esquema que, geralmente, reprovam.
Outras pessoas já discordam dessa afirmação, concordando que tanto o homem quanto a mulher mentem, afinal, esse é um processo inerente a todo o ser humano, e ainda condenam essa divisão de gênero sobre quem mente mais ou menos. Segundo eles, ainda, é difícil mensurar essa quantidade já que, como se sabe, todos os seres humanos já mentiram, pelo menos, uma vez na vida, e isso não é gênero que pode definir, mas sim, a própria pessoa, no seu individual. Ele diz que o ser humano mente por diferentes motivos, que incluem, entre outras coisas, o acesso ao prazer, evitar retaliações ao se dizer a verdade, bem como (o que já foi dito aqui) para simplesmente não envolver pessoas nos seus problemas. Esse último é bastante complexo, já que, é impossível resolver problemas de grande escala sozinho, precisando sempre contar com algum amigo ou colega.
Eles ainda dizem que o ser humano tem uma forma para mentir que é bastante peculiar, já que, primeiramente, observamos tudo ao nosso redor, inclusive sobre as relações humanas, e a maneira de se portar dos outros. E, com isso, vai se traçando uma identidade própria, que pode fazer usou ou não das mentiras.
A fase em que se mente mais necessidade de mentir poderia ser simplesmente definida com à infância, já que as crianças, quando aprendem, utilizam técnicas do tipo para fugir, geralmente de punições. No entanto, isso não pode ser levado em consideração, já que, nessa época, a criança ainda está em sua formação, tanto psíquica quanto física, e, com o tempo, ela vai adquirindo informações mais contundentes e começa a decidir se, de fato, segue pelo caminho de mentir ou deixar de fazer isso.
Os esforços para que as pessoas sejam menos mentirosas sempre estiveram em discussão, mas nunca se chegava a lugar algum, já que muitos argumentavam que isso é uma característica humana, restando apenas criar leis que pudessem punir àqueles que, por causa de alguma mentira dita, prejudicaram outras pessoas que, as vezes, sequer tinham feito realmente aquilo que foi descrito. Essa é, inclusive, uma das linhas de debate para se encontrar meios para que não fiquemos presos em mentir, mas passando a contar somente a verdade.
Muitos problemas já foram causados por causa de mentira. O mais recente, por exemplo, foi a execução de uma mulher que, através de uma publicação mentirosa em uma rede social, foi o estopim para que moradores se achassem no direito de acabar com a vida da moça, em vez de deixa-la explicar o que, de fato, aconteceu. Foi um dos períodos mais tristes da televisão, pois ele mostrou com detalhes, os perigos de mentir. Nesse link está disponível algumas frases para homens mentirosos