Em se tratando de carreiras a se seguir quando crescer, existe um verdadeiro leque de opções: seguir uma carreira na engenharia, nas ciências médicas, nas ciências humanas, ciências exatas, e por aí vai. Aqui no Brasil, sobretudo, uma das principais culturas de engajamento é, justamente, em um esporte que é o mais popular por aqui: o futebol.
Também, não é à toa que ele é o mais popular: em todo o mundo, mais de três bilhões de pessoas praticam o esporte, sendo que a maior competição do planeta envolvendo o esporte acontece de quatro em quatro anos, mobilizando diversas nações por todo o planeta. O Brasil, aliás, é a nação com o maior número de vitórias do campeonato, sendo pentacampeã, tendo conquistado esse título na Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão.
Sendo um esporte majoritariamente masculino, por imposições retrógradas, muitas mulheres estão se destacando na prática desse esporte, conseguindo diversos avanços para mostrar a sociedade que é possível sim que mulheres possam competir em torneios semelhantes ao futebol masculino.
Muitas crianças tentam se tornar o melhor em se tratando de futebol, se inspirando em estrelas que também começaram embaixo e, com o passar do tempo, foram ganhando técnica e se destacando até poder brilhar em gramados internacionais, como é o caso do atacante Neymar, cuja carreira começou no início da década de 2010 e, hoje, é um dos jogadores mais valiosos do planeta.
Mas como é que surgiu esse incrível esporte? Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre a história do futebol, bem como algumas informações bastante interessantes sobre ele. Vamos lá?
O Futebol
O futebol é, como já dito anteriormente, a categoria de esporte que é a mais difundida em todo o mundo. Consiste em um campo com 22 jogadores (11 de cada lado), no qual uma bola é disposta no jogo, sendo o dever dos jogadores tentar fazer com que a bola entre no gol, que está posicionado em cada extremo do campo, enquanto cabe a eles também proteger o seu próprio gol para evitar que o time adversário possa invadir e, a partir disso, fazer um gol.
Segundo estimativas, mais de 270 milhões de pessoas em todo o planeta praticam o desporto de maneira profissional, endossando o coro sobre ser o esporte mais famoso. De acordo com registros históricos, o futebol teria tido início durante os séculos II e I antes de Jesus Cristo, na dinastia Han, na China.
O jogo consistia na tentativa de lançar uma pequena bola dentro de uma rede. No extremo-oriente, aproximadamente cinco séculos depois da criação deste jogo, uma outra variação surgiu, na qual tinha o propósito de manter a bola no ar e passar entre os jogadores. Tal esporte ficou conhecido como kemari, que é praticado até os dias de hoje no Japão, mas de modo apenas para relembrar a cultura em eventos do tipo.
Também no Mediterrâneo, os gregos e romanos desenvolveram jogos parecidos com o futebol, sendo o elemento mais próximo disso o campo com uma linha divisória de um lado e de outro. Nesse jogo, o intuito era fazer com que a bola fosse passada de um campo para outro a fim de obter pontos.
E essas variantes do futebol não ficaram retidas somente aos continentes da Europa e da Ásia: No Novo Mundo, conhecido hoje por América, os colonizadores e exploradores europeus descreveram diversos esportes praticados pelos nativos (principalmente pelo povo Maia) que seriam muito semelhantes com o futebol atual. Estima-se que esse esporte já tinha mais de três mil anos de história.
O Futebol Inglês
Apesar de o futebol ter tido embriões em, praticamente, todos os lugares, nenhum se assemelhou com o futebol inglês, que é considerado como o percursor do futebol moderno tal qual conhecemos hoje.
No entanto, apesar de o futebol inglês ter ficado bastante semelhante com o que possuímos hoje, naquela época as regras eram pouquíssimas, o que desencadeou brigas e confrontos extremamente violentos, principalmente no futebol escolar. Por conta da brutalidade, o rei Eduardo III resolveu proibir a prática desse esporte, salientando que ele não era nem um pouco Cristão. Pode parecer brincadeira, mas essa proibição foi mantida por mais de quinhentos anos.
Porém, no século XIX, os parâmetros e regras sobre o futebol começaram a ficar mais claras e limpas, o que fez com que o esporte fosse ficando mais popular. E, em 1872, a Inglaterra e a Escócia protagonizaram o primeiro amistoso entre seleções nacionais de todo o planeta. É a partir daí que a ideia de criar uma competição que pudesse envolver mais países do planeta começou a ser fomentada.
A FIFA
Em 1904, época onde o futebol estava atingindo o seu apogeu foi criada a FIFA, sediada em Zurique, na Suíça. E, depois de diversas reuniões entre os países e dirigentes do esporte, foi determinado que, em 1930, seria realizada a primeira Copa do Mundo, com trinta e duas seleções que seriam escolhidas. O Brasil fez parte dessa escolha, sendo que o nosso país é a única seleção da história a participar de todas as Copas do Mundo até então.
O Brasil na Copa
Em 1950, pela primeira vez, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, tendo sido a final no estádio Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Foi lá, também, que o país viu a chance de ter o seu primeiro título mundial morrer, já que o Uruguai derrotou a seleção brasileira na final.
Porém, a glória do Brasil começou a partir de 1958, quando ele conseguiu angariar para si o primeiro título mundial. E, a partir daí, o nosso país não parou mais: quatro anos depois, em 1962, a nação conseguiu o bicampeonato. Em 1970, o tricampeonato. Vencendo um jejum de 24 anos, o Brasil ganhou, em 1994, o tetracampeonato. Perdendo para a França a final da copa de 1998, o Brasil voltou a brilhar em 2002, quando levou o pentacampeonato.
Por enquanto, a seleção brasileira busca se reerguer para poder voltar aos tempos áureos, a fim de manter a sua hegemonia no futebol mundial.
Para conferir algumas frases de pai e mãe para filho jogador de futebol, acesse o link a seguir:
https://www.belasmensagens.com.br/aniversario/felicidades-ao-filho-jogador-4171.html